Buscar

A3 Estudos Sócio Antropológicos (Completo)

Prévia do material em texto

Estudos Sócio Antropológicos (Possíveis Questões de Prova)
A1
Questão 1:
Os estudos antropológicos provam que existe pouca diferença entre nossa constituição física e genética em relação a outros seres vivos. Da mesma forma alguma habilidade associativa e de inteligência podem ser percebidas em um nível mais primitivo em outras espécies. Contudo, nós somos os únicos capazes de produzir nossa cultura e viver de acordo com ela.
A partir da afirmativa acima e de acordo com o estudado marque a afirmativa ERRADA:
A cultura estabelece uma diferença entre a nossa condição natural e a nossa condição social.
Através da cultura superamos nossa condição natural, em termos de instintos e limitações biológicas.
A cultura não é algo dado pela natureza de uma maneira pronta e imutável.
Possuímos cultura porque isso faz parte da natureza humana.
A cultura é algo dado pela natureza de uma maneira mutável.
Questão 2:
As pessoas vivem de acordo com a cultura que possuem. Portanto, a maneira como foram criadas vai influenciar a maneira como ela vai pensar e a maneira como ela vai interagir com o ambiente ao seu redor. De acordo com a frase acima a antropologia explica:
Escolha uma:
A visão do homem que considera sua cultura superior a todas as outras.
A visão relativista que não considera uma cultura superior à outra.
O homem como ser social resultado do seu meio.
A visão etnocêntrica que considera a sua cultura superior a todas as outras.
A cultura como determinada biologicamente a inerente a natureza de cada povo.
Questão 3:
No manifesto do partido Comunista Marx afirma: “As armas que a burguesia utilizou para abater o feudalismo, voltam-se hoje contra a própria burguesia. A burguesia, porém, não forjou somente as armas que lhe darão morte; produziu também os homens que manejarão essas armas – os operários modernos, os proletários. Com o desenvolvimento da burguesia, isto é, do capital, desenvolve-se também o proletariado, a classe dos operários modernos, que só podem viver se encontrarem trabalho, e que só encontram trabalho na medida em que este aumenta o capital.” De acordo com o pensamento de Marx ilustrado na frase acima marque a afirmativa ERRADA:
Escolha uma:
A classe burguesa ao final será substituída pelo proletariado.
Na perspectiva da dialética marxista o mundo está sempre em transformação, mas isso não se aplica ao capitalismo que representa o desenvolvimento último da nossa sociedade.
A classe burguesa tem sido importante força de mudanças que ao final será substituída pelo proletariado.
O trabalho aumenta na medida em que o capital aumenta, mas no final o capitalismo será destruído pela força dos trabalhadores.
O texto traz a perspectiva da dialética marxista na qual as mudanças ocorrem na medida em que as forças sociais interagem entre si.
Questão 4:
Para Weber, ação social é todo comportamento humano que pode ser compreendido pelo outro, uma vez que o sentido daquela conduta e compartilhado pelas pessoas. De acordo com a afirmativa acima sobre o pensamento de WEBER, marque a afirmativa CORRETA:
Escolha uma:
As escolhas dos indivíduos são particulares e, portanto, somente eles podem compreender e explicar o sentido que atribuem a elas.
A ação social é o objeto de estudo da sociologia de Weber.
Uma vez que o comportamento humano pode ser explicado socialmente à sociologia enquanto ciência é possível.
A conduta humana, apesar da escolha individual, possui uma dimensão social que pode ser compreendida pela sociologia.
A ação social não é objeto de estudo da sociologia de Weber.
Questão 5:
Segundo Durkheim, os fatos sociais devem ser estudados como coisas. Ou seja, fenômenos que existem independentemente das nossas vontades. Desse modo enfatiza o caráter exterior e coercitivo que os fatos sociais possuem. De acordo com a afirmativa acima sobre o pensamento de DURKHEIM, marque a afirmativa CORRETA:
Escolha uma:
A frase explica que a sociedade possui uma realidade específica que precisa e pode ser estudada objetivamente pela sociologia.
A frase explica que os fatos sociais existem independentemente de nós, mas a maneira como entendemos e compreendemos a sociedade depende da nossa opinião subjetiva.
A frase explica que a sociedade é o resultado das escolhas humanas e que elas podem variar de acordo com o momento histórico.
A frase explica que os fatos sociais são o resultado das escolhas humanas, mas dependem da maneira como o indivíduo interage com ele.
A frase explica que a sociedade em que vivemos possui experiência real, mas os fatos sociais dependem da maneira como o indivíduo interage com ele.
Questão 6:
Segundo Durkheim, a sociedade procede o indivíduo uma vez que ao nascermos encontramos as regras sociais estabelecidas para as quais devemos nos adaptar. De acordo com a afirmativa acima sobre o pensamento de DURKHEIM, marque a afirmativa CORRETA:
Escolha uma:
A sociedade já existe quando um indivíduo nasce, mas a adaptação a sociedade depende da vontade do indivíduo porque ninguém é obrigado a viver de acordo com as regras sociais.
O indivíduo pode mudar a sociedade, na medida em que ele conscientiza da sua condição de classe e situação de exploração.
O indivíduo pode mudar a sociedade, assim como pode ser moldado por ela, uma vez que ele interage com o meio social no qual vive.
Como o indivíduo possui livre-arbítrio ele pode mudar a sociedade na medida em que conscientiza da sua condição de classe e situação de exploração.
Para ele o indivíduo não possui muita liberdade uma vez que a sociedade se impõe sobre ele como o fato social.
Questão 7:
Atualmente ouvimos falar que o terrorismo decorre de uma visão fundamentalista que entende ser os valores e as crenças de um grupo social superior a de todos os outros. Por isso o recurso da violência e da intolerância é mais frequente do que o diálogo e a convivência. Para a antropologia isso se deve:
Escolha uma:
A uma visão determinista da cultura.
A uma visão etnocêntrica
Ao determinismo geográfico
Ao determinismo biológico
A uma visão relativista da cultura
Questão 8:
Nossas crenças e valores mudam com o tempo e as condições da sociedade. Por isso, alguns comportamentos que no passado eram considerados marginais, hoje, são aceitáveis. A partir da frase acima, marque a afirmativa ERRADA de acordo com a perspectiva antropológica: 
Escolha uma:
A cultura é natural, mas resultado de um processo histórico que a transforma ao longo do tempo.
A cultura não é natural, mas resultado de um processo histórico que a transforma ao longo do tempo.
A cultura humana não muda em razão de uma determinação natural. Ela muda em razão das transformações da própria sociedade.
As mudanças culturais ocorrem em função da natureza humana que é pré-determinada.
A cultura é uma construção social, uma vez que reflete sua época e a sociedade que está inserida.
Questão 9:
Marque a opção ERRADA a respeito da Antropologia:
Escolha uma:
A antropologia como ciência surge no século XIX quando ela adota o método cientifico e a estudar de maneira sistemática as culturas existentes fora da Europa.
A antropologia surgiu como uma ciência do colonizador sobre a cultura dos povos colonizados, por isso ela estabeleceu os povos “primitivos” como seu objeto de estudo.
A curiosidade sobre os modos de vida dos outros povos sempre existiu, por isso podemos dizer que uma ciência antropologia existe desde a antiguidade.
A antropologia surgiu como uma ciência sobre a cultura dos povos colonizados, por isso ela estabeleceu como seu objeto de estudo.
O olhar antropológico não é apenas o reconhecimento das diferenças culturais, mas a produção de um novo olhar sobre o outro que permita conhecer sua cultura como uma totalidade.
Questão 10:
No manifesto do partido Comunista Marx afirma: “A história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história de lutas de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestre da corporação e companheiro, numa palavra, opressores e oprimidos, em constante oposição,têm vivido numa guerra ininterrupta, ora franca, ora disfarçada; uma guerra que terminou sempre, ou por transformação revolucionária, da sociedade inteira, ou pela destruição das duas classes em luta.”
Marque a alternativa abaixo que explica o pensamento de KARL MARX de acordo com a frase acima:
Escolha uma: 
As classes sociais não mudam ao longo do tempo, assumindo as características de cada tempo histórico, mas a relação entre elas permanece harmônica.
A relação entre capital e trabalho é marcada pelo conflito de interesses, uma vez que se dá no contexto da luta de classes decorrente da exploração econômica que uma submete a outra.
A relação entre capital e trabalho é marcada pela complementariedade, uma que uma depende da outra para poder produzir os recursos necessários para a vida em sociedade.
As classes sociais mudam ao longo do tempo, assumindo as características de cada tempo histórico, mas a relação entre elas permanece harmônica.
A luta de classes é uma constante na nossa história e a maneira como ela se dá também não muda.
