Buscar

teste uso legitimo da força

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1° AVALIAÇÃO PARCIAL – USO LEGITIMO DA FORÇA
De acordo com a lei nº 9.455, de 7 de abril de 1997, que define os crimes de tortura, assinale a alternativa ERRADA quanto a respectiva tipologia:
R: Constitui crime de tortura aquele denuncia casos de pessoa presa ou sujeita a medida de segurança a sofrimento físico ou mental, por intermédio da prática de ato não previsto em lei ou não resultante de medida legal.
O Guarda Municipal Fulano efetua a prisão de um homem que roubara a bolsa de uma senhora, minutos antes. O cidadão tenta fugir. Poderá o Guarda Municipal Fulano usar a força necessária para impedi-lo? Com base em que dispositivo legal?
R: Sim, com base no artigo 284 do Código de Processo Penal.
De acordo com seus conhecimentos sobre a denúncia contra Estados e sua relação com Comitês de Direitos Humanos, assinale a alternativa CORRETA:
R: Os Comitês tem uma importante atuação na mediação e conciliação quando ocorrem denúncias entre Estados.
Tendo o Brasil assinado certo tratado sobre Direitos Humanos, o mesmo foi aprovado em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros. Podemos afirmar que o documento ingressa na legislação nacional com o status de
R: Emenda Constitucional.
O Modelo FLETC não contempla um importante nível de força. Qual?
R: A presença do agente da lei.
O Policial Militar Sicrano pensa sobre o Modelo de Uso da Força da Polícia Militar de Minas Gerais. Ele pensa que a missão constitucional de sua organização é a policia ostensiva e a preservação da ordem pública. A ostensividade caracteriza-se pelo reconhecimento rápido por parte do cidadão que ali está um representante da PM. Desta forma, pensa Sicrano, é correto afirmar que:
R: Se o Modelo de Uso da Força da PMMG considera a presença policial como um nível de força, adequa-se a missão constitucional.
Fulano, Policial Civil, é vítima de injusta agressão quando investigava um crime em certa localidade. Um cidadão o ofende, saca de uma arma de fogo e efetua disparos contra Fulano. Abrigado, Fulano observa que o agressor corre na direção contrária, por uma aglomeração de pessoas. Fulano decide não efetuar disparos contra o criminoso. Podemos afirmar que
R: Fulano sabia que estava amparado pelo estatuto da legítima defesa, entretanto, não era conveniente efetuar os disparos, pautando-se pelo preconizado na Portaria Interministerial 4266/10.
O emprego da força pelos agentes de segurança pública deve sempre que possível, além de proporcional, ser moderado, visando sempre reduzir o emprego da força. Tal definição, encontrada na Portaria 4226/10, refere-se a que princípio para o uso da força?
R: Moderação.
O Policial Rodoviário Federal Fulano realiza uma abordagem a um cidadão. Observamos que: I ¿ Fulano determina imperativamente o que o abordado deve fazer. II ¿ O cidadão questiona Fulano sobre a motivação para a abordagem. Fulano fica nervoso e começa a discutir com o homem. III ¿ Fulano manda o suspeito deitar no chão, do contrário será pior para ele. Diante do exposto, podemos afirmar que Fulano demonstrou acertos e falhas no processo de verbalização. Seus acertos podem ser observados na(s) assertiva(s):
R: Apenas a assertiva I está correta.
Teríamos no uso seletivo da força, 3 elementos principais de ação. Um deles seriam os instrumentos. Podemos afirmar que se tratam de:
R: Armas e equipamentos disponibilizados, os procedimentos, o que foi objeto de treinamento no curso preparatório do agente da lei, etc.

Outros materiais