Buscar

Planos e Projetos de Intervenção Social

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
 POLO-GOIÂNIA-UNIEDUCAÇÃO (7109) 
 
Serviço Social VII 
Disciplina: Planos e Projetos de Intervenção Social
ACADÊMICAS: Alessandra Cavalcante Rezende de Azevedo - RA 374225
Dinilva Rodrigues da Silva - RA380640
Karitha Gonçalves Carbonari - RA 363778
Mariusa Moreira Mendonça - RA 383860
Rozimar Aparecida da Silva - RA 365907
Titulo: O Planejamento de Projetos Social
Professora: Ma. Ana Lúcia A. Antonio
Goiânia, 29 de Maio de 2015
INTRODUÇÃO
O projetos requer mudanças na concepção de ensino e aprendizagem, a postura do professor não deve ser visto como uma opção puramente metodológica, mas como uma maneira de repensar a função da escola, pois não existe um modelo ideal pronto e acabado que dê conta da complexidade que envolve a realidade da sala de aula, do contexto escolar. A pedagogia de projetos, embora constitua um novo desafio para o professor, pode viabilizar ao aluno um modo de aprender baseado na integração de conteúdos das várias áreas do conhecimento, como computador, televisão, livros. Os projetos podem trazer certas questões para o conhecimento e debates públicos promoverem a experimentação e a inovação metodológica; fortalecer as organizações comunitárias e a participação na vida política e social; ajuda também na recuperação da auto-estima e da dignidade humana dos excluídos e ainda contribuir para a defesa de direitos adquiridos ou para a criação de novos direitos. Contudo, para que o problema se resolva, torna-se necessário a criação de bons projetos, como também de políticas públicas adequadas, recursos suficientes, consciência e posicionamento da opinião pública frente a eles. Embora os trabalhos voltados à população em geral já estão previstos como uma das premissas das organizações responsáveis pelo ensino superior, que também inclui o ensino e a pesquisa, não é a maioria das instituições que se dedica a ações sérias, assumindo a responsabilidade de desenvolver projetos sociais que caberiam ao governo cumprir. 
DESENVOLVIMENTO 
O PLANEJAMENTO DE PROJETOS SOCIAL
Projeto é uma proposta de ação a partir da leitura da realidade, considerando o contexto nas suas várias expressões: social, político, ideológico, cultural, econômico, político. É um plano, uma projeção, um olhar que se debruça sobre o que está por vir, uma carta de intenções, a proposição de um esquema, de um roteiro que se pretende seguir para que seja atingido um determinado fim. É uma tentativa de antecipar e planejar o futuro, de organizá-lo e controlá-lo. É utilizado como estratégia para assegurar que as intervenções (futuras) sejam bem-sucedidas, na medida em que permite a consideração, cuidadosa, de todas as variáveis que poderão interferir na execução de uma determinada tarefa. Ações previamente projetadas, planejadas, tendem a ser mais suscetíveis ao sucesso, porque terão sido convenientemente ensaiadas. Projetos de intervenção social, que têm por finalidade operar algum tipo de transformação na comunidade abordada. As ações de um projeto tem como finalidade definir uma proposta de trabalho e traçar algumas linhas de ação de forma organizada para transformar uma idéia em realidade. O planejamento inicial vai sendo redefinido, conforme seja necessário, de acordo com as idéias que vão surgindo e com o próprio crescimento com criatividade situações que, por serem reais, são freqüentemente inesperadas. A idéia de projeto é própria da atividade humana, da sua forma de pensar em algo que deseja tornar real, portanto o projeto é inseparável do sentido da ação (ALMEIDA, 2002). 
 
O planejamento é um instrumento de fundamental importância para o desenvolvimento de trabalho do profissional de Serviço Social, pois este tem necessidade de conhecer e compreender a realidade e assim conseguir realizar intervenções com qualidade. Após definir uma realidade determinada, inicia-se o trabalho de sistematização das atividades e dos procedimentos necessários para o alcance dos resultados previstos. Chegasse a essa situação através do processo de planejamento iniciado após o conhecimento da realidade apresentada. Um elemento respeitável no planejamento é a operacionalização, onde relaciona as atividades indispensáveis para efetuar as decisões adotadas. Um projeto de Intervenção é extremamente importante em qualquer tempo pois, previne maiores riscos. Um projeto é uma ação social planejada, estruturada em objetivos, resultados e atividades, baseados em uma quantidade limitada de recursos e de tempo. Além de formar ações exemplares, o projeto se integra a governos locais, municipais, estadual e federal, podendo ser duplicado em escala maior, gerando, assim, políticas públicas de qualidade na área social, abrindo a probabilidade de impacto social. O caminho de construção de um projeto é carregado de problemas à luz de um diagnóstico ou discussão reflexiva, a fim de que os efeitos, que resultarão do planejamento, possam se constituir em respostas concretas. As ONGs também fazem partem desses projetos de intervenção social junto a sociedade buscando por melhores condições de vida aos usuários.
 
