Buscar

ATIVIDADE IV 01 de 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE IV – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
ATIVIDADE 01 DE 03 – APRESENTAÇÃO DAS DUPLAS
01-O conceito de educação laica muitas vezes é visto de maneira equivocada, pois é confundido com uma limitação educacional sobre as crenças e não crenças da população. Sobre a definição de educação laica, estão corretas as proposições a seguir, EXCETO:
(A) O ensino laico constituiu-se no ocidente a partir da separação entre o Estado e a Igreja Católica, fortalecendo-se com o iluminismo.
(B) No Brasil, o ensino laico teve início a partir da expulsão dos jesuítas, em 1759, pelo Marquês de Pombal. Seus colégios foram fechados e o ensino no país foi laicizado, com a introdução das aulas régias, o início da educação pública e a fundação de algumas instituições baseadas em ideais iluministas. 
(C) Embora a Educação escolar não seja baseada em ensinamentos religiosos, é importante ressaltar que o ensino religioso cristão nas escolas é previsto na legislação, e sua concretização deve respeitar os princípios do mesmo incontestavelmente.
(D) A disciplina de religião na escola pública deve respeitar toda a diversidade cultural e religiosa do Brasil, que congrega não apenas religiões de raízes cristãs como de matriz africana e também orientais. Portanto, um ensino religioso democrático deve tratar da história das religiões e de como a religião acontece em nossa sociedade.
(E) Qualquer tipo de imposição religiosa dentro da escola pública deve ser combatida. O papel da escola e dos educadores é ofertar informação diversificada para que os jovens possam tomar suas próprias decisões, pautadas pela reflexão.
02-O século XVIII é político-pedagógico por excelência. É nesse século que se realiza a passagem do controle da Educação da Igreja para o Estado. Dentre os grandes pensadores da época, chamados “iluministas” ou “ilustrados”, que lutavam em defesa da racionalidade, das liberdades individuais e contra o desmedido poder da Igreja e dos governantes, podem- se citar Rousseau, Kant e os pedagogos Pestalozzi, Herbart e Froebel.
A ascensão da burguesia traz consigo toda uma nova superestrutura, exige uma nova maneira de encarar o mundo, desde as políticas nacionais à ideologia vigente. O modelo de educação burguesa vai então sobrepor-se ao modelo antiquado de educação que a igreja oferecia e onde a oferta de variados conteúdos científicos praticamente não existia.
De acordo com o exposto acima se pode afirmar que: 
I- A educação burguesa concentrou-se agora nas mãos do Estado, com obrigação de estudo e gratuidade do ensino elementar, cujo objetivo do aprendizado voltava-se para as áreas científicas, técnicas e de ofícios, não mais privilegiando o estudo apenas humanístico.
II- As ideias da nova burguesia se caracterizavam por querer formar pessoas preparadas para a competição do mercado, e produzir cada vez mais.
III- As concepções pedagógicas e a formação educacional se voltavam para o homem renascentista.
IV- Nesse período tem início grandes correntes pedagógicas.
Marque a resposta correta:
(A)  Apenas I, II e III estão corretas.
(B) Apenas II e IV são incorretas.
(C) Apenas I,III e IV são incorretas. 
(D) I, II, III e IV são corretas.
(E) I, II, III e IV são incorretas.
03- A Companhia de Jesus foi criada na Espanha em 1534 no contexto da Contrarreforma, tendo uma atuação importante no processo colonizador da América Portuguesa. Sobre a atuação da Companhia de Jesus na colonização do Brasil podemos afirmar que: 
(A) Os jesuítas foram responsáveis pela fundação das primeiras cidades brasileiras como São Paulo, São Vicente e Salvador. A catequização dos indígenas era feita em reduções onde eles permaneciam em regime de escravidão. 
(B) A educação foi um dos principais instrumentos de evangelização dos jesuítas, que fundaram colégios no Brasil e organizaram aldeamentos conhecidos como Missões para catequizar os indígenas e convertê-los para o catolicismo. 
(C) Os jesuítas se destacaram na ação educativa e catequizadora dos grupos indígenas brasileiros. Vários missionários jesuítas moravam nas aldeias procurando conhecer os hábitos, a cultura e respeitando a religiosidade indígena. 
(D) Os jesuítas chegaram ao Brasil como o braço religioso da coroa portuguesa. Tinham como missão catequizar os indígenas e apoiar os bandeirantes na captura dos índios que passavam a morar nas vilas e missões. 
(E) A ação militar foi a forma pela qual os jesuítas participaram da colonização portuguesa no Brasil. Apoiados pelo Marquês de Pombal, estabeleceram Missões na região de São Paulo e no sul do país para manter os índios reunidos.
04-Pestalozzi nasceu em Zurique, Suíça, em 1746 e faleceu em 1827. Considerado o reformador ou o promotor da escola popular. Embora a posição da pedagogia seja um pouco obscura, ele defende a ideia, de que a escola precisa simplificar os conteúdos dados e evitar a decoreba. Fundamenta a educação no respeito e no amor, como forma de reconhecer, manter e promover em cada ser a dignidade da pessoa.
Pestalozzi foi o educador que pôs em prática os princípios do empirismo que, antes dele, já começavam vagamente a influir na opinião dos professores. Se a vida mental resulta da experiência sensorial ou se, por sua influencia, se desenvolve, então educar é “construir na mente do aluno uma experiência definida a luz da percepção sensorial clara”.
Pestalozzi disse estar convencido de que a criança é dotada de poderes ou de faculdades inatas que só se desenvolvem mediante o enriquecimento da experiência sensorial. Esse novo ponto de vista psicológico produziu também uma mudança na concepção de educação. “Educar deixou de ser treinar, disciplinar as faculdades, e assume o sentido de enriquecimento da experiência sensorial”.
 Heinrich Pestalozzi escreveu diversas obras sobre a educação, tendo a oportunidade de testar sua teoria colocando-a em prática. Marque a alternativa que apresenta o princípio educacional que NÃO foi formulado por Pestalozzi.
(A) A relação entre o mestre e o discípulo deve ter como base o amor e o respeito mútuo.
(B) O professor deve respeitar a individualidade do aluno.
(C) O objetivo do ensino não é a exposição dogmática e a memorização mecânica, mas sim o desenvolvimento das capacidades intelectuais do jovem.
(D) A aprendizagem escolar deve corresponder não apenas à aquisição de conhecimentos, mas principalmente ao desenvolvimento de habilidade e ao domínio de técnicas.
(E) Predomina a autoridade do professor que exige atitude receptiva dos alunos e impede qualquer comunicação entre eles no decorrer da aula.
05-Sobre a educação nacional desenvolvida na Europa no século XIX, marque V para a assertiva verdadeira e F para a assertiva falsa. 
(A)( ) O modelo democrático e igualitário de educação que caracterizou as instituições escolares até então passou a ser questionado por educadores como Maria Montessori, na Europa, e John Dewey, nos Estados Unidos. 
(B)( ) A participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem foi reivindicada a partir do desenvolvimento de estudos de psicologia sobre aprendizagem e desenvolvimento humano que impulsionou críticas a pedagogia tradicional e a forma como os conteúdos curriculares eram impostos aos alunos.
(C)( ) O nacionalismo, desenvolvido no século XIX, compreendeu um conjunto de sentimentos, ideias e atitudes políticas que resultaram na formação dos Estados-nações contemporâneos com noções de soberania e de cidadania, garantidas pelo autoritarismo monárquico. 
A sequência correta á:
(A) V, F, V.
(B) V, V, F.
(C) F, V, F.
(D) F, V, V.
(E) F, F, V.
06-Durante o período colonial no Brasil (1530-1822), os Jesuítas dominaram plenamente a educação da colônia. Sobre a sua atuação na educação, é CORRETO afirmar que:
(A) instauraram uma eficiente educação pública, mas foram expulsos do Brasil e só retornaram depois da Revolução de 1964, através da intervenção militar.
(B) os Jesuítas seguiam o método de estudo conhecido como Ratio Studiorum, inspirado no modelo medieval escolástico. 
(C) foram os primeiros a falar de“educação democrática” e, por isso, foram expulsos pelo Marquês de Rabicó, mais tarde ironizado num personagem de Monteiro Lobato.
(D) eles foram os responsáveis pela criação, ainda durante a Colônia, dos primeiros cursos jurídicos do Brasil, no Recife. 
(E) na verdade, a presença jesuítica na Colônia foi sem importância e só depois de instaurado o Império é que eles passaram a dominar a educação. 
07-   No ano de 1808, a Corte portuguesa instalou-se no Brasil. A partir desse momento, um processo de desenvolvimento científico-cultural ocorreu, com a fundação de instituições, como Biblioteca Pública e Imprensa Régia. Também foram criados, com o passar do tempo, diferentes cursos, como o da Academia Real Militar e da Faculdade de Medicina.
Marque a alternativa que demonstra o principal objetivo do governo ao instituir o desenvolvimento desses cursos.
(A) Fortalecer o sistema público da educação brasileira, existente desde a fundação das primeiras vilas.   
(B) Fortificar a colônia contra os ataques das esquadras inglesas, formando quadros para o exército.   
(C) Desenvolver novas tecnologias para a crescente indústria portuguesa.   
(D) Controlar a imprensa local através da censura.   
(E) Formar recursos humanos para atender às necessidades da Corte. 
08 -Até o final da Primeira República, também conhecida como República Velha, o ensino que predominou nas escolas brasileiras foi baseado em uma perspectiva humanística, tradicional e religiosa. Desta forma, a escola tradicional, que surgiu para ensinar aos filhos da elite nacional, centra o processo de ensino e aprendizagem no mestre, ou seja, na autoridade intelectual do professor, que tinha por função:
(A) Transmitir os conhecimentos sistematizados de forma lógica e precisa aos alunos. 
(B) Formar pessoas qualificadas tecnicamente para atender as necessidades do mercado de trabalho. 
(C) Possibilitar a apropriação crítica do conhecimento sistematizado visando o desenvolvimento da autonomia intelectual do educando. 
(D) Formar as camadas populares para que pudessem se organizar coletivamente e lutar pelos seus direitos. 
(E) Possibilitar uma formação política comprometida com a transformação da realidade social.
09- Em pelo menos 03 tópicos apresente como você compreende a educação de nosso país hoje a partir da história da colonização, de acordo com as leituras e discussões propostas em sala.
O desrespeito à cultura, à organização social ainda gera conflitos entre escola e comunidade escolar, aluno e professor, escola e aluno assim como no Período Colonial também gerava; 
As Leis, Reformas, Decretos, Portarias às vezes causam rupturas desnecessárias, rupturas em processos que estão sendo desenvolvidos e que darão bons frutos, mas a longo prazo. Então com o foco imediatista algumas dessas ações acabam por podar o crescimento e algumas vezes até causar retrocesso no processo educacional do país, como ocorreu no Período colonial.
Percebe-se que mais importante do que alcançar o objetivo da educação nacional em si é o populismo e a busca de benefícios políticos. 
A educação brasileira cresce com a criação de novas escolas, mas o ensino ainda é tradicionalista e as condições para uma formação educacional adequada está para as elites, tornando a educação (ainda) exclusivista e não integradora.

Continue navegando