Buscar

Ação Declaratória de Inexistência de Relação Jurídico-Tributária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prática 01 – 
A Empresa ALFA Ltda., localizada em Manaus, gozando de todos os incentivos fiscais de mercadorias nacionais, recolhe mensalmente o Imposto de Renda em conformidade com a legislação específica vigente. Em 03/08/2018, a alíquota do IR foi majorada por Decreto, determinando o imediato recolhimento aos cofres públicos.
Ante a situação apresentada a Empresa ALFA sentiu-se prejudicada, e não quer resguarda-se sobre eventual cobrança.
Você na condição de advogado da empresa, qual a medida judicial a ser utilizada?
Tese:
Peça:
MODELO
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz Federal da ... Vara da Seção Judiciária do Amazonas
A empresa Alfa Ltda, pessoa jurídica de direito privado, inscrita com CNPJ nº ..., com sede na rua, número, bairro, CEP, cidade/estado, por seu advogado e procurador que esta subscreve (instrumento de mandato incluso, doc. 01), com escritório na rua, número, bairro, CEP, cidade/estado, com endereço eletrônico, onde receberá as devidas intimações nos termos do artigo 77 do Código de Processo Civil - CPC, vem à presença de Vossa Excelência, com fulcro no inciso I, artigo 19; artigos 300, 319 e 381 do CPC, propor:
AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE RELAÇÃO JURÍDICO-TRIBUTÁRIA COM PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA.
Em face da União, pessoa jurídica de direito público interno, com endereço na rua, número, bairro, CEP, cidade/estado, na pessoa de seu representante legal, pelas razões de fato e de direito a seguir aduzidas:
I – DOS FATOS
A Autora vem recolhendo regularmente os débitos tributários referentes ao Imposto de Renda Pessoa Jurídica – IRPJ de acordo com a legislação vigente.
No entanto, o Decreto nº..., majorou as alíquotas do IRPJ e determinou seu pagamento a partir da data da publicação do mencionado ato normativo. Esta exigência surpreendeu a Autora, razão pela qual não restou alternativa senão a propositura da presente Ação.
II – DO DIREITO
O Imposto de Renda Pessoa Jurídica - IRPJ é um tributo de competência da União, conforme preleciona a Constituição Federal – CF nos termos do artigo 153, Inciso III e artigos 43 a 45 do Código Tributário Nacional- CTN.
De acordo com o artigo 150, Inciso I, da Constituição Federal, o qual consagra o Princípio da Legalidade, de que nenhum tributo pode ser criado ou aumentado sem lei que o estabeleça. 
Com efeito, o artigo 150, Inciso III, letra “b” da Constituição Federal, estabelece que nenhum tributo poderá ser cobrado no mesmo exercício financeiro em que foi publicada a lei que o aumentou ou instituiu, ferindo o Princípio da Anterioridade e da Noventena.
Dessa forma, fica evidenciado que o Decreto, ao majorar a alíquota do IRPJ, exigindo seu pagamento a partir da publicação, contaria dois princípios fundamentais: o da legalidade, que é genérico e o da anterioridade, que é específico do direito tributário, revestindo-se de matéria inconstitucional.
Da Concessão da Tutela Antecipada.
Segundo o artigo 300 do CPC a tutela antecipada tem o caráter de urgência quando evidenciado a probabilidade do direito, bem como a existência de dano ou risco no resultado material do processo. 
A concessão da tutela antecipada justifica-se, pois a violação dos princípios da legalidade e anterioridade é uma prova da existência do direito e, por conseguinte da verossimilhança do pedido da Empresa Alfa Ltda, ora Autora.
Por sua vez, como o IRPJ é lançado por homologação, nos termos do artigo 150 do CTN, e a data do recolhimento apresenta-se iminente, a autora está sujeita imediatamente a um crédito tributário maior que o devido. Tal fato demonstra a existência de risco e dano financeiro a Autora.
III – DO PEDIDO
Pelo exposto, a Autora requer a Vossa Excelência:
A concessão da tutela jurisdicional antecipada, de acordo com o artigo 300 do CPC, afastando assim, a exigência quanto a majoração de alíquota do IRPJ pois a prova inequívoca da verossimilhança do pedido e o receio de dano financeiro e risco no resultado do processo, ora demonstrados;
O julgamento procedente do pedido, declarando-se a inexistência de relação jurídico-tributária com a União, em relação a majoração da alíquota de IRPJ, em face da violação dos princípios da legalidade e da anterioridade e, por fim, confirmando-se a tutela anteriormente concedida;
A citação da União, no endereço já declinado e na pessoa de seu representante legal para, querendo, apresentar contestação;
A condenação da Ré reconhecendo a declaração de inexistência de relação jurídico-tributário.
A condenação da Ré ao pagamento das custas processual e honorário advocatício.
IV – DAS PROVAS
Protesta provar por todos os meios de provas em direito admitidos, especialmente a documental já acostada e outras que se fizerem necessárias ao esclarecimento do D. Juízo.
V – DO VALOR DA CAUSA
Dá-se à causa o valor de R$.....(valor por extenso)
Termos em que,
Pede deferimento
Local, data.
Advogado
OAB/....N....

Continue navegando