Buscar

sistema nervoso central e MPA

Prévia do material em texto

DIVISÕES DO SISTEMA NERVOSO
Sistema nervoso central: constituído pelo encéfalo (cérebro, cerebelo, tronco encefálico) e medula espinhal (região cervical, região cervicotorácica ou plexo\intumescência braquial,região toracolombar, região lombossacral ou plexo\intumescência lombossacral, região sacrococcígea).
O sistema nervoso central é envolvido por três membranas conjuntivas denominadas meninges,a dura-máter (superficial), a aracnóide (meio) e a pía-máter (interna). O espaço epidural situa-se entre a dura-máter com o periósteo do canal vertebral. O espaço subaracnoide contém o líquido cefalorraquidiano.
Sistema nervoso periferico: constituido por nervos (36 pares espinhais e 12 pares cranianos), ganglios (sensitivos e motores viscerais) e terminações nervosas. 
É dividido em sistema nervoso autonomo (visceral, com ações involuntarias, envolvendo o músculo estriado cardiaco e o musculo liso dos órgãos) e sistema nervoso somatico (vida de relação ou seja ações voluntarias, envolvendo o músculo estriado esqueletico)
O sistema nervoso autonomo ou visceral é dividido em: Parassimpatico (atua sobre o hormonio acetilcolina, em momentos de descanço, induzindo ações de contrair a pupila, estimular a salivação, contrair os bronquios, reduzir os batimentos cardiacos, estimular a atividade do estomago, estimular a vesicula biliar, estimular o peristaltismo, contrair a bexiga e promover a ereção) e Simpatico (atua sobre o hormonio adrenalina, em momentos de estress, medo e euforia, ou seja a luta ou fuga, induzindo ações de dilatar a pupila, inibir a salivação, relaxar os bronquios, acelerar os batimentos cardiacos, inibir a atividade do estomago, estimular a liberação de glicose pelo figado, estimular a produção de adrenalina, inibir o peristaltismo, relaxar a bexiga e promover a ejaculação).
O hormônio secretado pelos neurônios pós-ganglionares do sistema nervoso parassimpático é a acetilcolina, razão pela qual esses neurônios são chamados colinérgicos. Os neurônios pós-ganglionares do sistema nervoso simpático secretam principalmente noradrenalina, razão por que a maioria deles é chamada neurônios adrenérgicos. As fibras adrenérgicas ligam o sistema nervoso central à glândula supra-renal, promovendo aumento da secreção de adrenalina, hormônio que produz a resposta de "luta ou fuga" em situações de stress.
MPA
A medicação pré-anestesica tem como finalidade promover a redução da dor e do desconforto (efeito analgesico leve), viabilizar a indução direta por anestesicos volateis, adjuvante da anestesia local, redução de ptialismo e sialorreia, redução do metabolismo basa, potenciação com outros fármacos anestesicos e ação termolítica.
Os grupos de farmacos mais utilizados na MPA são:
1. Anticolinérgicos: ação de bloquear secreções e antagonizar as ações parassimpaticas indesejaveis. 
Atropina - bloqueia a acetilcolina ativando o SNPS (não usar em taquicardia secundaria), reduz secreção no trato respiratorio, ação broncodilatadora, relaxa a musculatura da íris e causa midríase (não usar em glaucoma), previne laringoespasmo, reduz peristaltismo e secreção gastroenterica (não usar em obstrução gastrintestinal), usado também como antídoto para intoxicações por organofosforados e por overdose de agentes colinergicos. Atravessa a barreira placentaria, eliminada no leite, não usar em gestantes ou em lactação.
2. Tranquilizantes: ação de tranquilização e sedação, depressão do SNC inferindo sobre o ciclo do sono e vigilia do paciente, discreta analgesia. São subdivididos em grupos, os derivados de fenotiazinas com ação sedante e inibição do sistema nervoso simpatico, e os derivados das butirofenonas.
Clorpromazina, levomepromazina, acepromazina- reduz metabolismo basal, previne vomito, reduz temperatura e tonus vasomotor, atua causando tranquilização, sudorese, vasodilatação e ataxia.
3. Ansioliticos: ação de reduzir a agressividade, oferecendo ação ansiolítica, miorrelaxamento de ação central, ação anticonvulsivante e, praticamente, nenhuma ação analgésica, excetuando-se o diazepam, que possui discreta ação analgésica.
 Bromazepam, diazepam, flunitrazepam, midazolam
4. Hipnoanalgesicos: ação de depressão no SNC, diminuindo o desconforto da dor. São classificados dois grupos principais, os opiácios, representados pela Morfina que é um opioide natural (controle da dor trans-operatória, causa depressão respiratoria, estimulação do vomito, nausea, defecção e salivação). O grupo dos opioides, representados pelos farmacos sinteticos derivados da morfina. A meperidina que causa pouca depressão respiratoria com ação hipnotica discreta. A fentanila, que é 100 vezes mais potente que a morfina e 500 vezes mais potente que a meperidina

Continue navegando