Buscar

As cores e seus significados

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

As cores e seus significados psicológicos
Profª. Analydia Pereira Pinto
Quando escolhemos uma cor para tarefas de design, ilustração, anúncios ou qualquer outro tipo de trabalho visual, devemos ter em mente que estamos lidando com um elemento de estímulo imediato, e que essa cor escolhida provocará diversas reações em seus observadores, reações essas que podem ser positivas ou negativas, dependendo da sua utilização.
Empresas como a Coca-Cola, que utiliza o vermelho na maior parte de seus produtos, remetendo ao calor, mas este calor sendo "quebrado" pelo frescor que representam as bolhas d’água desenhadas nas latas. 
McDonald’s - O amarelo forte é usado para gerar ansiedade, o vermelho para dar fome; os dois juntos, estimulam seus clientes a comerem em demasia e rapidamente, pois a presença destas cores geram um certo desconforto se visualizadas por muito tempo.
É um fato que as cores têm uma grande influência psicológica sobre o ser humano. É possível pois, compreender a simbologia das cores e através delas dar e receber informações.
Psicodinâmica das Cores
 O preto está associado à ideia de silêncio, morte, luto ou terror, quando brilhante, confere nobreza, distinção e elegância, no entanto também se liga ao mistério e à fantasia, sendo hoje em dia uma cor com valor de uma certa sofisticação e luxo. Significa também dignidade. Cor preponderantemente masculina. 
 O preto transmite introspecção, favorece a auto-análise e permite um aprofundamento do indivíduo no seu processo existencial. Absorve, transmuta e devolve as energias negativas, transformadas em positivas. Remove obstáculos, vícios e emoções não desejadas. O uso em excesso traz melancolia, depressão, tristeza, confusão, perdas e medo. Por isso, jamais deveria ser usado por pessoas que acabaram de perder um ente querido. O amarelo seria o mais indicado. Melhor usado aos sábados (dia de Saturno).
 
 Ex: Noite, nobreza, pessimismo, tristeza, dor. 
Psicodinâmica das Cores
 O branco associa-se à ideia de paz, de calma, de pureza. Também está associado ao frio, frescor e à limpeza, principalmente quando combinado com o azul. Significa  inocência e pureza. Cria uma impressão de vazio e de infinito.
 O branco traz sinceridade e verdade; repele energias negativas e eleva as vibrações; equilibra a aura; facilita o contato com os guias espirituais e com os ancestrais; gerencia o equilíbrio interior, proteção, instinto, memória, partos, cuidado de animais domésticos e de crianças, sonhos. Também pode ser usado como coringa, para todos os propósitos, substituto para qualquer cor. Melhor dia para usar, segunda-feira.
 O Bege é uma cor que transmite calma e passividade. Está associada à melancolia e ao clássico.
 Ex: Ordem, simplicidade, luz, paz, higiene, casamento, hospital, neve, harmonia
Psicodinâmica das Cores
 O cinza pode simbolizar o medo ou a depressão. É a expressão de um estado de alma duvidosa e neutra. Símbolo da indecisão e da ausência de energia. Quanto mais sombrio, mais conota desânimo, monotonia. Chuva, máquinas, seriedade, velhice, desânimo, sabedoria. 
 O cinza também dá equilíbrio e estabilidade, por ser o equilíbrio do preto e do branco. Não deve ser usado por quem sofre de memória fraca. É usado para cancelar ou neutralizar encantamentos que não servem mais aos nossos propósitos. Melhor dia para usar – na segunda-feira.
 O prateado ou cor prata é uma cor associada ao moderno, às novas tecnologias, à novidade, à inovação.
Psicodinâmica das Cores
O Vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo, mas também simboliza o orgulho, a violência, a agressividade ou o poder. Significa força, virilidade, masculinidade, dinamismo. É uma cor exaltante e até enervante. Impõe-se sem discrição. 
O vermelho é a cor mais quente, ativa e estimulante. Fortalece o corpo e dá mais energia física, impulso sexual (vermelho cereja), força de vontade, conquista, liderança e senso de auto-estima. Deve ser usado, antes das refeições, por quem tem problemas digestivos e circulatórios. Se usado em excesso, o vermelho torna a pessoa agressiva e briguenta.
 Simboliza: perigo, fogo, sangue, paixão, destruição, raiva, guerra, combate e conquista; cor de aproximação e encontro. Melhor usado às terças-feiras (dia de Marte).
 
Psicodinâmica das Cores
O Laranja é uma cor quente, ativa, que significa movimento e espontaneidade. Transborda irradiação e expansão. É acolhedor, quente, íntimo. É outono, pôr-do-sol, festa, comida.
O laranja é a mistura do vermelho com o amarelo, portanto traz as qualidades dessas duas cores e deve ser usado, ao deitar, nas articulações, juntas doloridas, dores de coluna, ciática, hérnia de disco, etc. Traz sucesso, agilidade mental, atrai boa sorte e prosperidade; desencoraja a preguiça. Melhor dia para usar, quarta-feira. Simboliza: encorajamento, estimulação, robustez, atração, gentileza, cordialidade, tolerância e prosperidade.
Psicodinâmica das Cores
O Amarelo transmite calor, luz e descontração. Simbolicamente está associado à prosperidade, riqueza, a algo majestoso. É também uma cor energética, ativa que transmite otimismo. É uma cor luminosa e muito forte para atrair a atenção, seja sozinho ou em conjunto com outras cores. 
A cor amarela ou dourada, desperta novas esperanças no caso de resignação de doentes que desistiram da cura. Dá vivacidade, alegria, desprendimento, leveza. Diminui a ansiedade e as preocupações; fortalece os olhos e os ouvidos além de ajudar na cura da artrite. Atrai dinheiro e poder. Atrai pessoas alegres para a sua vida, rejuvenesce e traz charme; constrói confiança, dá poder de persuasão, energia e inteligência. Traz luz para a solução de problemas, ajuda a reter conhecimentos e desenvolver a sabedoria. Usada em excesso, torna a pessoa irresponsável e volúvel. 
Simboliza: criatividade, conhecimento, alegria, juventude, vigor, inteligência superior e nobreza. Melhor usado aos Domingos.
Psicodinâmica das Cores
O Verde significa vigor, juventude, frescor, esperança, harmonia e equilíbrio. O verde mais amarelado sugere uma força ativa, um aspecto ensolarado. O verde, seja em tons mais claros ou escuros, é sempre indiferente e calmo.
 O Verde-escuro está associado ao masculino, lembra grandeza, como um oceano. É uma cor  que simboliza tudo o que é viril.
O Verde-claro significa contentamento e proteção. 
Psicodinâmica das Cores
O VERDE é a cor mais harmoniosa e calmante de todas. Representa as energias da natureza, esperança, perseverança, segurança e satisfação; fertilidade. Facilita a comunicação com as plantas. 
Simboliza: vida nova, energia, fertilidade, crescimento e saúde. Usada em excesso, determina orgulho, superioridade e arrogância.
Psicodinâmica das Cores
O Azul é a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e sutileza. Simboliza também o ideal e o sonho. É a mais fria das cores frias. Cor profunda, preferida por adultos. Quando sombrio, o azul chama ao infinito. Mais claro, provoca uma sensação de frescura e higiene, principalmente quando na presença de branco.
O azul escuro, é considerada uma cor romântica, talvez porque lembre a cor do mar, no entanto é uma cor que se associa a uma certa falta de coragem ou monotonia.
  O Azul claro significa tranquilidade, compreensão e frescura
Psicodinâmica das Cores
A cor AZUL ajuda a baixar a pressão arterial, acalma e traz clareza mental. Produz tranqüilidade, ternura, afetuosidade, paz de espírito e segurança. Reduz o stress e a ansiedade, traz saúde emocional, paz e calma. Promove o entendimento entre as pessoas. Favorece as atividades intelectuais e a meditação. Deve ser usada, ao acordar, por quem tem problemas respiratórios. 
Simboliza: devoção, fé, aspiração, sinceridade, lealdade, confiança e tranqüilidade. Não possui contra-indicações.
Psicodinâmica das Cores
O Roxo transmite a sensação de tristeza. Significa prosperidade,
nobreza e respeito. Assim como o preto, remete a nobreza e poder. 
O violeta é uma cor metafísica. É também a cor da alquimia e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual. A cor violeta e excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental. Ajuda a encontrar novos caminhos para a espiritualidade e a elevar nossa intuição espiritual. Traz poderes mentais. Deve ser usada para combater a insônia. Simboliza: dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação. Quando usada em excesso acaba provocando manias e fanatismo. Melhor usar à quintas-feiras (dia de Júpiter).
Psicodinâmica das Cores
O Castanho é a cor da Terra. Esta cor significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade. Emana a impressão de algo maciço, denso, compacto. Sugere segurança e solidez.
O MARROM representa a constância, a disciplina, a uniformidade e a observação das regras. Atrai dinheiro ganho através do trabalho e conecta a pessoa à Mãe Terra. Usado em excesso traz autocrítica exagerada, dependência afetiva e isolamento. Absorve a negatividade, mas a retém, devendo ser sempre limpo, de alguma forma.
Psicodinâmica das Cores
O Rosa significa beleza, saúde, sensualidade e também romantismo. É de pouca vitalidade e sugere feminilidade e afeição. É uma cor íntima, de doçura melosa e romântica. O Rosa claro remete para algo amoroso, carinhoso, terno, suave e ao mesmo tempo para uma certa fragilidade e delicadeza. Está ainda associado à compaixão.
O ROSA é o vermelho, temperado com as qualidades do branco. É romance, amor espiritual (sem conotação sexual). Eleva as vibrações e o contato espiritual, afasta energias negativas e promove fraternidade. Melhor usado às sextas-feiras (dia de Vênus).
O Salmão está associado à felicidade e à harmonia.
O Lilás significa espiritualidade e intuição.
A Publicidade em corpus selecionado
Anúncio impresso na revista VEJA do mês de outubro do ano de 1997: Café Parmalat 
 
Cromatografia 
A cor marrom emana a impressão de algo maciço, denso, compacto. Representa a cor do café em pó. 
O amarelo, que é uma cor vibrante, luminosa e muito forte para atrair a atenção, estimula o nosso sistema nervoso. Esta cor é usada nas letras da marca do produto e chama para ela a atenção. 
Cromatografia 
 O branco sugere pureza, sinceridade e verdade. Também representa os indivíduos de pela clara, cabelo liso e, também, a própria cor do leite. 
 O preto absorve, transmuta e devolve as energias negativas, transformadas em positivas. Também representa o negro que tem cor da pele similar a cor do café. 
Cromatografia 
 Analisando a imagem inserida no contexto publicitário, constata-se na apresentação do casal, com aspecto contrastante, a cor que sobressai é identificada como a do café, sendo esta cor predominante sobre a outra. 
 Pretende-se, com isso, valorizar o produto anunciado. 
Texto e Imagem 
 Chegou o Café Parmalat. 
O café à altura do nosso leite.
Texto e Imagem 
O anúncio procura criar uma imagem de igualdade entre os seres humanos brancos e pretos, evoca o processo sociológico de formação de opinião sobre o racismo.
Texto e Imagem 
“A idéia de que o negro é aceito naturalmente pela sociedade é um equívoco, esse anúncio publicitário rompe essa idéia de que o negro é marginalizado, discriminado, e procura colocar o negro à altura do branco quando se sabe que, nas circunstâncias sociais e históricas, o negro continua escanteado, e que os valores sociais e culturais atribuídos a ele são de uma “classe” discriminada e que a sociedade o trata com preconceito.”
IVONE DE LUCENA FIGUEIREDO - UFPB
Texto e Imagem 
A expressão o café à altura do nosso leite adquire no contexto
 dessa propaganda um sentido duplo no concernente aos valores: o valor do sabor e da qualidade do café PARMALAT e o do “valor” do negro na sociedade. 
 Daí a figura do negro(a) vir sobreposta à do branco(a) para figurativizar a igualdade dos seres. 
 O que é falso na sociedade atual, principalmente no Brasil, um país altamente racista e preconceituoso.
Texto e Imagem 
Se considerarmos o discurso “não-racista” podemos concluir que o discurso procura despertar ou induzir uma revisão dos princípios básicos da ordem social, demonstrando uma
 “visão de mundo” que pensa e brada pela igualdade dos seres humanos independentemente da cor da pele.
Isto associado à qualidade do café que também é preto, social e culturalmente combinado com o leite (o branco) sem nenhuma discriminação.
Texto e Imagem 
Ao mesmo tempo em que a propaganda faz um jogo de sedução usando o discurso socialista: os direitos básicos da igualdade; procura fazer com que o público acredite que a PARMALAT não é racista e que seu produto servirá a uma sociedade que pensa na igualdade dos seres humanos. Desse modo, seu “apelo” torna-se abrangente, único, pessoal, eficiente e sedutor. 
 
Texto e Imagem 
Esconde-se, ainda, um sentido especial neste anúncio: as pessoas que saboreiam o café PARMALAT são intelectuais, conscientes do que querem e pertencem a um Aparelho Ideológico específico.
 O logotipo da Parmalat é caracterizado pelo nome rodeado por duas semi-elipses (ou escudos), que criam uma ligação entre o nome e o elemento gráfico. 
As pétalas multicoloridas dispostas num padrão radial a lembrar a diferenciação dos produtos da Parmalat, enquanto o escudo envolvendo o nome transmite a ideia de proteção às múltiplas atividades da empresa. 
A flor lembra as atividades da empresa, todas conectadas com a natureza, enquanto as pétalas lembram pequenas gotas de leite. O amarelo central do pistilo é uma cor emocional e também a cor da inovação e criatividade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando