Buscar

APS 7° PERÍODO DIREITO

Prévia do material em texto

ESCOLA ESTADUAL DOM MILTON CORRÊA PEREIRA
TRABALHO DE BIOLOGIA
 
Manaus- AM
2018
SARAH BIANCA BATISTA AUZIER
TRABALHO DE BIOLOGIA
Sistema Excretor
Este trabalho foi solicitado para a obtenção de nota parcial para esse semestre pela matéria de biologia para realização pelos alunos da série do
2º ano 2 do turno: matutino.
Orientador(a): Epifânio.
Manaus- AM
2018
 SUMÁRIO
Introdução............................................................................................03
Sistema Excretor..................................................................................06
órgãos do sistema excretor............................................................09
rins........................................................................................09
ureteres................................................................................09
bexiga..................................................................................10
uretra...................................................................................10
 2.2. funcionamento do sistema excretor........................................10
 2.3. excreção da urina...................................................................11
 2.4. excreção do gás carbônico.....................................................11
 2.5. excreção de suor....................................................................11
conclusão ..........................................................................................12
referências bibliográficas....................................................................14
anexos................................................................................................15
 
 INTRODUÇÃO
Este trabalho apresentará de forma explicita o Sistema Excretor sua função e caracteres e entre outros aspectos. É uma das principais vias que eliminam as impurezas e substâncias abundantes no corpo humano. É formada por um par de rins, um par de ureteres, a bexiga e a uretra. Neste sistema, as mais importantes funções são: produzir, concentrar e eliminar a urina. Porém, cada órgão é responsável por atividades indispensáveis no organismo, sem elas o funcionamento do corpo não seria o mesmo. Essas unidades são encarregadas de produzir a diálise, que nada mais é do que a filtragem sanguínea. Dentro dos rins, são encontradas estruturas chamadas de néfrons, onde o sangue é efetivamente filtrado. Nessa É uma das principais vias que eliminam as impurezas e substâncias abundantes no corpo humano. É formada por um par de rins, um par de ureteres, a bexiga e a uretra. Neste sistema, as mais importantes funções são: produzir, concentrar e eliminar a urina. Porém, cada órgão é responsável por atividades indispensáveis no organismo, sem elas o funcionamento do corpo não seria o mesmo. É uma das principais vias que eliminam as impurezas e substâncias abundantes no corpo humano. É formada por um par de rins, um par de ureteres, a bexiga e a uretra. Neste sistema, as mais importantes funções são: produzir, concentrar e eliminar a urina. Porém, cada órgão é responsável por atividades indispensáveis no organismo, sem elas o funcionamento do corpo não seria o mesmo. É uma das principais vias que eliminam as impurezas e substâncias abundantes no corpo humano. É formada por um par de rins, um par de ureteres, a bexiga e a uretra. Neste sistema, as mais importantes funções são: produzir, concentrar e eliminar a urina. Porém, cada órgão é responsável por atividades indispensáveis no organismo, sem elas o funcionamento do corpo não seria o mesmo. O órgão chamado de bexiga é um reservatório músculo-membranoso. É localizado em regiões diferentes em homens e mulheres. Nos do sexo masculino, ela é encontrada na parte acendente à cavidade pélvica, já no sexo feminino está na frente do útero.
Tem como função servir como um depósito de urina provenientes dos rins, que chegam através dos ureteres. Se não existisse a bexiga, os animais vertebrados, incluindo nós, os humanos, teríamos que “fazer xixi” em períodos muito curtos. Para isso não ocorrer, esse órgão tem a capacidade de conter de 250 a 350 mililitros.
 