QUESTÕES DE INTERVENÇÃO SOCIAL 
A questões de intervenção social e a falta de planejamento por parte de nosso governantes, e uma realidade no Brasil, como nos mostras na invenção da infância o filme, o cotidiano de algumas famílias de classe baixa falando da sua realidade com o número de filhos que eram nascidas e outras crianças que não sobreviviam por falta de estrutura, planejamento, emprego, de sabedoria, ser cidadão, ter uma vida digna, e por ser pessoas humildes achavam que as mortes de seus filhos eram normais, porque Deus deu só ele poderia tirar. Na verdade sabemos que não é assim que a nossa vida funciona. É lamentável vê um país como o nosso Brasil tão grande e rico, com tanto descaso dos governantes, onde as políticas públicas não estão inseridos nos projetos governamentais. Diante dessa realidade as crianças são levadas a pensar e agir como adultos, pois os atos e responsabilidades estão enfocados como ato principal no filme. Mesmo diante dessa tarefa de ser responsável pela família e por si, as crianças mencionam a tristeza por não sobrar tempo para brincar e estudar, independente das diferenças sociais. Mediante a competitividade presente na sociedade moderna, atinge as crianças brasileiras de diferentes grupos sociais, ao mesmo tempo servem como reflexão sobre a exploração do trabalho infantil, os direitos humanos em relação à infância. Partindo desta visão, precisamos tomar conhecimento sobre quais iniciativas podemos virmos à contribuir para a coibição desta exploração em nosso país. 
E cobrarmos mais dos nossos governantes o comprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente. O trabalho infantil é caracterizado como a exploração da mão de obra de pessoas abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho, conforme a legislação do país. No Brasil, desde 1998 a Constituição proíbe qualquer tipo de trabalho à criança e ao adolescente menor do que 16 anos, exceto na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos.Os meninos e meninas que vivem em situação de rua são os que mais sofrem com as violações dos Direitos. A maioria delas passa o dia e volta para as suas casas e outros, em número menor, efetivamente moram nas ruas. Essas crianças estão expostas às mais cruéis formas de trabalho infantil: tráfico de drogas, exploração sexual; cada vez mais cometendo ato infracional os excluídos dos meios de produção vão se tornando cada dia mais vulneráveis e dependendo sempre da venda da força de trabalho de cada um dos membros da família, sejam elas crianças, adolescentes, adultos ou idosos. Garantir justiça social, melhor distribuição de renda em um país capitalista as famílias poderão se organizar de forma a garantir que suas crianças cumpram seu papel social: estudar e brincar. É importante destacar ainda que o trabalho precoce afeta a formação e o desenvolvimento físico e mental. O lugar da criança é
na família, na escola e na comunidade. Esse período da vida requer o aconchego da casa como lugar seguro para se habitar. São necessários espaços para que a criança se desenvolva em todos os aspectos a situação da exploração do trabalho infantil tira o direito da criança de ser criança. 
PROJETO DE INTERVENÇÃO SERVIÇO SOCIAL
Os Projetos de intervenção do Centro de Trabalho Comunitário(CTC) uma entidade sem fins lucrativos que existe desde o ano de 1993 desenvolvendo ações sócio-educativas e culturais com crianças, adolescentes, pessoas idosas e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. Com vários Projetos de intervenção o CTC vem fazendo acompanhamento de programas complementares, que têm por objetivo o desenvolvimento das crianças carentes promovendo integração, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza. O público alvo são crianças e a metodologia de intervenção para atender aos usuários é por meio de ações da política de assistência social de enfrentamento do trabalho infantil que apóiam as famílias no seu papel protetivo e oferecem as crianças e aos adolescentes atividades que contribuem para o seu desenvolvimento individual e social cursos de oficinas de artesanato, palestras educativas, curso de informática e o PETI- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. As crianças e os adolescentes frequentam a escola em jornada ampliada, ou seja,  a escola num período e participam de atividades de reforço escolar e esportivas, culturais, artísticas e de lazer, no outro. O Programa procura intervir, junto às famílias, propiciando o ingresso, o regresso, e a permanência das crianças e dos adolescentes na escola, retirando-as do mercado de trabalho. A educação e a cidadania são o eixo central de todo o trabalho desenvolvido.
 
Segundo Vygotksy (1984, p117) é na brincadeira que a criança sempre se comporta além do comportamento habitual de sua idade. A brincadeira pode transformar-se em um espaço privilegiado de interação e confronto de diferentes crianças com diferentes pontos de vista. Há no CTC um projeto que tem como objetivos a interação com crianças através dos jogos de tabuleiro (Quebra-Cabeças, Dominó, Dama, entre outros). Problematizar junto aos participantes a complexidade de uma realidade social para se afastarem de uma visão negativa e preconceituosa em relação a capacidades intelectuais das crianças. Os encontros são realizados semanalmente, tendo a duração de 2 horas cada um. Em uma sala do CTC, são organizados quatro espaços separados com mesas de 4 a 8 lugares onde são disponibilizados os 4 jogos que irão ser jogados no dia. Os jogos variam de acordo com as idades das crianças, sendo em sua maioria jogos de tabuleiro. O projeto iniciou-se em agosto de 2011 atualmente a ação ocorre nas terças-feiras pela manhã com a participação da professora coordenadora, duas alunas de psicologia e 20 crianças para o momento dos jogos. O segundo momento do grupo de estudo é teórico problematizam a importância do “brincar” na infância. Ao se fazer uma análise parcial dos objetivos alcançados até o momento, pode-se afirmar que eles vêm sendo cumpridos. Do ponto de vista do desenvolvimento e aprendizagem da criança, a brincadeira é privilegiada por trazer vantagens sociais, cognitivas e afetivas. O projeto está previsto para terminar em agosto de 2015.
 
O Serviço Social é uma profissão que trabalha no sentido de revolucionar consciências, de proporcionar novas discussões, de trabalhar as relações interpessoais e grupais. Assim, a intervenção do assistente social é uma atividade veiculadora de informações, com a linguagem que é a relação social. O profissional do Serviço Social, inserido na escola, trabalha com programas visando à prevenção. Na escola, o assistente social deve ser o profissional que precisa se preocupar em promover o encontro da educação com a realidade social do aluno, da família e da comunidade, a qual ele esteja inserido. As relações são autoritárias, há um domínio de uns sobre os outros, enfim, uma sociedade de classes, onde os interesses são antagônicos e os direitos de cidadania limitados para a população desprovida social e economicamente. O acesso a bens direitos e serviços de qualidade chega com restrições para a camada mais pobre da população, sendo esta a grande demandatária da atuação do Assistente Social que poderá diagnosticar os fatores sociais, culturais e econômicos que determinam a problemática social no campo educacional e, conseqüentemente, trabalhar com um método preventivo no intuito de evitar que o ciclo se repita novamente. A inclusão do Serviço Social nas escolas se faz fundamental para a formação educacional dos sujeitos que devem priorizar a busca por um país mais justo socialmente e que se preocupa com aqueles que encontram-se a margem da sociedade, criando estratégias de inclusão social.
CONCLUSÃO 
O presente trabalho apresenta a importância das diversidades da prática pedagógica, por meio do desenvolvimento de projetos, que envolve o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive as novas tecnologias, e todas interações que se estabelecem no sistema educacional vigente. Repensar a escola, seus tempos, seu espaço, sua forma de lidar com conteúdos das áreas e com o mundo da informação; significa pensar na aprendizagem como um processo global e complexo é romper com um modelo fragmentado de educação e recriar a escola, transformando-a em espaço significativo de aprendizagem para todos que dela fazem parte, sem perder de vista a realidade cultural especifica de seus alunos e professores. O trabalho com projetos aparece como uma das formas de erradicação do trabalho infantil, pois somente com a efetividade de ações, eficiência e maturidade dos projetos é que se poderá medir o grau de realização desse objetivo. O comprometimento institucional, a existência do trabalho infantil é demasiadamente grande, o principal deles é a falta de inserção social, a pobreza, a miserabilidade, a falta de renda. Mas não podemos apenas suprir estas faltas com a distribuição de renda e a inserção momentânea, temos que gerir meios de sustentabilidade. A inserção educacional é o meio mais eficaz de garantir os efeitos buscados nos projetos de intervenções, pois é com o conhecimento adquirido, que  a criança e o adolescente se preparará para enfrentar os desafios do cotidiano.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
IAMAMOTO, Marilda Vilela. As dimensões Ético-Políticas e Teórico-Metodológicas no serviço Social Contemporâneo. In: MOTA, A. E. Serviço Social e Saúde, Formação e Trabalho Profissional. São Paulo: Cortez Editora; Brasília < DF: OPAS, OMS, Ministério da Saúde, 3. ed. 2008. 
http://portal.metodista.br/gestaodecidades/noticias/projetos-auxiliam-no-combate-ao-trabalho-infantil
O Planejamento de Projetos Sociais: dicas, técnicas e ...https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/Imagem /2154.pdf.
planejamento e gestão de projetos para o ... – UFRGSwww.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad013.pdf.
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2003. 
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais