Buscar

ECONOMIA DISCURSIVAS E OBJETIVAS

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AVALIATIVA DISCURSIVA 01. 
1 ECONOMIA 
As teorizações sobre os custos de produção são fundamentais para administradores, contadores, economistas, gestores, etc.., para o entendimento do comportamento do produtor, no mercado. Essa teoria permite analisar a formação do custo dos bens e serviços. Quando se analisam os custos de produção de uma empresa (visão microeconômica), existem visões diferentes se analisarmos sob a ótica da economia ou a ótica da contabilidade. Qual é basicamente essa diferença de enfoques sobre custos de produção?
Lembre-se de que:
1º - A interpretação do enunciado da questão também faz parte do exercício;
2ª – A referida tarefa irá compreender conceitos relacionados e correlacionados entre si, os quais foram difundidos junto aos capítulos 2 e 3 do livro texto da disciplina;
3º - Sua resposta deve compreender entre 10 e 15 linhas (seja sucinto e objetivo nas suas respostas), a qual deve ser elaborada individualmente pelo aluno, expressando “O SEU ENTENDIMENTO SOBRE O ASSUNTO” sendo consideradas inválidas (zeradas), respostas as quais forem copiadas parcial ou integralmente de colegas e ou outras fontes de consulta, inclusive livro texto da disciplina;
4º - Não haverá o recebimento de tarefas em atraso em hipótese alguma, e nem tampouco a postergação de prazos exceto através de comunicação oficial da coordenação do EAD da Ulbra.
Peso: 3.0 
	No meu entendimento,a visão econômica é mais especifica,com a visão mais no mercado e nas oportunidades,e a visão da contabilidade centra-se mais no detalhamento dos gastos da empresa. As principais diferenças: Custos contábeis,que são os custos de quanto à empresa efetivamente pagou para a compra ou aluguel dos insumos. A visão econômica se calça nos custos de oportunidade, que são os custos implícitos na possibilidade de ganho nos demais setores por meio da utilização dos recursos atualmente empregados na produção. Externalidade:são custos e benefícios para a sociedade,externalidade positiva: criação de benefícios sem pagamento e externalidade negativa:Criação de custos sem pagar por isso. 
	 
	Comentário do professor : 
Resposta correta apresenta em outras palavras o entendimento que a visão econômica é mais genérica, enquanto na visão ótica contábil-financeira a preocupação centra-se mais no detalhamento dos gastos da empresa específica. As principais diferenças estão nos seguintes conceitos: custos de oportunidade versus custos contábeis e nas externalidades. 
	Pontuação : 3 
ATIVIDADE AVALIATIVA OBJETIVA DE G1. 
1 
1 - Uma vez que os recursos de produção não são abundantes, todas as sociedades sejam economias de mercado, sejam centralizadas e obrigadas a fazer opções. Precisam decidir sobre os chamados problemas econômicos fundamentais de toda e qualquer economia: O que produzir? Quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir? 
Assinale a (as) alternativa (as) que se relaciona (em) com o questionamento de quanto produzir.
Peso: 1.0 
	
	Manutenção ou à aceleração do desenvolvimento econômico; 
	
	
	
	Em economias planificadas ou centralizadas, tipo chinesa, cubana e, até recentemente, soviética, a decisão é tomada por um Órgão Central de Planejamento; 
	
	
	
	Depende da disponibilidade de recursos de cada país; 
	
	
	
	Mercado interno ou mercado externo? Regiões Sul ou Norte! 
	
	
	
	Os recursos devem ser dirigidos para a produção de mais bens de consumo ou de bens de capital; 
	
	
	Pontuação : 1 
2 
2 - A moeda é um objeto de aceitação geral, utilizado na troca de bens e serviços. Porém algumas pessoas preferem reter a moeda ao invés de aplicá-las para render. Essas pessoas optam por essas decisões motivadas pela precaução, por optar por outras transações e também por decisões de especulação. 
Assinale a (as) alternativa (as) que se relaciona (em) com a opção de transações. 
Peso: 1.0 
	
	A decisão de reter, tanto para as empresas como para os indivíduos é a incerteza quanto às datas de recebimentos e pagamentos; 
	
	
	
	A decisão de reter depende do nível de renda: quando a renda aumenta, os gastos também aumentam, e os saldos de moeda mantidos para harmonizar esses fluxos também devem aumentar; 
	
	
	
	A decisão de reter deve-se ao fato de que a moeda não apresenta rendimentos, mas também não apresenta riscos, especialmente quando a inflação é baixa; 
	
	
	
	As pessoas retém moeda para efetuar pagamentos que vencem antes da data de recebimento de sua renda, ou seja, para fazer face à diferença de datas entre os recebimentos e os gastos diários com alimentação, transporte etc.. 
	
	
	
	A decisão de reter deve-se ao fato dos pagamentos inesperados, ou recebimentos atrasados. Esses saldos monetários (encaixes monetários) devem depender da renda do indivíduo ou da empresa; 
	
	
	Pontuação : 1 
3 
3 - Para “o autor Rossetti, mercado é um lugar determinado onde os agentes econômicos realizavam suas transações”. Para Passos e Nogami2 (1999), mercado “é um local ou contexto em que compradores (o lado da demanda) e vendedores (o lado da oferta) de bens, serviços ou recursos estabelecem contato e realizam transações”. É nesse mercado que funcionam as duas leis mais conhecidas da Ciência Econômica: a lei da procura e a lei da oferta. É também no mercado que se formam os preços dos bens e dos serviços, que utilizamos para viver e satisfazer as nossas necessidades.
Ainda sobre mercado, podemos afirmar que as estruturas de mercado classificam-se basicamente em: concorrência perfeita, monopólio, oligopólio e concorrência monopolística.
Assinale a (as) afirmativa (as) que se relaciona (em) a concorrência pura ou perfeita. 
Peso: 1.0 
	
	É um mercado com vários vendedores e compradores, de forma que cada agente isolado não tem condições de afetar o preço de mercado, mercado sem barreiras à entrada e saída, tanto de compradores, como de vendedores. 
	
	
	
	Cada empresa produz um produto diferenciado, mas com substitutos próximos. 
	
	
	
	O consumidor sabe perfeitamente quem produziu, há um pequeno número de empresas no setor; 
	
	
	
	Cada empresa tem um relativo poder sobre os preços, dado que os produtos ou serviços são diferenciados. 
	
	
	
	O produto é idêntico em todas as empresas (produto homogêneo). Não há diferenças de embalagem e qualidade. Os agentes atuam racionalmente. Os empresários sempre maximizam a sua satisfação. 
	
	
	Pontuação : 1 
4 
4 - Entende-se por demanda ou procura a quantidade de bens que podem ser estocas ou serviços que as famílias, empresas e governo estariam dispostos e aptos a consumir num determinado momento, num determinado mercado  por diferentes fatores determinantes.
Assinale a (as) alternativa (as) que corresponde (em) aos fatores determinantes da demanda.
Peso: 1.0 
	
	Número de consumidores. 
	
	
	
	Preço do próprio bem/serviço. 
	
	
	
	Preço de outros bens/serviços. 
	
	
	
	Gosto, Renda. 
	
	
	
	Preferência. 
	
	
	Pontuação : 1 
5 
5 - Produção pode ser definida como o processo pelo qual uma firma transforma os fatores de produção adquiridos em produtos ou serviços para a venda no mercado. A unidade de produção compra a matérias-primas e insumos, combina-os segundo um processo de produção escolhido, e vende o produto final no mercado.
Na produção quando se aumenta a quantidade de utilização de um fator variável, aumenta a quantidade de produto total que se obtém, mas não de maneira uniforme e permanente. Isso se deve a que fator?  Assinale a (as) alternativa (as) correta (as):
Peso: 1.0 
	
	A maximização de seus resultados para a realização e continuidade de sua atividade produtiva; 
	
	
	
	A minimizar o custo total para um dado nível de produção; 
	
	
	
	A maximização da produção possível em face da utilização de certa combinação de fatores; 
	
	
	
	Produzir umamesma quantidade de produto, com menor custo de produção; 
	
	
	
	Manter inalterada a quantidade de fatores fixos e incrementando um fator variável em iguais quantidades, a quantidade de produto total obtido aumentará, mas a partir de certo ponto os acréscimos no produto total serão cada vez menores. 
	
	
	Pontuação : 1 
6 
6 - Produção pode ser definida como o processo pelo qual uma firma transforma os fatores de produção adquiridos em produtos ou serviços para a venda no mercado. A unidade de produção compra a matérias-primas e insumos, combina-os segundo um processo de produção escolhido, e vende o produto final no mercado. 
A escolha do processo de produção depende de sua eficiência. No processo de produção classificamos a eficiência em: Assinale a (as) alternativa (as) correta (as): 
Peso: 1.0 
	
	Eficiência econômica: Entre dois ou mais processos de produção, é aquele que permite produzir uma mesma quantidade de produto, com maior custo de produção e o maior lucro; 
	
	
	
	Eficiência econômica: Entre dois ou mais processos de produção, é aquele que permite produzir uma mesma quantidade de produto, com menor custo de produção; 
	
	
	
	Eficiência técnica: Entre dois ou mais processos de produção, é aquele que permite produzir uma mesma quantidade de produto, com menor custo de produção; 
	
	
	
	Eficiência técnica: Entre dois ou mais processos de produção, é aquele que permite produzir uma mesma quantidade de produto, utilizando menor quantidade física de fatores de produção; 
	
	
	
	Eficiência econômica. Entre dois ou mais processos de produção, é aquele que permite produzir uma mesma quantidade de produto, utilizando menor quantidade física de fatores de produção; 
	
	
	Pontuação : 1 
7 
7 - A macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda e produto nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio.  Assinale a (as) alternativa (as) que corresponde (em) ao conceito da Macroeconomia. 
Peso: 1.0 
	
	Preocupa-se mais com aspectos de curto prazo; 
	
	
	
	Preocupa-se com questões como desemprego; 
	
	
	
	Estuda-se a nível geral de preços, ignorando- se a mudança de preços relativa dos bens das diferentes indústrias; 
	
	
	
	Explica a composição e a alocação da produção total; 
	
	
	
	Considera constante os preços das outras indústrias; 
	
	
	Pontuação : 1 
8 
8 - A política macroeconômica envolve a atuação do governo sobre a capacidade produtiva e as despesas planejadas, com objetivo de permitir que a economia opere a pleno emprego, com baixas taxas de inflação e uma distribuição justa de renda.
Os principais instrumentos para atingir tais objetivos são:
Assinale a (as) alternativa (as) correta (as) considerando sua (as) justificativa (as):
Peso: 1.0 
	
	POLÍTICA CAMBIAL; refere-se ao controle do governo sobre a geração de emprego, preço de matéria prima, e a moeda em circulação no mercado; 
	
	
	
	POLÍTICA MONETÁRIA: envolve a intervenção do governo na formação da renda das famílias, empresas e governo; 
	
	
	
	POLÍTICA CAMBIAL; refere-se ao controle do governo sobre a oferta monetária, ou seja, sobre a quantidade de moeda e de títulos públicos em circulação no mercado; 
	
	
	
	POLÍTICAS DE RENDAS: diz respeito ao controle e à utilização de instrumentos para estabilização da taxa de câmbio; 
	
	
	
	POLÍTICA FISCAL: envolve a atuação do governo sobre os gastos e as receitas dos governos (federal, estaduais e municipais). 
	
	
	Pontuação : 1 
9 
9 - O objetivo do Banco Central é manter a liquidez do sistema econômico, regulando a moeda e o crédito em níveis compatíveis com o crescimento do produto. A principal função do Banco Central é controlar a oferta de moeda, para isso, dispõe de alguns instrumentos de política monetária, dentre eles: emissões, reservas obrigatórias dos bancos comerciais, operações de mercado aberto, política de redescontos e regulamentação e controle do crédito. 
Assinale a (as) afirmativa (as) que se relaciona (em) ao instrumento de política de redescontos.
Peso: 1.0 
	
	O Banco Central deve colocar em circulação o volume de notas e moedas metálicas necessárias ao bom desempenho da economia; 
	
	
	
	O Banco Central obriga os bancos comerciais a reter uma parcela dos depósitos como depósitos obrigatórios, que não poderão ser utilizados pelos bancos para empréstimos ou outras aplicações; 
	
	
	
	O Banco Central afeta o sistema financeiro via regulamentação e controle do crédito, que se dá através da política de juros, controle de prazos, regras para financiamento aos consumidores; 
	