Sistema Excretor.
O sistema excretor funciona através de um conjunto de órgãos que exercem a função de eliminar substâncias encontradas em excesso no corpo ou as que são nocivas à saúde humana. Sendo assim, esse complexo possui um papel importantíssimo, uma vez que promove um equilíbrio dinâmico entre as células e o meio externo.
É comum, ao começar a estudar sobre esse assunto, algumas pessoas confundirem excreto com fezes. O que é errado, visto que são dois processos diferentes. O sistema excretor é responsável por eliminar excreto, como água, sais minerais e urina, enquanto as fezes são denominadas excrementos e são provenientes dos alimentos ingeridos pelo ser humano.
Mas você deve estar se questionando: Como são produzidas essas substâncias excretadas? Pois bem, as células produzem um processo conhecido como metabolismo, em que matérias sofrem com uma reação química e liberam energia, dessa maneira acabam também resultando em resíduos, que em algumas situações são ruins para o organismo e, por isso, eliminados pelo sistema excretor. Levando em consideração esse procedimento, o excreto pode ser descartado não só pela urina, mas também pelo suor e respiração.
região, o sangue ainda útil é levado novamente para corrente sanguínea e o líquido com É uma das principais vias que eliminam as impurezas e substâncias abundantes no corpo humano. É formada por um par de rins, um par de ureteres, a bexiga e a uretra. Neste sistema, as mais importantes funções são: produzir, concentrar e eliminar a urina. Porém, cada órgão é responsável por atividades indispensáveis no organismo, sem elas o funcionamento do corpo não seria o mesmo.
Essas unidades são encarregadas de produzir a diálise, que nada mais é do que a filtragem sanguínea. Dentro dos rins, são encontradas estruturas chamadas de néfrons, onde o sangue é efetivamente filtrado. Nessa as impurezas e substâncias em excessos são encaminhados para os tubos coletores que, por usa vez, os mandam para as pirâmides de malpighi. A conclusão da tarefa dos rins é feita quando as pirâmides encaminham a substância produzida para o bacinete.
Ureteres: O caminho até a bexiga
Os ureteres são duas vias que ligam os rins a bexiga. Eles possuem a função de condutores, pois levam a urina dos bacinetes até a bexiga.
A bexiga como depósito de urina
O órgão chamado de bexiga é um reservatório músculo-membranoso. É localizado em regiões diferentes em homens e mulheres. Nos do sexo masculino, ela é encontrada na parte acendente à cavidade pélvica, já no sexo feminino está na frente do útero.
Tem como função servir como um depósito de urina provenientes dos rins, que chegam através dos ureteres. Se não existisse a bexiga, os animais vertebrados, incluindo nós, os humanos, teríamos que “fazer xixi” em períodos muito curtos. Para isso não ocorrer, esse órgão tem a capacidade de conter de 250 a 350 mililitros.
Uretra, a excreção
Por fim, depois do sangue ter sido filtrado, reabsorvido e transformado em urina nos rins e após essa substância ter sido encaminhada dos ureteres até a bexiga, chega a hora de ser eliminada pela uretra. Nos homens, esse tubo que se prolonga da bexiga até o exterior, é também responsável pela eliminação dos espermas, por essa razão possui uma diferença de tamanho com relação ao das mulheres, sendo menor nesse último caso.
Glândulas sudoríparas
Outra forma do corpo eliminar as substâncias desnecessárias para o organismo humano é através do suor. Usando como órgão excretoro duto sudoríparo, o suor é produzido pelas glândulas sudoríparas, essas, por sua vez, estão espalhadas por todo o corpo, principalmente nas axilas, palma das mãos e no solado dos pés.
O ser cloreto de sódio. Além disso, contém em sua composição água, ureia e ácido úrico.
O modo de transpiração ocorre na superfície da pele, saindo pelos poros.
humano é homeotérmico, isto quer dizer que ele mantém a temperatura do corpo constante. Para isso ocorrer da melhor forma, o suor é expelido. Uma substância meio salgada, pois possui 
Além do sistema urinário e das glândulas sudoríparas, muitos estudiosos consideram o sistema respiratório como uma estrutura capaz de expelir excreto.
Como todos sabem, a respiração começa no nariz passa pela faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões. Já a saída de ar se dá de forma inversa. No nosso corpo, entra o oxigênio e no interior se transforma e, por meio da transpiração, é expelido o dióxido de carbono. Sendo assim, o ato de respirar também é conhecido como excretor.
  
