A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
APOL 1 NOTA 100 LOGÍSTICA REVERSA

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Logística Reversa
A definição de um conceito mais usualmente utilizado é o que afirma que devemos procurar atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. A ótica preventiva da política ambiental dos anos 80 cedeu lugar à outra, integradora, que passou a combinar os aspectos econômicos e sociais com os ambientais.
A principal questão que representou esses esforços foi:
Nota: 10.0
	
	A
	O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo.
	
	B
	A agenda 21.
	
	C
	O desenvolvimento sustentável.
Você acertou!
GABARITO: AULA 5 - TEMA 1
Os aspectos da sustentabilidade devem ser incluídos nas condições específicas das políticas de fornecimento de bens e serviços das empresas nos dias de hoje. Portanto, para o nosso entendimento, este é o importante conceito de Desenvolvimento Sustentável (DS).
	
	D
	O Ciclo de Vida dos Produtos
	
	E
	A lei de Crimes ambientais.
Questão 2/10 - Logística Reversa
Em todo o mundo, os elos entre desempenho ambiental, competitividade e resultados financeiros finais estão crescendo a cada dia. Empresas de ponta estão transformando o desempenho ambiental superior numa poderosa arma competitiva. O aumento da preocupação social está levando ao desenvolvimento de produtos ecologicamente corretos e à certificação nas normas internacionais e outras técnicas ambientais. Exigências de certificação estão transformando a relações entre ambiente e negócio.
Assim sendo, dentre as mais conhecidas ferramentas e técnicas ambientais a serem aplicadas aos sistemas de gestão da organização, podemos citar:
Nota: 10.0
	
	A
	Normas ISO 14000, Analise do Ciclo de vida e Norma ISO 9001.
	
	B
	Selos Verdes, Mapeamento dos processos e Supply Chain.
	
	C
	Normas ISO 14001, Selos Verdes e Produção mais Limpa.
Você acertou!
GABARITO: AULA 5 - TEMA 2
As técnicas e ferramentas ambientais definem a metodologia de trabalho da organização quanto aos princípios ambientais, prevenção da poluição e abordagem adequada da logística reversa ao escopo das organizações.
	
	D
	Selos verdes, ISO 9001 e Ciclo de vida.
	
	E
	Desenvolvimento sustentável, ciclo de vida e Supply Chain.
Questão 3/10 - Logística Reversa
Aprendemos na rota de aprendizagem e na aula online que os canais logísticos reversos podem ser de pós-venda ou de pós-consumo. A logística reversa de pós-venda trata do retorno do produto de pós-venda, sem uso ou com pouco uso que é devolvido por razões comerciais, por garantia ou substituição de componentes. O produto de pós-venda é aquele com pouco uso ou que não chegou a ser utilizado e que por diferentes motivos será reintegrado ao mercado.
Já a logística reversa de pós-consumo Leite (2009, p. 20), define “como a que planeja, opera e controla o fluxo de retorno dos produtos de pós-consumo ou de seus materiais constituintes, classificados, em função de seu estado de vida e origem, em condições de uso, fim de vida útil e resíduos industriais”. O bem de pós-consumo é aquele que já foi utilizado e que chegou ao fim de sua vida útil, mas que ainda poderá ser aproveitado para outros fins específicos.Com base nestes conceitos, podemos afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Enquanto nos canais de distribuição reversos de pós-venda, os bens sofreram maior utilização, nos canais reversos de pós-consumo, os bens sofreram pouca ou nenhuma utilização.
	
	B
	Enquanto nos canais de distribuição reversos de pós-consumo, os bens não sofreram utilização, nos canais reversos de pós-venda, os bens sofreram muita utilização.
	
	C
	Enquanto nos canais de distribuição reversos de pós-consumo, os bens não sofreram utilização, nos canais reversos de pós-venda, os bens sofreram pouca ou nenhuma utilização.
	
	D
	Enquanto nos canais de distribuição reversos de pós-consumo os bens sofreram maior utilização, nos canais reversos de pós-venda os bens sofreram pouca utilização.
Você acertou!
GABARITO: Aula 2 - Tema 4
Conforme vimos em aula, a evolução da LR e os fluxos deram início com base na LR de pós consumo, considerando os resíduos como precursores.
	
	E
	Enquanto nos canais de distribuição reversos de pós-venda, os bens sofreram nenhuma, nos canais reversos de pós-consumo, os bens sofreram pouca utilização.
Questão 4/10 - Logística Reversa
A Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei 21305, de 2 de agosto de 2010, torna obrigatória a logística reversa para diversos produtos e seus componentes. Considerando-se as informações da PNRS e o contexto da situação dos produtos após o uso pelo consumidor, a Logística Reversa recomenda, em relação a esses produtos, que se faça o:
Nota: 10.0
	
	A
	Retorno, através do serviço público de limpeza urbana, sem a atuação dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes.
	
	B
	Retorno, de forma independente do serviço público de limpeza urbana, através da atuação dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes.
Você acertou!
GABARITO: AULA 3 - TEMA 3
Conforme comentado sobre a PNRS anteriormente, a PNRS buscou das industrias para a responsabilização do destino reverso dos materiais. Aproveite para ler também o item saiba mais, a seguir.
	
	C
	Envio para aterros sanitários devidamente monitorados, através da atuação do serviço de limpeza urbana e sem a participação dos fabricantes e comerciantes.
	
	D
	Retorno ao aterro sanitário de forma direta, feita pelo consumidor no descarte de lixo urbano.
	
	E
	Retorno ao lixão de forma direta, feita pelo consumidor no descarte de lixo urbano.
Questão 5/10 - Logística Reversa
A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) ou "análise ambiental do ciclo de vida" é uma técnica que permite a quantificação das emissões ambientais ou a análise do impacto ambiental de um produto, sistema ou processo.
Qual a opção que melhor apresenta a estrutura sequenciada das etapas de uma ACV?
Nota: 10.0
	
	A
	Definição dos objetivos e âmbito, análise de inventário, análise de impactos e interpretação.
Você acertou!
GABARITO: AULA 5 - TEMA 3
A própria norma ISO 14040 descreve os princípios e a estrutura de uma análise do ciclo de vida e a ISO 14044 especifica os requisitos e provê orientações para a ACV, conforme comentado em nosso texto.
	
	B
	Análise de inventário, definição dos objetivos e âmbito, interpretação e análise de impactos.
	
	C
	Definição dos objetivos e âmbito, análise de impactos, análise de inventário e interpretação.
	
	D
	Definição dos objetivos e âmbito, interpretação, análise de inventário e análise de impactos.
	
	E
	Análise de impactos, definição dos objetivos e âmbito, análise de inventário e interpretação.
Questão 6/10 - Logística Reversa
Observa-se que o volume de inserção das ações de sustentabilidade social e ambiental é crescente em todo o mercado. Tal preocupação com as exigências do mercado tem se traduzido em modificações de projetos visando o melhor aproveitamento dos programas de logística reversa. Segundo o relatório Brundtland de 1987, sustentabilidade é: suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas.
Esta afirmação nos ensina que:
Nota: 10.0
	
	A
	A sustentabilidade e o desenvolvimento não estão ligados às preocupações com a possibilidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.
	
	B
	O desenvolvimento não deve satisfazer as necessidades presentes porque isso compromete a possibilidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.
	
	C
	O desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes não pode comprometer a possibilidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.
Você acertou!
GABARITO: AULA 4 - TEMA 5
Este é o conceito mais conhecido do desenvolvimento sustentável, O Relatório Brundtland é o documento intitulado Nosso Futuro Comum, publicado em 1987.
	
	D
	A sustentabilidade deve preocupar-se com as necessidades presentes independentemente da possibilidade das gerações

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.