Buscar

Relatorio de quimica

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI- UFVJM
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 
Determinação da Densidade de Sólidos e Líquidos
Profa. Roqueline Rodrigues Silva
 CAMILA APARECIDA SILVA
 ELAINE VIEIRA CORDEIRO
 GABRIELA MATOSO MELGAÇO
 HALANDA DE MATOS MARIANO
DIAMANTINA, 26 DE JUNHO DE 2017
INTRODUÇÃO
A Química estuda os materiais, as transformações que eles podem sofrer e a energia envolvida nesses processos. Isso é importante por diversos motivos, dentre eles está o fato de que estudando os materiais, podem-se conhecer as suas propriedades e assim estabelecer um uso apropriado para eles. As propriedades da matéria podem ser classificadas em físicas (podem ser observadas e medidas sem alterar a composição) ou químicas (transformam-se em outro material).
Acessado em: 20/06/2017 (http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/propriedades-materia.htm)
A densidade é uma propriedade física que caracteriza uma substância. “A densidade é definida como a massa da unidade de volume de uma substância, ou simplesmente, massa por unidade de volume”. (RUSSEL, 2004, p. 40)
Podemos calculá-la através da expressão:
ρ= m
 v
A densidade de um sólido é em função da temperatura e, principalmente da natureza da sua estrutura cristalina.
O volume de objetos irregulares, como por exemplo, um prego, pode ser medido colocando-o em um recipiente cheio de água; o volume de água deslocada é igual ao volume do objeto irregular.
Os líquidos são substâncias com densidades bem menores em relação aos sólidos, pois, as partículas de suas moléculas se encontram mais distanciadas umas das outras. Suas densidades variam um pouco e para se medir a densidade de líquidos e fluidos.
OBJETIVO
O objeto da prática era determinar através de experimentos, utilizando os métodos apresentados na apostila, a densidade de sólidos e líquidos e comparar aos valores tabelados de cada material, que foram apresentados.
MATÉRIAS UTILIZADOS 
Balança analítica;
Uma proveta de 50 ml;
Um béquer de 50 ml;
Balão volumétrico de 50 ml;
Uma pisseta;
Água destilada;
Parafusos de alumínio;
Leite desnatado
Termômetro;
Placa de Petri.
PARTE EXPERIMENTAL
4.1- Parafuso de alumínio: 
Inicialmente com ajuda da Placa de Petri, pesou se cerca de 5,10g de parafusos de alumínio, em uma balança analítica, que mede grandezas em condições ambientais. Anotou-se a massa obtida. Em seguida, com auxílio de uma pisseta, muito utilizada na lavagem de matérias ou recipientes, colocou-se 15 ml de água destilada em uma proveta de capacidade de 50 ml. Após a inserção da água destilada foi observado o menisco. Logo após foi introduzido os parafusos na água, assim notando uma variação da água na proveta que passou de 15 ml para 17 ml. Mediu-se a diferença entre o volume final e o volume inicial, assim obtendo o volume de 2 ml. Com os resultados obtidos por meio do experimento, calculou-se a densidade da amostra que foi de 2,55 g/ml. Notou-se uma variação de 0,55 e g/ml em relação aos valores de uma tabela de densidades conhecidas.
4.2- Leite Desnatado:
Inicialmente inseriu-se aproximadamente 50 ml de leite desnatado em um Becker de 50 ml. Após colocar o leite no Becker, aguardou-se 10 minutos para que a amostra atingisse o equilíbrio térmico a temperatura ambiente. Em seguida, mediu-se a temperatura com um termômetro de mercúrio. Anotou-se a medida encontrada de 21 graus. 
Em uma balança analítica pesou-se o balão volumétrico (vazio e seco). Anotou se o valor de sua massa (34,92g). Em seguida, zerou-se a balança e com auxílio de um contra gota e um funil foi inserido o leite desnatado e assim obtendo a massa de 86,28g. Para obter a massa do leite foi feito a diferença da massa do balão com leite menos a massa do balão vazio e assim foi encontrado a massa do leite que foi de 51,38g.
Com os resultados obtidos por meio do experimento calculou-se a densidade que foi de 1,0276 g/ml.
DISCUSSÃO
As medidas obtidas no experimento referente ao cálculo das densidades dos parafusos utilizando a proveta estão listadas a seguir na tabela 1.
	Tabela 1- Densidade dos parafusos de alumínio 
	
Massa
(g)
	
V inicial
(ml)
	
V final
(ml)
	
V deslocado
(ml)
	
Densidade
(g/ml)
	
5,10g
	
15 ml
	
17 ml
	
2 ml
	
2,55 g/ml
Em relação à tabela de densidades aproximadas de algumas substâncias da apostila foi notada uma pequena variação de 0,15 g/ml. 
As medidas obtidas no experimento referente a cálculo das densidades de sólidos de todos os grupos da sala estão listadas a seguir na tabela 2.
	Tabela 2- Resultados das densidades dos sólidos
	
Grupos
	
Materiais
	
Resultados obtidos
	
Resultados esperados
	
Diferença nos valores das densidades
	
Grupo 1
	
Alumínio
	
2,55 g/ml
	
2,7 g/ml
	
 0,15 g/ml
	
Grupo 2
	
Alumínio
	
3,05 g/ml
	
2,7 g/ml
	
-0,35 g/ml
	
Grupo 3
	
Latão
	
7,716 g/ml
	
8,4 g/ml
	
 0,684 g/ml
	
Grupo 4
	
Cobre
	
8,695 g/ml
	
8,9 g/ml
	
0,215 g/ml
Notou-se uma variação entre os resultados obtidos e os resultados esperados, mostrados na tabela 2. Essa variação pode ter acontecido devido alterações no material ou erros humanos.
As medidas obtidas no experimento referente ao cálculo das densidades do leite desnatado utilizando a proveta estão listadas a seguir na tabela 3.
	Tabela 3- Densidade do Leite desnatado
	
Massa do balão vazio
(g)
	
Massa do balão com leite
(g)
	
Massa do leite
(g)
	
Volume do leite
(ml)
	
Densidade
Do leite
(g/ml)
	
Temperatura do leite
	
34,9 g
	
86,28 g
	
51,38 g
	
50 ml
	
1,0276g/ml
	
21 graus
O resultado obtido ficou entre a variação do leite que é entre 1,023 g/ml e 1,040 g/ml.
As medidas obtidas no experimento referente a cálculo das densidades de líquidos de todos os grupos da sala estão listadas a seguir na tabela 4.
	Tabela 4- Resultados das densidades dos líquidos
	
Grupos
	
Tipo de leite
	
Resultados obtidos
	
Resultados esperados (Valor médio)
	
Diferença nos valores das densidades
	
Grupo 1
	
Leite Desnatado
	
1,0276 g/ml
	
1,032 g/ml
	
 0,0044 g/ml
	
Grupo 2
	
Leite Desnatado
	
1,0282 g/ml
	
1,032 g/ml
	
 0,0038g/ml
	
Grupo 3
	
Leite Integral
	
1,0238 g/ml
	
1,032 g/ml
	
 0,0082 g/ml
	
Grupo 4
	
Leite Integral
	
1,0226 g/ml
	
1,032 g/ml
	
0,0094 g/ml
Notou-se que todos os experimentos ficaram entre as variações do leite de vaca entre 1,023 g/ml e 1,040 g/ml. 
CONCLUSÃO 
O objetivo de determinar a densidade dos sólidos e líquidos em laboratório deu certo, apesar de que foram observadas algumas variações em relação aos resultados expresso nas tabelas de densidades aproximadas de algumas substâncias da à postila, essa variação podem ocorrer devido vários fatores como: temperatura ambiente, alteração do material e erros humanos. O método experimental utilizado foi eficaz na obtenção do objetivo e os resultados encontrados no experimento de densidades de sólidos e líquidos foram muito satisfatórios, devido às alterações pequenas no valor da densidade obtido.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Acessado em: 20/06/2017 (http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/propriedades-materia.htm)
RUSSEL, J. B., Química Geral, 2004, p.40
QUESTIONÁRIO
O que são propriedades extensivas e intensivas? Exemplifique.
As propriedades extensivas são propriedades que dependem diretamente da quantidade ou do tamanho da massa.
Ex: O volume representa a quantidade de espaço ocupada por um corpo. A quantidade de espaço ocupada por um corpo. A quantidade de matéria é diretamente proporcional ao seu volume, assim, 1 tonelada de salsempre ocupará mais espaço que 1 kg da mesma substância.
As propriedades intensivas são propriedades que independem da extensão do sistema, ou seja, não variam de acordo com a quantidade de massa ou o tamanho.
Ex: densidades não se alteram com a variação do tamanho do corpo ou quantidade. Um cubo de gelo e um iceberg tem a mesma densidade 0,92cm³, embora o último seja maior.
Qual é a importância de se determinar a densidade dos materiais?
Distinguir um material puro de um impuro, pois a densidade dos materiais que não são puros (misturas) é uma função da sua composição. E identificação e no controle de qualidade de um determinado produto industrial, bem como ser relacionada com a concentração de soluções.
Descreva outros métodos para se determinar a densidade de sólidos e líquidos além dos descritos no roteiro da sua aula prática. 
A densidade de um liquido pode ser calculada com o auxilio de um picnômetro ou de um densímetro. Os picnômetros são balões volumétricas que se usa para medir e pesar volumes de líquidos. 
A densidade de sólidos também pode ser medida descobrindo o seu volume através do tubo de Overflow. Insere-se água no cilindro e em seguida coloca-se o sólido. O tubo possui uma parte que permite que a água escorra para fora do cilindro, quando o sólido é colocado. A água que sai é medida separadamente e assim descobrindo a densidade do sólido.
Certo líquido imiscível na água tem densidade igual a 1,200 gml-1. Esse líquido deve flutuar na água? Por quê?
O líquido em questão irá flutuar na água, pois ela possui uma densidade de cerca de 1gml-1. O líquido mais denso ρ= 1,2gml tende aa descer para o fundo do recipiente e o líquido menos denso tende a flutuar.

Continue navegando