O sistema excretor tem a função de eliminar os resíduos das reações químicas que ocorrem dentro das células, no processo de metabolismo. Dessa maneira, muitas substâncias que não são aproveitadas no organismo, principalmente as tóxicas, são excretadas do corpo.
Importante ressaltar que o sistema excretor é encarregado de muito mais que apenas a eliminação de resíduos. Trata-se do principal responsável pelo controle da composição química do ambiente interno.
O sistema excretor é o responsável por garantir que as diversas substâncias encontradas em excesso no corpo e os produtos tóxicos do metabolismo sejam eliminados. Isso quer dizer, portanto, que esse sistema contribui ativamente para a manutenção da homeostase por meio da produção da urina.
rina.
 2.1 Órgãos do sistema excretor
O sistema excretor, também chamado de aparelho urinário, é constituído por:
Dois rins;
Dois ureteres;
Uma bexiga;
Uma uretra.
2.1.1 Rins
Os rins, órgãos em formato de feijão, apresentam cerca de dez centímetros de comprimento, pesam 150 gramas e estão localizados no nível da 12ª vértebra torácica e das três primeiras vértebras lombares. O rim é formado por uma cápsula constituída de tecido conjuntivo encontramos a maior quantidade dos chamados néfrons(85%), que são as unidades funcionais desses órgãos. Cada néfron possui uma parte dilatada, chamada de corpúsculo renal, e um grande tubo néfrico, que é dividido em túbulo proximal, alça de Henle e túbulo distal. É nos néfrons que ocorre a formação da urina. (Leia o texto “Formação da urina” e entenda melhor esse processo).denso, uma região cortical e uma medular. As regiões corticais e medulares recebem sangue da artéria renal e são drenadas pela veia renal.
Na região cortical dos rins, 
2.1.2 Ureteres
De cada rim, observa-se a saída de um ureter, que se trata de um tubo musculoso de aproximadamente 14 centímetros. A função dessa estrutura é transportar a urina recém-formada até a bexiga urinária, por meio de movimentos peristálticos, para ser armazenada até o momento da micção.
2.1.3. Bexiga
A bexiga é responsável por armazenar a urina. Essa estrutura pode armazenar, em média, 300 mL de urina, e, ao chegar ao volume de 150 mL, são iniciados os sinais para que a micção ocorra.
2.1.4 Uretra
A uretra é o tubo responsável por levar a urina para fora do corpo no momento da micção. Nos homens, a uretra é também o local por onde o sêmen é expelido durante a ejaculação. Na mulher, esse órgão refere-se apenas ao sistema excretor.
Outra diferença é que a uretra masculina é maior que a feminina, uma vez que passa pelo interior do pênis. O tamanho reduzido da uretra feminina e sua proximidade com a região anal propiciam a ocorrência mais frequente de infecções urinárias entre as mulheres.
 2.2 Funcionamento do Sistema Excretor.
A eliminação de substâncias prejudiciais ou que estão em excesso em nosso corpo é chamada de excreção, processo que permite o equilíbrio interno do nosso organismo. Os produtos da excreção são denominados "excretas" , que são lançadas das células para o líquido que as banha (líquido intersticial), e daí são passadas para a linfa e para o sangue.
No processo de degradação de glicídios e lipídeos são produzidos gás carbônico e água. Não obstante, as proteínas também são metabolizadas, e do seu metabolismo resultam substâncias prejudiciais ao organismo entre elas, o gás carbônico e os produtos nitrogenados, como a amônia, a ureia e o ácido úrico. Há também a água e os sais minerais, com destaque para o cloreto de sódio (o principal componente do sal de cozinha).
 
 2.3 Excreção da Urina
Os rins funcionam como um filtro que retém as impurezas do sangue e o deixa em condições de circular pelo organismo. Eles participam do controle das concentrações plásmicas de íons, como sódio, potássio, bicarbonato, cálcio e cloretos. De acordo com as concentrações no sangue, esses íons podem ser eliminados em maior ou menor quantidade na urina, através do sistema urinário. As principais substâncias que formam a urina são uréia, ácido úrico e amônia.
 2.4 Excreção do Gás Carbônico
O gás carbônico é descartado através dos órgãos d o sistema respiratório; é o produto final do metabolismo dos glicídios (carboidratos ou açúcares) e lipídios(gorduras) no processo de respiração celular. Além disso, a água também é eliminada sob a forma de vapor, por meio da expiração.
 2.5 Excreção do Suor
Importante saber que a produção de suor não está relacionada ao processo de excreção e sim da regulação de temperatura no organismo. No entanto através do suor são eliminados sais minerais, como o cloreto de sódio, e água sendo que, devido a sua enorme importância para a célula, ela fica conservada em grande parte no organismo.
Saiba mais sobre o suor em Pele Humana.
 
 CONCLUSÃO
O corpo humano é um gigantesco sistema onde entram e saem diversas substâncias. Algumas possuem múltiplas funções, como a água. Outras não têm função dentro de nosso corpo, mas acabam entrando nele por meio da respiração, da alimentação e da ingestão de algumas bebidas. Além destas substâncias, existem outras substâncias que são formadas a partir de reações químicas ocorridas dentro do organismo que também precisam ser eliminadas do corpo para que não causem problemas de saúde e até o óbito do indivíduo. Todo o processo de filtragem, separação e eliminação de substâncias desnecessárias do organismo é feito pelo sistema excretor. As pessoas aprendem que o sistema excretor é apenas aquele formado pelos rins, pela uretra, pelos ureteres e pela bexiga. E realmente, a maior parte da excreção feita pelo organismo humano e dos outros animais é feita por este sistema. No entanto há outros órgãos que atuam diretamente na excreção de substâncias químicas do organismo. É o caso da pele e das glândulas sudoríparas, que eliminam substâncias desnecessárias por meio do suor e também do sistema respiratório, que elimina o gás carbônico por meio do processo de respiração. Vale lembrar que o gás carbônico é tóxico para os seres humanos e por isso deve ser eliminado. O sistema urinário é o principal sistema excretor do organismo animal. Ele é composto basicamente por quatro itens: bexiga, rins, uretra e ureteres. O processo é basicamente simples se resumido. Veja agora, em tópicos, o processo de filtragem do sangue e da água do organismo pelos rins para a formação de urina e, posteriormente, excreção dos itens desnecessários ao organismo. O trabalho dos rins: todo o sangue do organismo passa pelos rins. O corpo humano possui dois rins localizados um de cada lado da coluna vertebral, na altura do abdômen, mas na parte posterior do tronco. Este é o motivo que faz com que as pessoas sintam dores nas costas quando há algo de errado com os rins. Todo o sangue que passa pelos rins é filtrado por unidades muito pequenas chamadas néfrons. Os néfrons existemaos milhares e são responsáveis pela formação da urina. Muitas substâncias ficam “presas” aos néfrons durante o processo de filtragem do sangue. O néfrom contém várias estruturas específicas que têm funções bem distintas. Estas estruturas são responsáveis por analisar tudo que entra no néfron e, caso necessário, devolver algumas substâncias ainda essenciais para organismo ao sangue que volta para o corpo.
	
 BIBLIOGRAFIA
https://www.estudopratico.com.br/como-funciona-o-sistema-excretor/
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/sistema-excretor.htm
https://planetabiologia.com/sistema-excretor-https://.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_excretor
https://www.infoescola.com/biologia/sistema-excretor/
https://www.todoestudo.com.br/biologia/sistema-excretor
ANEXOS

Continue navegando

Outros materiais