Buscar

Estudo de caso UTA B FASE 1

Prévia do material em texto

Trabalhar com recursos audiovisuais nas áreas do conhecimento tornou-se algo atual. Apresentar um filme como forma de ilustrar um conteúdo de forma tradicional pode se mostrar tão ineficaz quanto à adoção de alguns livros didáticos. Sendo assim, para oportunizar uma produção artística de forma significativa a partir do estudo do storyboard e a narrativa audiovisual, primeiramente faria com que a turma faça estudos sobre a história do cinema, seus gêneros, bastidores, produção e documentários sobre o storyboard a arte sequencial. Após esses estudos os alunos do 2º ano do Ensino Médio produziram vídeos curtas-metragens embasados no filme de 1902 “Viagem à Lua” de George Mèliés. 
 A “feira de curtas” seria tratada da seguinte forma: A turma se dividiria em grupo, cada grupo fará adaptações construindo um roteiro e um storyboard elaborando todo o projeto técnico do filme, descrevendo planejamento e etapas a serem seguidas. Assim reforçando que essa arte sequencial é uma etapa intermediária entre o roteiro e o filme. A turma precisaria pesquisar e produzir os figurinos, os cenário e a maquiagem. Eles também precisaram pesquisar sobre os enquadramentos e maquinários a serem utilizados, como sonorização, iluminação, câmeras, etc., e toda estrutura necessária para o desenvolvimento do trabalho. 
Após as filmagens, os alunos poderão assistir suas produções na sala de multimídia do colégio.
Sendo assim, a proposta despertará o interesse pela arte audiovisual, estimulará a criação artística fazendo com que os alunos tenham uma experiência criativa e significativa contemplando obras importantes na história do cinema.

Mais conteúdos dessa disciplina