Buscar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CIÊNCIA DOS MATERIAIS		
AÇO INOX
 HISTÓRIA DO AÇO INOX
Harry Brearley (1871-1948)
TALHERES DE AÇO DE CARBONO
O QUE É AÇO INOX
Podemos definir como aço inoxidável o grupo de ligas ferrosas resistentes à oxidação e corrosão, que contenham no mínimo 10,5% de cromo.
O aço inoxidável é um aço de alta-liga resistente à ação deteriorante do oxigênio, ou seja, não sofre oxidação. 
Apresenta propriedades físico-químicas superiores aos aços comuns, sendo a alta resistência à oxidação atmosférica a sua principal característica.
ELEMENTOS QUE COMPÕEM AÇO INOX
FERRO
É extraído da natureza na forma de minério de ferro depois de passado para o estágio de ferro-gusa, através de processos de transformação, é usado na forma de lingotes. Adicionando-se carbono dá-se origem a várias formas de aço.
Os aços são ligas metálicas de ferro e carbono com concentrações máximas de 2,2% em peso de carbono, aproximadamente. O carbono é o elemento de ligação principal.
Hematita, um minério de ferro.
Produção de ferro a partir da hematita em siderúrgica
CROMO
 É empregado na obtenção de muitas ligas de ferro, incluindo o aço inoxidável e o aço-cromo, muito duro e resistente à corrosão.
Cristais de cromo de alta pureza
MOLIBIDÊNIO
Em pequenas quantidades, é aplicado em diversas ligas 
metálicas de aço para endurecê-lo e torná-lo resistente a corrosão.
Seu principal minério é a molibidenita. Não ocorre livre na natureza. O metal é extraído por queima que produz o óxido que depois é reduzido por hidrogênio.
É um material de grande resistência mecânica à corrosão e à oxidação. O níquel também está presente em alguns meteoritos de ferro (até 20%). 
NÍQUEL
PORTAL DO NÍQUEL. Mercado do Brasil. Disponível em: <http: www.icz.org. br/portaldoniquel/mercado-brasil.phpl>. Acesso em 8 de out. de 2014.
ABINOX. Estatísticas anuais do consumo Brasileiro. Disponível em: <http: www.abinox.org.br/aco-inox-estatisticas-anuais.php>. Acesso em 8 de out. de 2014. 
IMPORTUBOS. Tipos de aço inox. Disponível em: <http: www.importubos. com/ tipos-de-aco-inox.html>. Acesso em 13 de out. de 2014.
BIBLIOGRAFIA
RECICLA BRASIL. Ferro. Disponível em: <http: reciclabrasil.net/ferro.htm l>. Acesso em 08de set. de 2014.
METALPLATING. Informação técnica do Cromo. Disponível em: <http: www.metalplating.com.br/informacao_tecnica/cromo.html>. Acesso em 08 de set. de 2014.
INFOESCOLA. Molibdênio. Disponível em: <http: www.infoescola.com/elementos-quimicos/molibdenio/>. Acesso em 08 de set.2014.
USP. Molibdênio. Disponível em : <http: www.cdcc.sc .usp.br/elementos/ molibdenio.html>. Acesso em 08 de set. de 2014.
 BRASIL ESCOLA. Ferro. Disponível em: <http: www.brasilescola.com/quimica/ ferro.htm>. Acesso em 08 de set. de 2014. 
QUIMLAB. Molibdênio. Disponível em: <http: www.quimlab.com.br/ guiadoselementos/molibdenio.htm>. Acesso em 08 de set. de 2014.
PORTAL DO NÍQUEL. Mercado Mundial. Disponível em: < http: www.icz. org.br/portaldoniquel/mercado-mundo.php>. Acesso em 8 de out. de 2014.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando