Buscar

Atividade 1 Critica T.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1: Lendo e comparando os textos 
1 – Em ambos os textos, vemos a preocupação com a preservação do original, da ideia original do autor, a não deturpação da obra literária. Uma preocupação que é pertinente em toda a história da literatura, como mostra Kury, ao citar as queixas de Cícero sobre as deturpações feitas pelos copistas. Mesmo o ponto de vista de Kury sendo mais antigo, casa perfeitamente com a visão mais atual da Diva da Rocha, pois ambos têm a mesma preocupação: manter a originalidade da obra. 
 Kury e Diva da Rocha defendem o respeito e a preservação das obras, das características individuais de cada autor. Kury abraça uma visão um pouco mais ampla, citando as traduções e os seus erros, num período mais antigo da literatura (a Bíblia me veio em mente ao ler o texto dele). Diva da Rocha fala um pouco mais da prática moderna, do surgimento do Copidesque (sim, copidescaram o Copy Desk), e do quanto essa prática pode ser nociva. 
 Ao final da leitura, fica claro o quanto é importante respeitar o autor, pois é o autor que é o escritor, não o escrevente.

Continue navegando