Buscar

Fichamento O nascimento da democracia ateniense A assembleia no século V a.C. cap. 5 História Antiga 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

​
Fichamento - História Antiga 1
STARR, Chester G. O nascimento da democracia ateniense - A assembleia no século V a.C. Tradução: Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Ed. Odysseus; 2005.
Capitulo 5 - Sessões da Assembleia
1. Biografia do autor e obras:
2. Resumo:
3. Identificar os objetivos principais: listá-los em forma de citação.
4. Identificação do tema: o tema não é o problema ou o objetivo do texto, mas o assunto que está sendo tratado. Por isso é só listar os temas principais abordados pelo (s) autor/es.
5. Tese (s) do autor (es): nem sempre a tese está explicita, nem mesmo no início do texto; ela pode estar nas entrelinhas ou no final do texto.
a)- Em suma, nem os líderes nem a particiapaão nos negócios do dêmos, clubes nem o papel do conselho batam para explicar por que a assembleia em geral funcionava com eficiência...Pg. 98.
6. Ideias:
a)- Filipe toma Elateia - Para concluir, foi Demóstenes, prostates tou demou, que vestiu a coroa que formalmente lhe dava direito à palavra, e convenceu a assembleia a travar aliança com Tebas, sua velha inimiga, oferecendo-lhe termos favoráveis e mobilizando o exército ateniense como garantia de sinceridade...Pg. 80.
b)- A assembleia aceitou a aliança por ele proposta e concedeu cidadania a Filipe e a seu filho Alexandre...Pg. 81.
c)- Procedimentos da assembleia - Quando teve início o debate propriamente dito, este foi supervisionado pelo presidente da assembleia (epistates), um homem escolhido por sorteio dentre os prítanes de então para presidir também o conselho...Pg. 81.
d)- A agenda de uma sessão normal era redigida pelo conselho e publicada quatro dias de antecedência...Pg. 82.
e)- Ésquines - os oradores do conselho e da assembleia devem ater-se ao assunto, devem tratar de cada assunto separadamente, devem evitar falar duas vezes sobre o assunto na mesma sessão; devem evitar as invectivas, não devem interromper outro orador...Pg. 82.
f)- Como observa Socrates, o debate na assembleia nem sempre era ordeiro, e pretensos oradores às vezes tinham de ser expulsos pela força, pelos prítanes ou pela polícia cita de arqueiros, que também servia nas sessões do conselho, para manter a ordem nos procedimentos...Pg. 83.
g)- É bem verdade que Tucídides pôs a culpa pelo derrota ateniense na Guerra do Peloponeso nos erros dos cidadãos, que seguiam maus líderes que os adulavam para obter ascendência, mas havia um sem número de problemas financeiros, militares etc., inclusive a rebeldia dos súditos de Atenas, que devem ser considerados na explicação do colapso final - a qualidade da liderança não era o único fator...Pg. 85.
h)- Os acontecimentos de 404 deram-se de maneira mais violenta. Após a rendição de Atenas, Lisandro, o almirante espartano, compareceu pessoalmente a uma sessão da asembleia e ordenou-lhe que aprovasse uma proposta de que trinta homens fossem indicados para fazer os esboço das "leis ancestrais" e governar o estado...Pg. 89.
i)- Durante o ano de 403/2, entrou novamente em vigor a democracia plena; num decreto proposta por Tisámeno, ordenava-se que os atenienses fossem "governados por seus costumes nacionais"...Pg. 90.
j)- Constituição dos atenienses de que "o povo se tornou senhor de todas as coisas e tudo administra por meio de decretos da assembleia e de decisões de tribunais de justiça, em que detém o poder. Pois até mesmo as funções jurídicas do Conselho passaram para as mãos do povo"...Pg. 91.
k)- A única questão que nos preocupa aqui é como uma massa de cidadão, composta por milhares de indivíduos, sentada na encosta rochosa da Pnyx, podia operar com eficiência...Pg. 92.
l)- Assim, um papel dominante tem sido atriubuído com frequência aos "líderes do povo" (demagogós - que não era um termo pejorativo na antiga Atenas como nos contexto modernos)...Pg. 93.
m)- Há, sem dúvida, testemunhos claros de que os atenienses estiveram divididos ao longo dos anos a respeito de dois temas fundamentais, os ricos contra os pobres e a população rural em oposição aos cidadãos urbanos...Pg. 96.
n)- A assembleia era, portanto, a fonte soberana de decisões em Atenas e podia afinal agir pelo estado como melhor lhe aprouvesse a seus participantes; como vimos no Capítulo III, porém, menos de 20% da população da Ática podia participar, e na prática, apenas uma minoria participava de fato das reuniões da assembleia...Pg. 99.
7. Problematizações principais
8. Listar as fontes e os principais autores (historiografia) mencionados no texto
9. síntese crítica do texto:

Continue navegando