	
	
	O Banco central empresta aos bancos, abre uma linha de crédito aos bancos comerciais, desde que esses utilizem essa verba adicional em setores específicos; 
	
	
	
	O Banco Central vende ou compra títulos governamentais no mercado de capitais; 
	
	
	Pontuação : 1 
10 
10 - Na teoria de demanda de moeda é interessante saber os motivos que fazem com que as pessoas retenham moeda, guardem moeda pela moeda, em vez de aplicá-la, por exemplo, em títulos ou imóveis, que proporcionam rendimentos. Se existem essas possibilidades, por que se retém moeda que não rende nada. Existem três motivos para demandar moeda, isto é, para reter encaixes monetários: motivo transação; motivo precaução; motivo especulação.
Assinale a (as) afirmativa (as) que se relaciona (am) ao motivo de transação.
Peso: 1.0 
	
	Pagamentos inesperados, ou recebimentos atrasados fazem com que as pessoas retenham uma parcela de moeda como precaução. Claramente, esses saldos monetários (encaixes monetários) de segurança ou precaução devem depender da renda do indivíduo ou da empresa; 
	
	
	
	Para quem empresta ou aplica, é um rendimento, para quem toma emprestado é um custo; 
	
	
	
	A moeda não apresenta rendimentos, mas também não apresenta riscos, especialmente quando a inflação é baixa. As pessoas, para reduzir os riscos, podem diversificar sua carteira de títulos em vários títulos e aplicações, inclusive guardando certa quantidade de moeda; 
	
	
	
	As pessoas retêm moeda para efetuar pagamentos que vencem antes da data de recebimento de sua renda, ou seja, para fazer face à diferença de datas entre os recebimentos e os gastos diários com alimentação, transporte etc. Depende do nível de renda: quando a renda aumenta, os gastos também aumentam, e os saldos de moeda mantidos para harmonizar esses fluxos também devem aumentar; 
	
	
	
	A incerteza quanto às datas de recebimentos e pagamentos; 
	
	
	Pontuação : 1 
ATIVIDADE AVALIATIVA DISCURSIVA 02. 
1 
Atualmente, pelo menos do ponto de vista econômico, o mundo se apresenta crescentemente interligado, seja por fluxos comerciais, seja por fluxos financeiros. De modo geral, as relações econômicas internacionais têm posição fundamental para a maioria dos países, inclusive no Brasil. A partir dessa constatação, o estudo da chamada “Economia Internacional”, como um ramo especifico da teoria econômica, ganhou destaque. Cada vez mais os países estão interligados e interdependentes. O comércio entre as nações mais do que duplicou nos últimos trinta anos.
Existem fatores que contribuem para a difusão do comércio internacional e as consequências dessa ampliação geram vantagens para consumidores e produtores. Descreva esses fatores e as possíveis vantagens auferidas por consumidores e produtores com o comércio internacional. 
Lembre-se de que a elaboração da sua resposta deve seguir as mesmas regras estipuladas anteriormente junto a primeira tarefa avaliativa dissertativa. 
Peso: 3.0 
	Atualmente os países estão cada vez mais interligados por fluxo comercial e fluxo financeiro,oque leva os países a comercializarem entre si. A teoria econômica defende que os países devem especializar-se na produção daquela mercadoria em que e relativamente mais especifica que é chamada teoria das vantagens comparativas. Historicamente,o país tem mantido relações comerciais,fundamentalmente porque não há matérias-primas para sua produção e certos países não possuem o conhecimento suficiente para produzir determinados bens. Com isso,o comércio internacional veio para facilitar a especialização,ao permitir ainda que as possibilidades tecnológicas e as dotações fossem idênticas.Existem diferenças nos gostos dos consumidores de um mesmo país que justificam o aparecimento do comercio internacional. 
	 
	Comentário do professor : 
Resposta atende em grande parte ao solicitado, apresenta que os fatores que contribuem para a difusão do comércio internacional são as diferenças de dotação de recursos naturais, a assimetria de recursos construídos, a qualificação dos fatores de produção e as relações entre fatores de produção. Falta apresentar entre as vantagens: A vantagem para os consumidores é a maior diversidade de produtos e a vantagens dos produtores é a ampliação dos mercados. 
	Pontuação : 2,2 
ATIVIDADE AVALIATIVA OBJETIVA DE G2. 
1 
1 - Algumas situações devem estar presentes em para que se afirme que um país está vivendo um período de inflação, dentre elas podemos citar o aumento contínuo e generalizado no nível geral e a maioria dos preços deve se elevar conjuntamente.
Muitos economistas afirmam que níveis elevados de inflação produzirão consequências desastrosas. Abaixo relacionados os principais efeitos provocados por esse fenômeno. Assinale a (as) alternativa (as) que correspondam a esses fenômenos, considerando a (as) justificativa (as) e/ou assunto (s) relacionado (s).
Peso: 1.0 
	
	Efeito sobre as expectativas - Os que auferem renda de aluguel também têm perda de rendimento real, ao longo do processo inflacionário, mas estes são compensados pela valorização de seus imóveis, que costuma caminhar à frente das taxas de inflação. 
	
	
	
	Efeito sobre o balanço de pagamentos: Esse fato costuma provocar um círculo vicioso, se o país estiver enfrentando um déficit cambial. Nessas condições, as autoridades, na tentativa de minimizar o déficit, são obrigadas a permitir desvalorizações cambiais, as quais depreciando a moeda nacional podem estimular a colocação de nossos produtos no exterior, desestimulando as importações; 
	
	
	
	Efeito sobre a inflação inercial, inflação de expectativas e corrente estruturalista: Embora alguns possam ganhar com a inflação a curto prazo, pode-se dizer que, a longo prazo, quase ninguém ganha com ela, porque seu processo desarticula todo o sistema econômico. 
	
	
	
	Efeito sobre o mercado de capitais. Particularmente, o setor empresarial é bastante sensível a esse tipo de situação, dada a instabilidade e a imprevisibilidade de seus lucros. O empresário fica num compasso de espera enquanto a situação perdurar e dificilmente tomará iniciativas no sentido de aumentar seus investimentos na expansão da capacidade produtiva. Assim, a própria capacidade de produção futura e, consequentemente, o nível de emprego é afetado pelo processo inflacionário. 
	
	
	
	Efeito sobre a distribuição de renda - Por outro lado, a inflação estimula a aplicação de recursos em bens de ¿raiz¿, como terras e imóveis, que costumam valorizar durante o processo inflacionário. 
	
	
	Pontuação : 1 
2 
2 - Algumas situações devem estar presentes em para que se afirme que um país está vivendo um período de deflação, uma notícia não muito comum, principalmente no Brasil. Dentre essas situações podemos citar a diminuição contínuo e generalizado no nível geral e a maioria dos preços devem diminuir conjuntamente. 
Assinale a (as) alternativa (as) que corresponda (em) à deflação. 
Peso: 1.0 
	
	A deflação está geralmente relacionada à queda da atividade econômica, que é refletida na perda de poder aquisitivo da população; 
	
	
	
	Os movimentos são dinâmicos e não podem ser confundidos com altas esporádicas de preços; 
	
	
	
	É a variação negativa dos preços da economia; 
	
	
	
	Significa a produção e o consumo decrescentes de bens e serviços produzidos num país. Constante, conduz à diminuição e ao agravamento do padrão de vida das pessoas e à recessão; 
	
	
	
	Pode ser conceituada como um aumento contínuo e generalizado no nível geral de preços; 
	
	
	Pontuação : 1 
3 
3 - O Conselho Monetário Nacional – CMN é um dos órgãos que fazem parte do Sistema Financeiro Nacional. É um dos órgãos que regulam, fiscalizam e executam as operações relativas à circulação da moeda e do crédito, mais especificamente, é o órgão responsável por expedir diretrizes gerais para o bom funcionamento do SFN. Podemos afirmar que dentre sua (as) função (ões) esta (ao):
Peso: 1.0 
	
	Regular a constituição, organização, funcionamento e fiscalização dos que exercem atividades subordinadas ao SNSP, bem como a aplicação das penalidades previstas; 
	
	
	
	Zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras; coordenar as políticas monetária, creditícia, orçamentária e da dívida pública interna e externa; 
	
	
	
	Orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras; propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros; 
	
	
	
	Regular o valor interno e externo da moeda e o equilíbrio do balanço de pagamentos; 
	
	
	
	Adaptar o volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia; 
	
	
	Pontuação : 1 
4 
4 - O Conselho Monetário Nacional – CMN é um dos órgãos que fazem parte do Sistema Financeiro Nacional. É um dos órgãos que regulam, fiscalizam e executam as operações relativas à circulação da moeda e do crédito, mais especificamente, é o órgão responsável por expedir diretrizes gerais para o bom funcionamento do SFN. Ele é composto por dois segmentos, um normativo e outro intermediário. Podemos afirmar que as entidades que compõem o segmento normativo são:
Peso: 1.0 
	
	Secretaria de Previdência Complementar, Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Fundos de Pensão). 
	
	
	
	Conselho Monetário Nacional, Banco Central e Comissão de Valores Mobiliários. 
	
	
	
	Comissão de Valores Mobiliários; Entidades Fechadas de Previdência. 
	
	
	
	Superintendência de Seguros Privados; IRB - Brasil Resseguros. 
	
	
	
	Banco Central do Brasil; Sociedades Seguradoras. 
	
	
	Pontuação : 1 
5 
5 - O Sistema Financeiro nacional está estruturado em dois subsistemas: um “normativo” e outro de intermediação. O subsistema de intermediação é constituído pelas instituições financeiras auxiliares que dão forma ao funcionamento do SFN e das operações financeiras das instituições públicas e privadas, pessoas físicas ou jurídicas de um sistema econômico. As instituições que compõem o subsistema de intermediação são: 
Peso: 1.0 
	
	BACEN, CVM, CMN; 
	
	
	
	Conselho Monetário Nacional, Banco Central e Comissão de Valores Mobiliários; 
	
	
	
	Sistema Financeiro da Habitação, bancos múltiplos, Bolsa de Valores e sociedades seguradoras; 
	
	
	
	Cooperativas de crédito, bancos de investimentos, sociedades de arrendamento mercantil; 
	
	
	
	Bancos comerciais, Banco do Brasil, Caixas Econômicas, Banco de Desenvolvimento; 
	
	
	Pontuação : 1 
6 
6 - O BACEN é o principal executor das orientações do Conselho Monetário Nacional e responsável por garantir o poder de compra da moeda nacional vinculada ao Ministério da Fazenda, autarquia criada pela Lei 4.595, de 31 de dezembro de 1964. Podemos afirmar que entre as suas atribuições estão: 
Peso: 1.0 
	
	Autorizar o funcionamento das instituições financeiras, efetuar operações de compra e venda de títulos públicos federais.Executar os serviços do meio circulante; receber recolhimentos compulsórios e voluntários das instituições financeiras e bancárias. 
	
	
	
	Vigiar a interferência de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais e controlar o fluxo de capitais estrangeiros no país. 
	
	
	
	Exercer o controle de crédito; exercer a fiscalização das instituições financeiras; emitir papel-moeda e moeda metálica. 
	
	
	
	Manter as reservas internacionais em nível adequado; estimular a formação de poupança, zelar pela estabilidade e promover o permanente aperfeiçoamento do sistema financeiro. 
	
	
	Pontuação : 1 
7 
7 - Para que haja expansão da capacidade de uma unidade produtiva há a necessidade de capital. Para obter esses recursos a mesma pode utilizar-se de recursos de terceiros buscando no sistema financeiro público ou privado, pode também utilizar os recursos gerados pela própria atividade operacional ou ainda buscar estes através da venda de parte das empresas cujo montante é reaplicado na própria atividade. 
Dentre as alternativas citadas, a terceira é a que apresenta menor risco ao empresário, por quê? Assinale a (as) alternativa (as) que corresponda (em) à resposta:
Peso: 1.0 
	
	Não há a necessidade de pagamento futuro da dívida uma vez que a contrapartida deste recurso financeiro recebido foi a entrega de parte da empresa; 
	
	
	
	A expansão da capacidade produtiva tem como resultado a diminuição do produto interno bruto de uma economia, que é indispensável para o crescimento e desenvolvimento econômico de um país; 
	
	
	
	O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o propósito de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização; 
	
	
	
	A venda fracionada das empresas constitui uma importante fonte de recursos; 
	
