Buscar

E fisica 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1 É correto afirmar que dois corpos: 
R:(de massas diferentes podem estar em equilíbrio térmico.)								
2 Em um estúdio, dois ambientes 1 e 2, estão separados por uma parede metálica dupla, isto é, formada pela junção de duas placas. Sabe-se que para essas placas, a área é  A = 20 m2 (área de cada parede),  L1 = 10 cm com k1 = 40 J/s.mºC e L2 = 20 cm com k2 = 50 J/s.mºC . Admitindo estacionário o regime de condução de calor, podemos afirmar que  o fluxo de calor que atravessa cada uma das paredes é igual a : dado : [K.A(Tq-Tf)]/L 
R :(H = 4,0.105 J/s)								
3 Em uma corda homogênea e esticada são geradas duas ondas de amplitudes iguais. Podemos afirmar que essas ondas, necessariamente, terão comprimentos de onda iguais? Justifique sua resposta.
 
R: Gabarito: 
FALSO. Uma característica das ondas mecânicas é que sua velocidade de propagação, em um dado meio, é determinada pelas propriedades elásticas e inerciais desse meio. No caso presente, uma onda se propaga em uma corda esticada e sua velocidade é dada por v = (T / µ)0,5 onde T é a tensão à qual a corda se acha submetida, e m é sua densidade linear.
Assim, todas as ondas geradas em uma particular corda, sob tensão T e densidade m, terão, necessariamente, a mesma velocidade de propagação. Vale salientar que os demais parâmetros como freqüência, amplitude, etc., dependem da fonte geradora da onda, podendo, pois, em princípio, ter qualquer valor. 
 ."								
4 Espelhos esféricos produzem imagens com características variadas. Na figura abaixo temos uma vela (ponto A) diante de um espelho, a sua imagem é representada pela vela menor (ponto B), é correto afirmar que : 
R:(a imagem conjugada é real, sendo o espelho côncavo.)								
5 Espelhos planos produzem imagens:
 
R:(virtuais e do mesmo tamanho do objeto.)	
6 Em 20 segundos, uma fonte de ondas periódicas emite 40 ondas completas, que se propagam com comprimento de onda de 15 m. Determine a freqüência, o período e a velocidade das ondas.
Gabarito: Frequência: 40 ondas/20s = 2Hz. Período: 1/f = 1/2Hz = 0,5s. Velocidade: V = comprimento de onda/periodo = 15m/0,5s = 30m/s.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais