Buscar

AV2 - TIC 2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CCT0100_AV2_ » TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	ALBERTO WESTER
MAGNA ALBINO BRANDAO
	Turma: 9009/I
	Nota da Prova: 4,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 29/11/2014 10:31:09
	
	 1a Questão (Ref.: 201201611501)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	No ambiente de trabalho de uma empresa multinacional que desenvolve diversos softwares para as áreas de TI com filiais em diversas cidades no Brasil, foi criado recentemente um Comitê de TI (COMTI) com representantes de diversas coordenações, para elaborar políticas de uso do ambiente computacional e estabelecimento de códigos de ética. Conforme o texto acima, qual a opção correta para ser discutida no Comitê de TI, referente ao código de ética :
		
	 
	tratar de assuntos da utilização de software livre
	 
	definição de regras de conduta dos funcionários das coordenações
	
	instalação de câmeras IP nos locais restritos
	
	contratação de especialistas em desenvolvimento de software
	
	liberação de password (senhas) para os administradores de rede
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201284253)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A convergência tecnológica e a telefonia móvel aumentam a procura por desenvolvedores de aplicativos móveis, tanto em design como na produção de games. Assinale a alternativa que mostre porque o desenvolvimento de conteúdo para aparelhos móveis cresce assustadoramente:
		
	 
	A profissionalização das empresas e o aumento da importância da tecnologia como área estratégica dentro do negócio são os principais fatores para o crescimento do mercado
	
	O profissional da área de TI necessita fundamentalmente desenvolver suas competências técnicas, não sendo importante desenvolver habilidades pessoais e sociais, tais como empreendedorismo, inovação e boa relação interpessoal
	
	Determinismo com foco na Ciência
	
	Determinismo com foco na Sociedade
	
	A necessidade de mudança de uma postura ativa para uma postura passiva
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201278910)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O conceito de determinismo tecnológico foi criado pelo sociólogo americano Thorstein Veblen (1857-1929) e cultivado e aperfeiçoado por Robert Ezra Park, da Universidade de Chicago. Em 1940, Park declarou que os dispositivos tecnológicos estavam modificando a estrutura e as funções da sociedade, noção que serviu de ponto de partida para uma corrente teórica em todos os aspectos, inovadora. Indique uma ideia defendida pelos deterministas tecnológicos:
		
	
	primeiro movimento importante que, ao mesmo tempo e não por acaso, questionou o pensamento religioso e potencializou a ideia da neutralidade.
	 
	interpretam a tecnologia como a base da sociedade no passado, presente e até mesmo no futuro.
	 
	contribuiu para reforçar a ideia de neutralidade.
	
	subjetividade deve ser contida dentro dos limites da objetividade na tentativa de reproduzir a realidade ¿assim como ela é¿.
	
	Novas tecnologias transformam a ciência em todos os níveis.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201281601)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Sociedade atual é denominada, por algumas pessoas, como Sociedade do Conhecimento e tem as seguintes características: I - Geração do conhecimento como atividade principal, Informação e tecnologia como fonte de riqueza, Mercado globalizado, Desenvolvimento intensivo de hardware e software, Era das parcerias, da interação e do relacionamento, Internet e realidade virtual, redes digitais, redes de conhecimento, redes de relacionamento. II - Baseada na economia de subsistência, Uso do fogo e de armas, Tribos nômades, Linguagem oral e figurativa. III - Revolução industrial, Produção em série, Concentração em cidades, Processos industriais, Valorização do capital, Desenvolvimento de máquinas, Noção de mercado, Imprensa e livros, Invenção do rádio.
		
	 
	Somente a afirmativa I está correta
	
	Todas as afirmativas estão erradas
	
	As afirmativas I e II estão corretas
	
	Somente a afirmativa III está correta
	 
	Somente a afirmativa II está correta
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201109363)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Atualmente, os usuários domésticos e empresariais estão recorrendo à computação na nuvem. Uma vez em formato digital a informação e o conhecimento são mais facilmente acessados, armazenados, recuperados, manipulados e compartilhados através das redes de computadores. Diante desse cenário podemos afirmar que:
		
	
	A convergência computacional nos possibilita acessar as informações de lugares específicos e através de um meio de comunicação determinado (ligações telefônicas convencionais)
	 
	A convergência digital dificulta a troca de informações no contexto das redes sociais e da Internet, pois limita a distância gerográfica
	
	A convergência computacional nos impede de acessar as informações de qualquer lugar e através de qualquer meio de comunicação, por falhas nas redes de telecomunicações
	
	A convergência tecnológica promove facilidades de acesso às informações desde que seja num lugar específico, através de um meio de comunicação determinado
	 
	A convergência tecnológica nos possibilita acessar as informações de qualquer lugar e através de qualquer meio de comunicação por uma interface única
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201615551)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O dono de uma grande empresa realizou a aquisição de um lote grande de computadores de última geração. Na sua concepção de negócio isso, por si só, será responsável pelo o aumento do seu lucro. Nesse contexto, é correto afirmar que:
I - A presença da Tecnologia, por si só, é a única responsável pela melhoria dos negócios da empresa;
II -  A formação dos colaboradores para o uso crítico e satisfatório dos recursos digitais (computadores) pode se tornar o diferencial dessa empresa no que diz respeito ao uso da Tecnologia da Informação como forma de aumentar os serviços prestados e, consequentemente, o lucro da empresa.
III - O dono da empresa não acredita na relação dialética entre Ciência, Tecnologia e Sociedade.
		
