Buscar

Av 2 Genetica

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0010_AV2_» GENÉTICA
	Tipo de Avaliação: AV2
	
	Professor:
	MARIA CRISTINA PAMPLONA DA SILVA
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 4,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 24/11/2014 09:28:31
	
	 1a Questão (Ref.: 201403264472)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As doenças mendelianas, por serem monogênicas, podem ter seu padrão de herança definido pela análise do heredograma de famílias afetadas ou pela avaliação de várias famílias em estudos de segregação. Sabendo-se que nesta doença ou herança a característica está na família há gerações, com muitos indivíduos sendo portadores heterozigotos, que somente é observada quando a característica fica junta no estado homozigoto. O distúrbio que apresenta as características acima é conhecido como:
		
	 
	herança autossômica dominante
	
	herança ligada ao X
	 
	herança autossômica recessiva
	
	herança pseudoautossômica
	
	herança mitocondrial
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403606944)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Todos os ovócitos (gametas femininos) produzidos por uma mulher possuem o cromossomo X, por esta razão o sexo feminino é chamado de:
		
	
	Mesogemético
	
	Isogamético
	 
	Homogamético
	
	Monogamético
	
	Heterogamético
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403097181)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A introdução de um gene em tecido somático, cujo produto pode aliviar o defeito causado pela perda ou mau funcionamento de um gene vital ou de seu respectivo produto, trata-se de:
		
	
	Terapia farmacológica
	
	Terapia holística
	
	Terapia celular
	 
	Terapia gênica
	
	Terapia imunológica
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403271548)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A natureza hereditária de todo o organismo vivo é definida por seu genoma que consiste em uma longa sequência de ácido nucleico que fornece a informação necessária para construir o organismo. Utilizamos o termo ¿informação¿, porque o genoma por si só não desempenha qualquer papel ativo na construção do organismo: na realidade, é a sequência das subunidades individuais (bases) do ácido nucleico que determina as características hereditárias. Por meio de uma complexa série de interações, essa sequência é utilizada para produzir todas as proteínas do organismo no momento e local apropriados. Em relação à composição do genoma humano é correto destacar que:
		
	 
	Funcionalmente, pode ser dividido em genes.
	 
	Funcionalmente, pode ser dividido em bases nitrogenadas.
	
	Fisicamente, o genoma pode ser dividido em algumas moléculas diferentes de aminoácidos.
	
	Contém o conjunto completo da informação hereditária apenas para os organismos superiores.
	
	Contém o conjunto completo da informação hereditária para apenas para os organismo que se reproduzem sexuadamente.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403249527)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Poucas anormalidades numéricas dos cromossomos são compatíveis com a vida, sendo possível observar humanos portadores de síndromes clínicas bem conhecidas. Estas síndromes são diagnosticadas através de exames citogenéticos, como o cariótipo. Das síndromes citadas baixo, aquela que está relacionada de forma incorreta com o cariótipo do portador é:
		
	
	Síndrome de Klinefelter, portador de cariótipo 47, XXY
	 
	Síndrome de Turner, portador de cariótipo 47, XXX
	
	Síndrome de Edwards, portador de cariótipo 47, XX +18
	
	Síndrome de Patau, portador de cariótipo 47, XY, +13
	
	Síndrome de Down, portador de cariótipo 47, XY, +21
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403097151)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As mutações que ocorrem no DNA e que acabam levando ao desenvolvimento de câncer geralmente ocorrem em três classes de genes celulares: ___________, genes supressores de tumor e genes de reparo de DNA. A lacuna pode ser substituída por:
		
	 
	Oncogenes
	
	Citogenes
	
	Heterogenes
	
	Poligenes
	
	Monogenes
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201403056813)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A herança de características físicas tem sido motivo de curiosidade e interesse há centenas de anos. Os antigos hebreus e gregos bem como estudiosos medievais posteriores, descreveram muitos fenômenos genéticos e propuseram teorias para explicá-los. Sendo que a maior contribuição para a genética atual foi dada por:
		
	 
	Johann Gregor Mendel.
	
	Watson e Crick.
	
	Thomas Hunt Morgan.
	
	Charles R. Darwin.
	
	Louis Pasteur.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201403602634)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O corpo humano possui dois tipos de divisão celular: um é responsável pela replicação das células somáticas participando do crescimento e manutenção dos tecidos; o outro é responsável pela divisão das células germinativas para produção dos gametas (ovócitos e espermatozoides). Indique quais são estes dois tipos de divisão, respectivamente:
		
	 
	Mitose e divisão binária.
	
	Meiose e mitose.
	 
	Mitose e meiose.
	
	Divisão binaria e meiose.
	
	Mitose e cissiparidade.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201403250157)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	A Tecnologia do DNA recombinante, ou também conhecida como Engenharia Genética há tempos vem sendo utilizada para resolver alguns problemas médicos, como por exemplo a produção de hormônio de crescimento humano para tratamento de portadores da deficiência deste hormônio. Colônias de bactérias podem ser utilizadas para este propósito. Explique de que forma isso é possível.
		
	
Resposta: feito atraves das enzimas de restrição que onde é recortado o gene humano e colocado dentro da bacteria possibilitando a melhora trazendo uma nova função.
	
Gabarito: O gene que codifica o hormônio do crescimento humano é introduzido nas células bacterianas, através de um plasmídeo, e a célula passa a produzir o hormônio do crescimento humano.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403070477)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Entre os padrões de herança monogênica encontramos a herança pseudoautossômica. Descreva, de forma clara, este tipo de padrão de herança (pseudoautossômica).
		
	
Resposta: Pseudoautossomica-
	
Gabarito: O padrão de herança pseudoautossômica observa-se genes na região pseudoautossômica dos cromossomos X e Y que podem ser permutados regurlamente entre os dois cromossomos sexuais.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): O padrão de herança pseudoautossômica observa-se genes na região pseudoautossômica dos cromossomos X e Y que podem ser permutados regurlamente entre os dois cromossomos sexuais.

Continue navegando