Buscar

ÉTICA AULA 01

Prévia do material em texto

ÉTICA
1a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	
	13/08/2018 21:18:15 (Finalizada)
	
	2018.3 EAD
	Disciplina: CCJ0184 - ÉTICA 
	
	 
	Ref.: 201708916924
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Os atos e contratos constitutivos de pessoas jurídicas, para sua admissão em registro, em não se tratando de empresas de pequeno porte e de microempresas, consoante o Estatuto da Advocacia, devem
		
	 
	conter o visto do advogado
	
	permitir a participação de outros profissionais liberais.
	
	apresentar os dados do contador responsável.
	
	indicar o advogado que representará a sociedade.
	
Explicação: O fundamento está no art. 1º § 2º do EOAB combinado com art. 2º do RG
	
	 
	Ref.: 201711158776
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Advogado público da Defensoria do Estado X realiza atos de advocacia em favor de uma empresa  de direito privado na área de cosméticos. Assinale a opção correta sobre os atos proticados pelo defensor:
		
	
	são válidos porque os advogados públicos  não podem advogar contra a fazenda que os remunera.
	 
	são nulos porque foram realizados no âmbito do impedimento.
	
	são anuláveis porque foram realizados no âmbito da incompatibilidade.
	
	são válidos porque os advogados públicos advogam privadamente sem restrição.
	
	são nulos porque os advogados públicos são incompatíveis com a advocacia.
	
Explicação:
Os advogados públicos são advogados, inscritos na OAB na forma do Prov. 114/2006. Estão na categoria de impedimento, advogam com restrição. Os defensores públicos atuam exclusivamente no âmbito da defensoria Pública na  defesa dos necessitados.
	
	 
	Ref.: 201709179060
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Assinale a opção correta:
		
	
	As Procuradorias e Consultorias Jurídicas dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e das respectivas entidades de administração indireta e fundacional não exercem atividade de advocacia, uma vez que se sujeitam tão-somente a seu próprio regime jurídico.
	
	A propositura de Ação Popular e de ação de Habeas Corpus não se incluem nas atividades privativas da advocacia.
	 
	São nulos os atos privativos de advogado praticados por inscrito na OAB que desrespeitem os limites de impedimento legal.
	
	Ao advogado é assegurado o direito de exercício de sua profissão em todo o território nacional desde que observe o limite de até 15 diferentes causas anuais fora do território do Estado/Distrito Federal onde estiver registrado junto ao respectivo Conselho Seccional da OAB.
	
	Em nenhuma hipótese estrangeiros podem exercer a advocacia no Brasil.
	
Explicação:
são nulos os atos praticados por pessoa não inscrita e por advogados impedidos no âmbito do impedimento - art. 4°, parágrafo único, EOAB
	
	 
	Ref.: 201711158727
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A obrigatoriedade do visto do advogado em atos constitutivos de pessoa jurídica, sejam contratos sociais ou estatutos, decorre do Estatuto da Advocacia (Lei 8.906, de 4 de julho de 1994), que dispõe sobre o exercício da profissão de advogado. Sobre esta obrigatoriedade é correto afirmar:
		
	
	há dispensabilidade do visto para as sociedades empresárias em geral.
	
	há dispensabilidade do visto para sociedades anônimas.
	 
	há dispensabilidade do visto para as Microempresas e empresas de pequeno porte.
	
	Há dispensabilidade do visto apenas para o empresário individual
	
	há dispensabilidade do visto para as sociedades limitadas.
	
Explicação:
O fundamento da questão encontra-se no art. 1°, § 2°, EOAB c/c LC 123/2006, art. 9°, § 2°.
	
	 
	Ref.: 201709183863
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	(VII Exame Unificado/2012/ADAPTA) - Esculápio, advogado, deseja comprovar o exercício da atividade advocatícia, pois inscreveu‐se em processo seletivo para contratação por empresa de grande porte, sendo esse um dos documentos essenciais para o certame. Diante do narrado, à luz das normas do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, o efetivo exercício da advocacia é comprovado pela participação anual mínima em:
		
	
	seis petições iniciais civis.
	
	quatro peças defensivas gerais.
	
	cinco participações mínimas, mensais, em atos privativos do advogado.
	
	três participações em audiências.
	 
	cinco atos privativos de advogado
	
Explicação:
O fundamento está no art. 5° do RGOAB
	
	 
	Ref.: 201708845188
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O termo advocatus refere-se em direito romano a um terceiro chamado para falar em favor de outrem para defender interesses. Nesse sentido, sobre as atividades privativas da advocacia é correto afirmar:
		
	
	a impetração de habeas corpus em qualquer instância ou tribunal;
	
	a impetração de habeas corpus apenas em tribunais superiores
	
	a defesa técnica em processo administrativo disciplinar;
	 
	a postulação perante órgão do judiciário, resguardadas as exceções legais e judiciais;
	
	a postulação a qualquer órgão do poder judiciário e aos juizados especiais;
	
Explicação:
O art. 1° do EOAB estabelece as atividades privativas da advocacia a saber: o procuratório judicial e a atividade extrajudiciald e assessoria, consultoria e gestão de departamento jurídico. Exsitem exceções legais e judiciais:  Juizados civeis estaduais, juizados cíveis federais, justiça do trabalho, processo administrativo e habeas corpus.
	
	 
	Ref.: 201711156363
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa que apresenta uma informação CORRETA:
		
	
	Os advogados públicos não integram a OAB.
	
	o advogado que renunciar ao mandato continuará, durante os 15 (quinze) dias seguintes à notificação da renúncia, a representar o mandante, salvo se for substituído antes do término desse prazo.
	 
	no seu ministério privado, o advogado presta serviço público e exerce função social.
	
	no processo judicial, o advogado contribui na postulação de decisão favorável ao seu constituinte, ao convencimento do julgador, mas seus atos não constituem múnus público.
	
	o estagiário de advocacia, regularmente inscrito, pode praticar todos os atos previstos no Estatuto da Advocacia e da OAB, na forma do Regulamento Geral, isoladamente ou em conjunto com advogado e sob responsabilidade deste, com carga horária de 250h.
	
Explicação:
O  fundamento da questão encontra-se no art. 2°, §§ 1° e 2°, EOAB. A carga horária do estagio profissional é de 30h e o parzo da renúncia é de 10 dias.
	
	 
	Ref.: 201711007038
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	(Exame de Ordem - adaptada) Juliana é integrante da equipe de recursos humanos de certa sociedade anônima, de grande porte, cujo objeto social é o comércio de produtos eletrônicos. Encontrando-se vago um cargo de gerência jurídica, Juliana organizou processo seletivo, tendo recebido os currículos de três candidatas. A primeira delas, Mariana, é advogada regularmente inscrita na OAB, tendo se especializado em Direito Penal. A segunda, Patrícia, não é graduada em Direito, porém é economista e concluiu o doutorado em direito societário e mercado de capitais. A terceira, Luana, graduada em Direito, foi aprovada no exame da OAB e concluiu mestrado e doutorado. É conselheira de certo tribunal de contas estadual, mas encontra-se afastada, a pedido, sem vencimentos. Considerando a situação narrada, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Apenas Mariana e Luana poderão exercer a função de gerência jurídica.
	
	Qualquer das candidatas poderá exercer a função de gerência jurídica, mas apenas Mariana poderá subscrever os atos privativos da advocacia.
	 
	Apenas Mariana poderá exercera função de gerência jurídica.
	
	Qualquer das candidatas poderá exercer a função de gerência jurídica, mas apenas Mariana e Luana poderão subscrever os atos privativos da advocacia.
	
	Apenas Luana poderá exercer a função de gerência jurídica.
	
Explicação:
Patrícia não é graduada em Direito, logo não é advogada. Luana está incompatibilizada com a advocacia porque trabalha no TCE e a licença não afasta a incompatibilidade - art. 28, § 1° EOAB. A resposta é apenas mariana na  forma do art. 7° do RG e art. 1°, II, EOAB.

Continue navegando