	
	Somente a afirmativa I está correta
	
	Somente a afirmativa III está correta
	
	As afirmativas I e II estão corretas
	 
	Todas as afirmativas estão erradas
	 
	Somente a afirmativa II está correta
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201107505)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Analise as sentenças abaixo sobre os impactos da TIC na sociedade e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. O trabalho cooperativo baseado nas TIC possibilitou que profissionais geograficamente próximos pudessem se comunicar e desenvolver projetos em equipe, aumentando significativamente custos e tempo de locomoção na geração e compartilhamento de novos conhecimentos;
II. A interação em rede, baseada em recursos como e-mail, chat, fóruns, comunidades virtuais, web cam, etc., proporcionou e vem demandando novos sistemas de comunicação e informação, impactando na forma de relacionamento e comunicação social;
III. A difusão das TIC dificultou o processo de automação, a flexibilidade na produção, gestão, industrialização, comercialização, etc., prejudicando a redefinição de fluxos de trabalho e a comunicação organizacional.
		
	
	Somente as sentenças II e III estão corretas
	
	Todas as sentenças estão corretas
	 
	Somente a sentença II está correta
	
	Somente as sentenças I e II estão corretas
	
	Somente a sentença III está correta
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201214346)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Existem várias abordagens que nos auxiliam a entender a evolução científica e tecnológica do homem contemporâneo. Dentre essas abordagens existe o determinismo tecnológico, que inclusive abrange o chamado de efeito Frankenstein, que defende a ideia de que uma máquina ou um sistema quando em ação tem vidaprópria, não podendo ser controlada(o). A partir dessa afirmação descreva detalhadamente as ideias defendidas pelos deterministas tecnológicos.
		
	
Resposta: os deterministas defendem a ideia de que o computador por si só poderia ter "vida propria" e fazer suas escolhas e ate mesmo ter sentimentos. Eles tem nos imputado essa ideia na sociedade.
	
Gabarito: De acordo com os deterministas tecnológicos, as tecnologias são consideradas como a principal causa das mudanças na sociedade, "... e são vistas como a condição fundamental de sustentação do padrão da organização social". Os deterministas tecnológicos interpretam a tecnologia como a base da sociedade no passado, presente e até mesmo no futuro. "Novas tecnologias transformam a sociedade em todos os níveis, inclusive institucional, social e individualmente. Os fatores humanos e sociais são vistos como secundários" (Chandler, Daniel, 2000).
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201107276)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	"Aquecimento global, alterações climáticas, o excesso de lixo: no âmago de algumas das principais preocupações que afligem a humanidade hoje, está a questão da sustentabilidade ambiental - a noção de que, se continuarmos utilizando os recursos naturais no mesmo passo que seguimos desde a revolução industrial, os danos à biosfera serão irreversíveis, causando extinções em massa e até mesmo colocando a vida humana em risco. (...) Nesse contexto, surge a TI Verde, ou a idéia de que é possível criar e utilizar tecnologias que levarão ao crescimento sem agredir o meio ambiente, sempre com foco no aumento de produtividade (...)". 
Com base no texto tirado do site http://imasters.com.br vemos a importância da TI Verde. Cite e comente os benefícios de pelo menos quatro ações adotadas pelas empresas para torná-las cada vez mais verdes.
		
	
Resposta: Criar ambientes que tonem viaveis projetos com foco em sustentabilidade; Manter regras de controle as emissoes de carbono; Procurar se adequar as regulamentação; Adotar politicas de gerenciamento de energia
	
Gabarito: Criar ambientes que tornem viável projetos com foco em sustentabilidade; Manter regras que controlem as emissões de carbono; Procurar se adequar às regulamentações ligadas ao meio-ambiente; Adotar políticas de gerenciamento de energia.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201207399)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	São crescentes os debates sobre as dimensões sociais, políticas, econômicas e culturais das novas tecnologias de comunicação e informação (TIC). Uma das preocupações tem sido o que vem se chamando de Exclusão Digital (do inglês "digital divide"). Por exclusão digital entende-se o surgimento de mais uma barreira sócio-econômica entre indivíduos, famílias, empresas e regiões geográficas, decorrentes da desigualdade quanto ao acesso e uso das TICs, hoje simbolizadas na Internet. A questão do acesso passa pelos seguintes problemas: I. Capacitação: treinamento no uso do meio e formação de quadros para configurar, operar e desenvolver serviços e sistemas; II. Gestão e custeio (sustentabilidade): viabilização econômica e financeira para garantir a manutenção e atualização dos serviços locais; III. Conteúdo: oferta de conteúdos locais, serviços e sistemas de informação em nosso idioma, democratização de toda a informação legalmente pública, facilidades para a produção e disseminação de conteúdo local. Com base na análise das sentenças acima assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	Somente sentenças II e III estão corretas.
	 
	Todas as sentenças estão corretas.
	 
	Somente as sentenças I e II estão corretas.
	
	Somente uma sentença está correta.
	
	Nenhuma sentença está correta.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes