Buscar

Avaliando o aprendizado aula 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliando o aprendizado aula 6
	1a Questão (Ref.: 201202010197)
	
	Existem diversas abordagens que explicam as diferenças salariais entre trabalhadores. Assinale a alternativa INCORRETA.
	
	
	Atores, atletas profissionais e altos executivos geralmente têm habilidades especiais que os tornam especiais. Podem receber salários muito maiores do que outros trabalhos. Seus salários altos são principalmente aluguéis econômicos, não um diferencial compensador nem reflexo dos custos de oportunidade.
	 
	A abordagem do capital humano defende que uma série de habilidades que um trabalhador adquire na escola mais a experiência acumulada no mercado de trabalho melhora sua produtividade, mas não afeta o seu nível de renda.
	
	Certas habilidades e atributos, naturais ou adquiridos, podem ter grande procura no mercado. As pessoas que têm essas qualidades ganham mais do que as que não as têm. Essas últimas talvez não tenham a possibilidade de adquiri-las, pelo menos não rapidamente. Portanto, uma economia pode ter grupos não competitivos ¿ grupos inteiros de trabalhadores que têm qualificação especial e obtêm aluguel econômico.
	
	Os empregadores que oferecem melhores condições de trabalho podem pagar salários mais baixos. Isso incentiva os empregadores a fornecer condições de trabalho agradáveis. Os empregadores vão melhorar as condições enquanto a economia em dinheiro decorrente do salário menor cobrir o custo do empregador de fornecer ambientes mais agradáveis de trabalho.
	
	A teoria do salário-eficiência tenta mostrar que os trabalhadores que ganham mais são mais produtivos, o que pode ser explicado por melhores padrões de saúde (diminui número de faltas, eleva a produtividade etc.), melhores incentivos (permanência no emprego ¿ diminui custo de treinamento e recrutamento; estímulo à boa conduta ¿ zelo pelo equipamento, menor número de defeitos, etc., o que se obtém pelo medo de perder o emprego).
	� Gabarito Comentado.�
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201202011047)
	
	Os rendimentos do trabalhador brasileiro também decresceram no período, seja na ótica do salário médio real, seja na da massa salarial real. Tal perda do poder aquisitivo dos salários acentua-se quando contrastada com o crescimento simultaneamente observado no número de postos de trabalho, representado pelo aumento do contingente da população ocupada. Paralelamente, na área da educação o Brasil realizou, na década de 90, significativos progressos. Conforme dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, entre 1990 e 2001 a taxa de alfabetização de pessoas com 15 anos ou mais cresceu, no país, de 82% para 87%. No mesmo intervalo de tempo, a taxa de matrícula líquida no nível fundamental para crianças de 7 a 14 anos elevou-se de 86% para 97%, e a taxa de matrícula líquida no ensino médio quase quintuplicou, passando de 15% para 71%. Apontada como fator determinante para aumentar a distribuição de renda, elevar a remuneração dos salários e, numa perspectiva mais ampla, contribuir para o crescimento econômico de um país, a educação no Brasil não parece ter apresentado, apesar de seu referido progresso dos últimos anos, evidências que permitam confirmar, à vista do quadro acima, sua importância na Teoria do Capital Humano.Segundo esta teoria, a decisão de investir em educação é baseada:
	
	
	na medida que o nível educacional de um indivíduo aumenta, sua renda também diminui.
	
	no aumento da renda uma vez que a educação não influi na produtividade do indivíduo.
	
	na crescente produtividade do trabalhador, bem como sua renda, enquanto a escolaridade não aumenta.
	
	na importância da formação para a cidadania que a aquisição da instrução garante incondicionalmente.
	 
	nos retornos, sob a forma de salários, que a aquisição de anos de escolaridade pode oferecer.
	
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201202055605)
	
	Os teóricos do Capital Humano compararam o número de pessoas matriculadas nas escolas secundárias e no ensino superior com a renda per capita de um país. Observaram que quanto maior o nível de escolarização:
	
	 
	maior é a renda
	
	menor é o nível de emprego
	
	maior é a participação política
	
	menor é aceitação da ordem social
	
	menor é o rendimento das pessoas
	
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201202470296)
	
	A teoria do Capital Humano foi desenvolvida na década de 1960, por Schultz e Becker. De acordo com esta teoria, o desenvolvimento econômico de um país está diretamente ligado ao investimento em capital humano, ou seja, em aperfeiçoamento/educação dos trabalhadores. A tese central da teoria do capital humano vincula a educação ao desenvolvimento econômico, à distribuição de renda, à melhoria de qualidade de vida e ao fim da desigualdade social. Essa teoria foi fundamental para a manutenção do consenso em torno da ordem capitalista, uma vez que o contexto mundial do início de globalização faz com que:
	
	
	a divisão internacional do trabalho sofra uma redução
	
	os produtores diminuam o investimento em tecnologia de ponta
	 
	a classe trabalhadora passe questionar a visão liberal da escola
	
	a produção em massa passe a demandar trabalhadores com escolaridade elevada
	
	o Estado privatize os investimentos em educação
	� Gabarito Comentado.�
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201202144413)
	
	O período que a teoria do capital humano encontra embasamento e é difundida tem como característica a forte intervenção estatal, é o momento estudado do Estado do Bem-Estar Social. Sabe-se que o capitalismo está sempre se modificando para se manter e, como consequência de toda essa mudança, a estrutura montada para dar suporte ao desenvolvimento do capital também se transforma, com isso as ideias e as teorias também sofrem mutações. Ao ser elaborada, a teoria do Capital Humano fazia a defesa da seguinte noção:
	
	
	O incremento da produtividade decorrente da maior capacitação levaria a que o trabalhador aumentasse sua participação nos lucros da empresa.
	
	A ampliação dos processos educativos tornaria os interesses dos trabalhadores mais afinados com as demandas do grande capital financeiro.
	 
	O incremento da produtividade no trabalho decorrente do aumento da capacitação do trabalhador levaria a que o indivíduo tivesse um aumento de renda.
	
	O aumento da escolarização dos trabalhadores aprofundaria a sua especialização, aprofundando a divisão internacional do trabalho.
	
	O incremento da escolarização dos trabalhadores, tornaria os trabalhadores mais valorizados, levando os sindicatos patronais a pressionarem o governo para reduzir benefícios sociais.
	
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201202055603)
	
	De acordo com a teoria do Capital Humano o desenvolvimento econômico de um país está diretamente relacionado:
	
	
	à preparação das elites
	 
	à educação dos trabalhadores
	
	à competitividade industrial
	
	à atuação do Estado
	
	ao aumento do emprego

Outros materiais