A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
16 pág.
GESTÃO DOS RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO:  ESTUDO DE CASO EM CAMPO GRANDE 2017

Pré-visualização | Página 1 de 5

GESTÃO DOS RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO: ESTUDO DE CASO EM CAMPO GRANDE/MS
Rachel Luiza Leite Torrezan ; Sâmya Thayná Amorim do Nascimento; Steffanye Karoliny de Farias Soares [1: Acadêmica de Engenharia Civil da Universidade Católica Dom Bosco. racheltorrezan@gmail.com][2: Acadêmica de Engenharia Civil da Universidade Católica Dom Bosco. samyathayna.amorim@gmail.com][3: Acadêmica de Engenharia Civil da Universidade Católica Dom Bosco. soaressteffanye@gmail.com]
Resumo – O trabalho tem por objetivo analisar a viabilidade ambiental e econômica do reaproveitamento de resíduos sólidos da construção civil. A análise compreende o estudo dos impactos ambientais ocasionados pelas tecnologias convencionais de construção; pesquisa de tecnologias utilizadas na fabricação de blocos, telhas e tintas a partir de resíduos de construção e demolição; investigação das vantagens da adoção de tecnologia de reaproveitamento de resíduos de construção e demolição. Devido ao crescimento da preocupação com problemas ambientais, empresas e indústrias começam a adotar um comportamento ambiental pró-ativo. O meio ambiente adquire a perspectiva de fonte adicional de eficiência e competitividade, sendo questionado o cumprimento mínimo das obrigações legais. O elevado consumo de recursos naturais pela indústria da construção civil faz com que seja amplamente indicada e utilizada para absorver resíduos sólidos, promovendo a redução de custos e também de prejuízos ambientais referentes ao tratamento e disposição final adequada dos resíduos. Faz-se necessário investigar casos baseados em novos parâmetros de reutilização e reciclagem de materiais da construção civil. Para este trabalho, estudou-se o caso da empresa Progemix Resilix do Brasil Ltda, a qual fornece destinação sustentável e ecologicamente correta para resíduos descartados que precisam de tratamento especial, com foco no resto de material da construção, gerados no município de Campo Grande/MS. A execução deste estudo foi direcionada mediante pesquisas bibliográficas e em campo. Foram realizadas buscas virtuais para coleta de dados relevantes ao tema do trabalho; consultas a artigos, trabalhos de conclusão de curso, legislação ambiental, leis municipais, leis federais e resoluções do CONAMA; entrevistas e visitas técnicas com os sócios da empresa Progemix Resilix do Brasil Ltda, incluindo o acompanhamento do processo para produção de blocos, tijolos cerâmicos, telhas, lajotas, entre outros componentes da construção civil. Os resultados obtidos indicam que a aplicação de métodos para reutilização e reciclagem dos resíduos de construção e demolição (RCD) é possível e que a médio e longo prazo devem proporcionar benefícios de ordem social, ambiental e econômica. Pequenos ou grandes geradores de resíduos da construção civil (RCC) precisam ser estimulados a segregar os resíduos da construção civil, facilitando o procedimento realizado pela empresa que coleta os resíduos. É essencial que a população tome conhecimento de empresas neste segmento que atendem as normas estabelecidas, para que não só se reutilize o resíduo gerado, como também seja popularizado o uso de elementos construtivos reciclados nas mais diversas obras no município. A empresa estudada pode ser utilizada como referência para a destinação de resíduos sólidos da construção civil e demolição.
Palavras-Chave – Resíduos da construção e demolição, reciclagem, tecnologia.
INTRODUÇÃO
O percentual médio da participação da indústria da construção civil no Produto Interno Bruto (PIB) nacional apresentado nos últimos doze anos corresponde a 5,1% e comprova tratar-se de uma das indústrias com maior relevância na economia do país (FERNANDES NETO et al., 2015). Apesar de grande importância na economia, a construção civil se encontra atrasada quando comparada com outras indústrias, como afirmam Chagas et al. (2015), por apresentar, usualmente, grande desperdício de materiais, ausência de controle, atrasos e baixa produtividade.
Baseado na Agenda 21 surgiu o movimento chamado “Construção Sustentável”, cuja proposta é revisar a cadeia produtiva de construção, desde a extração, passando pelos processos de produção, custo e qualidade das construções. No art. 54 da Lei 12.305/10, relacionada à Política de Resíduos Sólidos, consta a meta de ser implantada em até quatro anos uma disposição adequada dos resíduos sólidos urbanos, eliminando os lixões a céu aberto (SILVA, SANTOS, 2014).
Devido à preocupação crescente da sociedade sobre os problemas ambientais nos dias atuais, as empresas e indústrias estão começando a adotar um comportamento ambiental pró-ativo. Nesse contexto, a questão ambiental se torna uma propícia oportunidade de negócios, pois, concomitante ao fato da crise ambiental ser prejudicial à sobrevivência humana, apresenta-se também como uma oportunidade de se basear em novos parâmetros para a continuidade da vida (PIMENTEL, 2009). 
Tendo em vista os pontos apresentados nesta pesquisa, é de suma importância a necessidade de se estudar casos que se baseiam em novos parâmetros de reutilização e reciclagem de materiais da construção civil. Portanto, para este trabalho, estudou-se o caso da empresa Progemix Resilix do Brasil Ltda, a qual fornece destinação sustentável e ecologicamente correta para resíduos descartados que precisam de tratamento especial, com foco no resto de material da construção, gerados no município de Campo Grande/MS.
IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL
A construção civil é um ramo tecnológico presente em cada parte do cenário mundial, necessário desde as necessidades mais básicas do ser humano, como moradias e edifícios que comportem seus interesses até o aprimoramento das tecnologias. De grande importância para o Brasil, eleva o crescimento econômico do país, distribui amplamente funções aos trabalhadores, auxiliando o mercado de trabalho. De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC, 2015), existem 233.343 empresas atuando neste ramo.
De acordo com Bastos (2015), sua importância dá-se pela extensa área de execução que oferece, pois, até mesmo os resíduos deixados por ela podem ser aproveitados. No Brasil está em constante crescimento, atuando nas construções de estradas, residências e indústrias. Traz melhorias de vida para a população, contribuindo para o crescimento nacional. Uma de suas maiores importâncias são as criações de novas tecnologias, e geração de empregos e renda para população brasileira.
Levantamento do IBGE (2016), gráfico 1, demonstra a comparação entre as taxas de crescimento anual do PIB Brasil e do PIB da Construção Civil no período de 2004 a 2016.
Gráfico 1. PIB Brasil e PIB Construção Civil (variação %).
 
Fonte: IBGE, 2016.
A indústria da construção civil consome um grande volume de recursos naturais, portanto, tem sido largamente indicada e utilizada para absorver resíduos sólidos, diminuindo custos e também prejuízos ambientais referentes ao tratamento e disposição final desses resíduos adequadamente. Minimizando os impactos ao meio ambiente, causados pelo uso de recursos naturais. Exemplo disso é a utilização de resíduos industriais para produzir blocos e tijolos cerâmicos, telhas, lajotas, entre outros componentes da construção civil (LUCAS, BENATTI, 2008).
O impacto ambiental gerado pela construção civil
De acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), na Resolução nº 001 de 23 de setembro de 1986, o termo impacto ambiental é definido como: “Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população, as atividades sociais e econômicas” (BRASIL, 1986).
Grande parte do desenvolvimento econômico e social tem como responsável a construção civil, porém, ela também é culpada por grandes impactos ambientais no país. Cerca de 50% do consumo de energia elétrica em operação de edifícios, 75% do consumo de recursos naturais

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.