Buscar

organizações e politicas de saude aula 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ref.: 201407284442
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A saúde, direito de todos e dever do Estado, deve oferecer acesso:
		
	
	restrito àqueles que contribuem com o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).
	
	universal e não igualitário dando preferência ao atendimento de pessoas com doenças graves.
	 
	universal e igualitário.
	
	restrito apenas àqueles portadores de carteira de trabalho.
	
	integral e igualitário.
	
Explicação:
Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	
	 
	Ref.: 201407810289
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Segundo  a  classificação  da Organização Mundial  de  Saúde,  o  termo "saúde" segue  o  conceito  de "Um  estado  de  completo bem-estar físico, mental e social, e não somente uma completa ausência de afecções ou doenças". 
Acerca  do processo saúde-doença, analise: "Em síntese, pode-se dizer, em termos de sua determinação causal, que o _______________ representa o conjunto de  relações e variáveis que produzem e condicionam o estado de ______________ e doença de uma _______________,  que  variam  em  diversos momentos  históricos  e  do  desenvolvimento  científico  da  _______________."  
Assinale  a  alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior:
		
	 
	processo saúde-doença / saúde / população / humanidade
	
	processo saúde-doença / caráter / população / humanidade
	
	desenvolvimento / caráter / humanidade / população 
	
	desenvolvimento / saúde / humanidade / população 
	
	desenvolvimento / saúde / população / humanidade 
	
Explicação:
O CONCEITO DE SAÚDE E DO PROCESSO SAÚDE E DOENÇA "Em síntese, pode-se dizer, em termos de sua determinação causal, que o _processo saúde-doença _ representa o conjunto de relações e variáveis que produzem e condicionam o estado de _saúde- e doença de uma _população- que variam em diversos momentos históricos e do desenvolvimento científico da _humanidade-."
 
	
	 
	Ref.: 201410076308
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	No fim século XX e início XXI, houve uma preocupação com uso de tecnologias, controle dos gastos e qualidade, fatores que têm ganhado destaque. Surgiram novos conceitos envolvendo o processo de cuidado como: I- Acolhimento, II- Acreditação hospitalar, III- Humanização e IV- Cuidado individualizado e integral. Dentre os conceitos citados, quais estão corretos?
		
	
	I,II e III
	
	I, III e IV
	
	Apena IV está correta
	 
	I,II,III e IV
	
	I, II e IV
	
Explicação:
O processo saúde e doença e sua promoção de saúde vem sendo motivo de atenção desde o fim século XX e início XXI, onde houve uma preocupação com uso de tecnologias, controle dos gastos e qualidade, fatores que têm ganhado destaque. Surgiram novos conceitos envolvendo o processo de cuidado como acolhimento, acreditação hospitalar, humanização, e cuidado individualizado e integral dentre outros. São fatores que possuem relação com a subjetividade do sujeito, pois buscam laços entre aqueles que cuidam e os que são cuidados.
	
	 
	Ref.: 201407171646
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A Declaração de Sundsvall tem o enfoque na interdependência entre saúde e ambiente, em todos os seus aspectos e aborda que os 02 princípios básicos para a saúde para todos são:
		
	 
	Eqüidade e Respeito à diversidade.
	
	Integralidade e equidade.
	
	Integralidade e universalidade.
	
	Universalidade e respeito à diversidade.
	
	Universalidade e equidade.
	
Explicação:
A terceira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, realizada em Sundsvall, na Suécia, em 1991, teve como temática os Ambientes Favoráveis à Saúde, as propostas para implementar as estratégias da Saúde para todos refletiu dois princípios básicos:
 A equidade deve ser uma prioridade fundamental na criação de ambientes favoráveis à saúde, libertando a energia e o poder criativo, incluindo todos os seres humanos neste esforço único.
Respeito à diversidade: A ação pública para a criação de ambientes favoráveis à saúde necessita reconhecer a interdependência de todos os seres vivos e gerir todos os recursos naturais, tomando em linha de conta as necessidades das gerações futuras. As populações indígenas possuem relações culturais e espirituais únicas com o meio ambiente físico, que podem ser exemplos valiosos para o resto do mundo. É essencial, por este motivo, que estas populações sejam envolvidas nas atividades para o desenvolvimento sustentável e nas negociações sobre os seus direitos à propriedade e herança cultural.
	