	
	
	A expansão da capacidade produtiva tem como resultado o aumento do produto interno bruto de uma economia, que é indispensável para o crescimento e desenvolvimento econômico de um país; 
	
	
	Pontuação : 1 
8 
8 - São denominados de mercados de divisas os mercados que proporcionam a compra e venda de moedas de diferentes países. Nesse mercado acontece a troca da moeda nacional pelas moedas dos países com os quais se mantêm relações econômicas, originando um conjunto de ofertas e demandas de moeda nacional em troca de moedas estrangeiras. Esse tipo de transação determina o preço ou a taxa de câmbio do real em relação às moedas estrangeiras
A afirmação cria-se uma tendência para elevar as exportações e para reduzir as importações é a consequência de qual ação do mercado internacional? Marque a (as) alternativa (as) correta (s). 
Peso: 1.0 
	
	A valorização da moeda nacional faz com que nossos bens sejam mais baratos no exterior e com que os bens estrangeiros fiquem mais caros no mercado nacional; 
	
	
	
	A desvalorização da moeda nacional faz com que os bens daquele país sejam mais baratos no exterior e com que os bens estrangeiros fiquem mais caros no mercado nacional; 
	
	
	
	As empresas estrangeiras que fazem importações de produtos procedentes do Brasil põem suas moedas à venda para vender os reais de que necessitam; 
	
	
	
	As empresas estrangeiras que fazem exportação de produtos procedentes do Brasil põem suas moedas à venda para comprar os reais de que necessitam; 
	
	
	
	As empresas estrangeiras que fazem importações de produtos procedentes do Brasil põem suas moedas à venda para comprar os reais de que necessitam; 
	
	
	Pontuação : 1 
9 
9 - No mercado de divisas, as taxas de câmbio tem um papel importante, portanto, cabe analisar os tipos de taxas que são presentes nesse mercado. Uma primeira consideração é conhecer o papel que o banco central tem no mercado de divisas.
Um sistema de taxas de câmbio é um conjunto de regras que descrevem o papel do banco central no mercado de divisas. Desse ponto de vista, identificam-se dois sistemas opostos de taxas de câmbio: o sistema de taxa de câmbio livre, ou flexível, e os sistemas de taxas fixas. Podemos afirmar que são características do sistema de taxa de câmbio livre. 
Peso: 1.0 
	
	Em um sistema de taxa de câmbio totalmente flexível o balanço de pagamentos é automaticamente pelo banco central, regulando assim a demanda e a oferta de divisas por operações autônomas com o exterior; 
	
	
	
	Em um sistema de taxa de câmbio totalmente flexível o balanço de pagamentos é automaticamente pelas taxas de câmbio livre, igualando a demanda e a oferta de divisas por operações autônomas com o exterior. 
	
	
	
	Em um sistema de taxas de câmbio livremente flutuantes, a taxa de câmbio é determinada mediante o jogo da oferta e da procura de divisas em relação à moeda nacional no mercado de câmbio; 
	
	
	
	Em um sistema de taxas de câmbio livre, as taxas de câmbio totalmente flexíveis são determinadas com a intervenção do banco central; 
	
	
	
	Em um sistema de taxas de câmbio livre, as taxas de câmbio totalmente flexíveis são determinadas sem a intervenção do banco central, são reguladas pela lei da oferta e procura; 
	
	
	Pontuação : 1 
10 
10 - O desenvolvimento corresponde à participação social no resultado do crescimento. Quando decorrente de crescimento a população obtém melhorias no padrão de vida, ou participa distributivamente do resultado deste crescimento é que ocorre o desenvolvimento. Portanto, podemos afirmar que crescimento econômico é um fator quantitativo (representado por indicadores) e desenvolvimento econômico é qualitativo. 
Com base nessa afirmação assinale a (as) alternativa (as) que corresponde (em) ao desenvolvimento econômico. 
Peso: 1.0 
	
	PIB per capita; 
	
	
	
	Produto Interno Bruto; 
	
	
	
	Aumento do índice de bem-estar da Coletividade; 
	
	
	
	Aumento da renda per capita real; 
	
	
	
	Aumento dos níveis de consumo; 
	
	
	Pontuação : 1

Continue navegando