Buscar

Gabarito AD1 2014.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a distância – AD1
Período - 2014/2º
Disciplina: Sociedade e Organizações
Coordenador da Disciplina: Antonio M. Fandiño
Cada questão vale dois e meio (2,5) pontos;
Boa sorte!
1ª Questão: aula 2
A ciência weberiana se define como um esforço destinado a compreender e explicar os valores aos quais os homens aderiram, e as obras que construíram.Segundo Weber, o atributo particular da ética protestante é exaltar o “trabalho”. Explique qual é a perspectiva weberiana sobre o trabalho e quais suas consequências para o mundo organizacional capitalista.
Respostas que abarquem::
O atributo particular da ética protestante é exaltar o “trabalho” como um meio de aproximação do homem de Deus. Além disso, a vocação para o trabalho secular é vista como expressão de amor ao próximo. O trabalho não só une os homens, como proporciona aos mesmos a certeza da concessão da graça. Diferentemente do catolicismo, para o protestantismo a única maneira aceitável de viver para Deus não está na superação da moralidade secular pela ASCESE monástica, mas sim no cumprimento das tarefas do século, impostas ao indivíduo pela sua posição no mundo.
Nesse contexto, o trabalho ocupa um lugar fundamental na ética protestante, pois constitui a própria finalidade da vida. O ócio e a preguiça são encarados como um sintoma da ausência do estado de graça. Não basta apenas ganhar dinheiro, ou seja, o trabalho exercido não pode ser o do tipo “aventureiro”, político ou especulativo.
Weber defende a idéia de que o CAPITALISMO PROTESTANTE é inspirado na justiça rígida e na razão, enfatizando a recompensa segundo o merecimento individual.
O capitalismo era definido pela existência de empresas cujo objetivo era produzir o maior lucro possível, e cujo meio era a organização racional do trabalho e da produção. Estava aí constituído, historicamente, o capitalismo, ou seja, a união do desejo do lucro e da disciplina racional.
2ª Questão: aula 4
Ao longo do século XX, a globalização do capital foi conduzindo ao intercâmbio da informação e dos padrões culturais e de consumo. Isso se deve não apenas ao progresso tecnológico, mas sobretudo ao imperativo dos negócios. Em função do exposto, explique como foi a restruturação do mercado de trabalho no Brasil a partir da decada de 1990, que acarretou e contina acarretando no país profundas transformações economicas oriundas do referido imperativo dos negócios desde então vigentes.
Respostas que abarquem:
O mercado de trabalho no Brasil na década de 1990 era uma situação de instabilidade econômica e forte espiral inflacionária.
Com o controle da inflação por meio de uma política monetária de altas taxas de juros e controle do déficit fiscal restringindo o crescimento econômico, nos anos 1990, ocorreu um aumento significativo das taxas de desemprego, principalmente nos grandes centros.
Ocorreu também, com o fim da inflação, uma estabilidade nos preços e uma melhor distribuição de renda em função de uma operação da economia brasileira, por meio do Plano Real, em 1994. No entanto, o trabalho informal teve um aumento significativo.
Nesse período saiu-se de uma economia fechada para uma economia aberta, em que passou-se a considerar, na análise macroeconômica, os fluxos comerciais e de capitais com o resto do mundo. Essa abertura impactou significativamente as diversas indústrias.
Houve a necessidade, em alguns casos, de severa reestruturação produtiva e organizacional, levando a diminuição sensível do número de postos de trabalho. Com essas transformações surgiram novas formas de ocupações e de contratos de trabalho, que requereram mudanças estruturais e institucionais.
Verificou-se também uma significativa heterogeneização do trabalho, expressão usada devido à crescente incorporação do trabalho feminino no mundo operário, na qual se vivencia uma subproletarização intensificada, presente na expansão do trabalho parcial, temporário, precário, subcontratado, terceirizado, que marca a sociedade dual no capitalismo avançado. O resultado dessas transformações é a expansão do desemprego estrutural, que atinge o mundo em escala global.
Todos esses fatos ajudam a pressionar o mercado de trabalho, forçando as empresas a investir em capacitação e desenvolvimento, bem como empurrando os trabalhadores com baixa escolaridade para a exclusão do mercado de trabalho. O que se percebe nessa situação é a substituição desses trabalhadores.
3ª Questão: aula 5
As sociedades industriais ocidentais são dependentes das organizações para o seu funcionamento e sobrevivência. Explique em virtude desta relevância a interdependência das organizações com a sociedade. 
Respostas que abarquem:
As organizações existem em um contexto que denominamos ambiente. Ambiente é tudo o que envolve externamente uma organização. A organização depende de outras organizações para seguir o seu caminho e atingir os seus objetivos. Diferentes contextos ambientais são visitados e revisitados pelos indivíduos que atuam na empresa e, portanto, recebem toda a influência cultural das diversas ‘sociedades’ que frequentam (educacionais, filantrópicas, religiosas, associativas, etc,), levando-a para o ambiente organizacional. 
Nenhuma organização é autônoma ou auto-suficiente, pois depende de outras organizações e da sociedade em geral para poder sobreviver. E que essa interdependência das organizações com a sociedade existe, em geral, em função das complexas interações entre elas. Portanto a relevância do aspecto da tecnologia, em especial a tecnologia da informação, que trouxe automação na fábrica e no escritório, novos padrões de complexidade, competitividade e mudanças constantes em todos os empreendimentos e atividades humanas.
Desse modo, a tecnologia é uma variável ambiental que influencia o comportamento das organizações e uma variável interna, pela qual a organização influencia o seu ambiente e as demais organizações nele inseridas, à proporção que integra pesquisa desenvolvida ou transferida e aplicada internamente para atingir objetivos organizacionais.
Ao explicar como a variável tecnológica atua sobre a organização, Hall (1984) salienta que um desenvolvimento tecnológico em qualquer área acaba chegando às organizações com ele relacionadas, uma vez que assim que novas idéias deixam de ser propriedades privadas de um indivíduo ou organização, começam a circular e se tornam parte do ambiente.
Nesse contexto, a informação e o conhecimento possuem real importância para as organizações contemporâneas. A partir da gestão dos processos de informação e de conhecimento, é possível às organizações: a) adaptar-se às mudanças do ambiente no momento adequado e de maneira eficaz; b) empenhar-se na aprendizagem constante, o que inclui desaprender pressupostos, normas e crenças que perderam validade; c) mobilizar o conhecimento e a experiência de seus membros para gerar inovação e criatividade e d) focalizar seu conhecimento em ações racionais e decisivas.
Em suma, as organizações sofrem pressões e, ao mesmo tempo, pressionam os diferentes ambientes sociais sendo uma forma de sociabilidade produzida, transmitida, partilhada e renovada.
5ª Questão: aula 7
A psicologia organizacional busca enfatizar e abordar o funcionário como ser humano às vezes esquecido e sufocado pela enfâse das organizações na tecnologia, que é vista como um dos principais fatores de avanço da lucratividade e expansão organizacional. Em função da atual conscientização da importância do aspecto psicológico para o desempenho do trabalhador, explique sobre teoria das necessidades aprendidas.
Respostas que abarquem:
São três as necessidades aprendidas, que são consideradas como fontes particularmente importantes de motivação. Segundo o pesquisador McClelland, cada pessoa tem um nível destas três necessidades e, portanto, devem ser motivadas de formas diferentes. São elas:
• Necessidadede realização, expressa por desejos de obter êxito, de acordo com o padrão de excelência que cada pessoa tem.
• Necessidade de poder, expressa pela vontade de a pessoa manter controle dos meios de influenciar outros indivíduos, coisas ou sistemas, inclusive organizacionais formais ou informais.
• Necessidade de afiliação, expressa pelos impulsos emotivos na direção do relacionamento com outros indivíduos; impulsos que se desenvolvem e levam o indivíduo a procurar e manter um conjunto de relações com outras pessoas por intermédio de amigos, reuniões, festas, visitas.
O que McClelland e seus seguidores afirmam é que as pessoas adquirem ou desenvolvem essas necessidades ao longo do tempo como resultado das experiências individuais da vida – daí o rótulo de teoria das necessidades aprendidas. Por exemplo, a necessidade de realização é alimentada, no começo da vida, por meio de livros infantis, estilos de vida dos pais e normas sociais.
As pessoas que têm alta necessidade social, por exemplo, gostam de estar no comando, preferem situações competitivas, buscam influência sobre os outros e tendem a se preocupar mais com o prestígio e a influência do que propriamente com o desempenho eficaz.

Outros materiais