	 
	Ref.: 201407683153
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A qualidade de vida está relacionada com a satisfação das necessidades mais elementares da vida do homem. E como exemplo temos:
		
	
	Alimentação, hemoderivados, saúde e acesso a água tratada.
	 
	automóvel, alimentação, educação e acesso aos programas de TV aberta.
	 
	educação, saúde, alimentação e acesso a água potável.
	
	Saúde, transporte, alimentação e acesso aos programas de TV a cabo.
	
	Educação, alimentação, roupas de grife e acesso a medicamentos.
	
Explicação:
Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), qualidade de vida é ¿a percepção que um indivíduo tem sobre a sua posição na vida, dentro do contexto dos sistemas de cultura e valores nos quais está inserido e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações¿. O conceito do termo pode ser muito abrangente e acaba envolvendo inúmeros fatores que estão na vida de cada pessoa, educação,como a saúde física, a saúde mental e psicológica, o ambiente em que essa pessoa está inserida, residência com saneamento e água potável, e até mesmo onde trabalha.
	
	 
	Ref.: 201407810291
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a Constituição brasileira, sobre ao direito à saúde, é correto afirmar que "A saúde é direito de todos e dever do Estado..." Assinale a opção FALSA:
		
	
	As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede descentralizada, regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único.
	 
	É permitida a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País. Essa participação está prevista em lei.
	
	Dentre as diretrizes do sistema único de saúde, constam atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais com a participação da comunidade.
	 
	O acesso gratuito às ações e aos serviços para sua promoção, proteção e recuperação é assegurado textualmente na Constituição da República. 
	
	As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio.
	
Explicação:
Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução dos riscos de doença e de outros agravos e o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação, logo não háparticipação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País.
	
	 
	Ref.: 201407284444
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Podemos considerar que a pobreza é uma classe de muitas dimensões, produto do desenvolvimento desigual de uma sociedade, que pode se apresentar através de vários contextos como: miséria, fome, analfabetismo e outros. Na nossa sociedade como é expressada essa pobreza?
		
	 
	pela carência de bens materiais, mas também pela carênciade direitos, de oportunidades, de informações, de possibilidades e de esperanças.
	
	por condições adversas, levando ao crime e à marginalização.
	
	pela carência exclusiva de bens materiais e de valores morais.
	
	pela alienação, impedindo laços de convivência social e familiar,
	
	pelas precárias condições socioeconômicas e ausência de deveres.
	
Explicação:
A pobreza pode se caracterizar por abranger diferentes aspectos da vida dos indivíduos, como por exemplo a carência de bens e serviços essenciais para a vida: alimentação, vestuário, cuidados com a saúde, alojamento, ou seja pela carência de bens materiais, mas também pela carência de direitos, de oportunidades, de informações, de possibilidades e de esperanças.
	
	 
	Ref.: 201407810286
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Em relação à saúde , doença ou ao processo saúde-doença, assinale a assertiva CORRETA:
		
	
	A definição positiva de saúde está relacionada à ausência de gravidade da doença. 
	
	Os diferentes grupos humanos podem apresentar os mesmos padrões de adoecimento e de mortalidade. 
	
	Garantindo investimento de recursos na organização do sistema de atenção à saúde é possível que a população esteja em estado de completo bem estar físico mental e social.
	
	A inserção no processo produtivo (forma de trabalhar e consumir) não são importantes para determinar o padrão de adoecimento. 
	 
	Para se compreender o processo saúde-doença é necessário compreender as relações e variáveis que produz e condiciona o estado de saúde e doença em uma população ao longo dos anos. 
	
Explicação:
Para se compreender o processo saúde-doença é necessário compreender as relações e variáveis que produz e condiciona o estado de saúde e doença em uma população ao longo dos anos. A saúde deve ser entendida em sentido mais amplo, como componente da qualidade de vida e, assim, não é um "bem de troca", mas um "bem comum", um bem e um direito social, no sentido de que cada um e todos possam ter assegurados o exercício e a prática deste direito à saúde.

Continue navegando