A2
Questão 11:
Quando encontramos uma laranja na árvore, ela está na sua condição natural. Se a colhemos e comemos, estamos consumindo; mas se colhemos e entregamos a outra pessoa em troca de algo, estamos realizando um tipo de trabalho. Finalmente, se a recompensa por esse trabalho for satisfatória, nós nos sentimos realizados ou reconhecidos pelo trabalho produzido.
Marque a alternativa CORRETA de acordo com a frase acima e o estudado nos módulos sobre o conceito de trabalho:
Escolha uma:
Trabalho e satisfação são coisas diferentes e não possuem nenhuma relação.
Qualquer recompensa gerada com o trabalho gera um sentimento de realização.
Quando modificamos a natureza com a finalidade de fazer circular um bem ou serviço estamos realizando trabalho.
Do ponto de vista sociológico o trabalho é uma atividade isolada e independente da sociedade.
Qualquer atividade humana pode ser considerada trabalho.
Questão 12:
“A questão é, com a produção em massa, o aumento da oferta e da acessibilidade desses objetos e o desenvolvimento tecnológico que se viu ao longo do século XX, ocorre um consumo cada vez maior de objetos por um número cada vez maior de pessoas, o que foi aos poucos configurando o que se chama sociedade de consumo.” Marque a alternativa CORRETA de ACORDO COM A FRASE ACIMA:
Escolha uma:
O aumento da capacidade de produção não interferiu no consumo.
Não existe relação direta entre consumo de massa e produção em massa.
O consumo em massa levou a necessidade de produção em massa.
A produção em massa levou ao consumo em massa.
Consumo em massa e produção em massa ocorre ao mesmo tempo.
Questão 13:
Sobre as características do trabalho no período do capitalismo monopolista é CORRETO afirmar que:
Escolha uma:
O desenvolvimento de habilidades múltiplas do trabalhador era essencial para o exercício de um trabalho criativo e complexo.
Influenciado por Taylor e Ford a mão de obra humana era pensada como mais uma engrenagem da máquina produtiva.
A especialização flexível surge em função do desenvolvimento tecnológico e da globalização
Nenhuma das anteriores.
Corresponde ao período atual quando as grandes empresas dominam os mercados e a economia. 
Questão 14:
A divisão técnica do trabalho dentro do processo produtivo da fábrica. A especialização de tarefas decorrente da divisão das etapas fez com que o trabalhador perdesse a consciência do valor do seu trabalho. O exemplo clássico foi fornecido por Adam Smith no livro A Riqueza das Nações; ali ele descreve que um operário sozinho produzia no máximo 20 unidades de alfinetes por dia. Porem, a divisão do processo em 18 etapas, pela produção coletiva e fabril, era capaz de produzir 48,000 unidades por dia. A produção repetida e continuada de parte do processo dificulta a percepção de quanto efetivamente foi produzido e qual a importância do trabalho realizado no conjunto. Marque a alternativa CORRETA de acordo com a frase acima e o estudado nos módulos sobre trabalho e sistemas econômicos.
Escolha uma:
A divisão do trabalho valoriza o trabalhador que com isso tem mais consciência do seu valor no conjunto do processo de trabalho.
A fragmentação do trabalho industrial não permite que o trabalhador tenha consciência do valor do seu trabalho.
Divisão técnica do trabalho é o mesmo que divisão social do trabalho em termos sociológico.
A fragmentação do trabalho fabril é improdutiva se comparado como o trabalho artesanal.
Segundo Adam Smith a divisão técnica do trabalho não aumenta a produtividade nas fábricas.
Questão 15:
“Em sociedades capitalistas, individualista, competitivas, abertas à mobilidade social, que giram em torno do dinheiro e da ostentação de classe e onde as pessoas são identificadas e valorizadas pelos bens materiais que possuem. As desigualdades se tornam evidentes pelo consumo.” Marque a afirmativa CORRETA de acordo com a frase acima e o estudado nos módulos:
Escolha uma:
As desigualdades sociais são percebidas pelos valores sociais que as pessoas ostentam.
No capitalismo o consumo não é um comportamento incentivado.
Nenhuma das alternativas.
Nossa sociedade se move por valores sociais cooperativos que levam a mobilização social.
O consumismo se traduz pelo que representa em termos de posse, de poder e de riqueza.
Questão 16:
Sobre a organização do trabalho dentro do modelo taylorista/fordista marque a afirmativa incorreta:
Escolha uma:
A simplificação das tarefas exigia um trabalhador qualificado, mas as atividades não exigiam muito conhecimento, uma vez que eram rotineiras e fixas.
Modelo de produção rígido e especializado.
Caracterizado como especialização flexível em função da necessidade de adaptação do trabalhador as mudanças no processo produtivo.
Ampliou o processo de divisão técnica do trabalho ao máximo e procurou organizar cientificamente o processo produtivo para aumentar a eficiência do trabalho.
O trabalhador é visto como mais uma peça da maquina produtiva onde as necessidades humanas são menos importantes que as necessidades de produção.,
Questão 17:
Marque a alternativa que CORRESPONDE a uma característica especifica da globalização:
Escolha uma:
Processo de afirmação dos Estados nacionais.
Não aumentou a desigualdade social no mundo.
Economias mundiais cada vez mais interdependentes.
Não aumentou a acumulação de riquezas.
Existência de um comércio internacional.
 
Questão 18:
Marque a alternativa CORRETA sobre o pensamento de Durkheim em relação ao crime.
Escolha uma:
É comportamento definido socialmente pela sociedade como indesejado e não permitido.
As praticas ilícitas estão presentes em todas as sociedades, portanto não devemos nos preocupar, pois são normais.
São comportamentos naturalmente incorretos e por isso reprovados e combatidos em todas as sociedades.
Nenhuma das anteriores
A existência de punição inibe a pratica de atos ilícitos, pois o criminoso se sente intimidado.
Questão 19:
Sobre a globalização enquanto fenômeno histórico e social marque a afirmativa CORRETA:
Escolha uma:
Reflete uma realidade antiga que se inicia com a expansão marítima e depois coma Revolução Industrial.
Reflete uma realidade antiga, pois o homem sempre interagiu com diversos povos ao redor do mundo.
Reflete uma realidade recente tendo em vista que somente agora o homem é capaz de desenvolver o comércio e o intercambio cultural ao longo do mundo.
Marca o período do século XX quando conviviam o capitalismo e o socialismo como sistemas econômicos dominantes.
Marca o período contemporâneo de hegemonia do capitalismo como sistema econômico mundial. 
Questão 20:
O planeta se encontra hoje, dotado de uma textura de comunicações (aviões, telefone, faz, Internet) como nenhuma outra sociedade do passado jamais teve. Uma sociedade inclui uma economia. A economia atual é mundial, de fato, mas lhe faltam as restrições de uma sociedade mais organizada (leis, direito, controles). E as instituições mundiais, o FMI e outras, são incapazesde efetuar as regulamentações necessárias. 
Marque a afirmativa correta de acordo com a frase acima:
Escolha uma:
A existência de uma economia globalizada é suficiente para falarmos de uma sociedade globalizada.
A economia mundial não está suficientemente integrada para a definirmos como globalizada.
O mundo hoje não possui uma estrutura comunicação e logística suficiente para configurar uma economia globalizada.
Vivemos em um mundo globalizado economicamente, mas falta organização de uma sociedade mundial.
As leis existentes e instituições mundiais são suficientes para a regulamentação da sociedade globalizada atual.
Questão 21:
Sobre a centralidade do trabalho no mundo contemporâneo podemos afirmar que:
Escolha uma:
Atualmente o trabalho não é valorizado, pois as pessoas buscam formas de ficarem ricas sem trabalhar.
Na sociedade pós-trabalho outras atividades da nossa vida como o lazer não é valorizado.
A sociedade pós-trabalho indica que apesar do trabalho ser importante, atualmente valorizamos outras dimensões da nossa vida como o lazer.
O trabalho sempre foi algo importante e valorizado na história das sociedades humanas porque depende dele o desenvolvimento delas.
Segundo Weber foi o capitalismo e não a religião que mudou a concepção que se tinha sobre o valor do trabalho na sociedade.
Questão 22:
Sobre a centralidade do trabalho no mundo contemporâneo não podemos afirmar que:
Escolha uma:
O trabalho é tão importante na nossa vida que ele serve para orientar o que queremos ser, o que somos e o que fomos durante o período produtivo da nossa vida.
A sociedade natural valorizou o trabalho como algo importante para as pessoas.
A sociedade pós-trabalho indica que apesar do trabalho ser importante, atualmente valorizamos outras dimensões da nossa vida como o lazer.
O trabalho sempre foi algo importante e valorizado na história das sociedades humanas porque depende dele o desenvolvimento delas.
Segundo Weber o cristianismo e depois o protestantismo mudaram a visão que se tinha do trabalho atribuindo um sentido positivo e necessário para a nossa condição humana.

Continue navegando