Buscar

QUESTÃO SOCIAL

Prévia do material em texto

QUESTÃO SOCIAL, ORIGEM E DETERMINANTES. HISTORICIDADE: ORIGEM E NATUREZA DO MODO DE PRODUÇÃO CAPITA
		1.
		Ao pensarmos na obra de Karl Marx e todos os conceitos por ele trabalhados. A categoria mais expressiva estudada por ele foi:
	
	
	
	
	Americanismo
	
	 
	O trabalho
	
	
	 Ateísmo
	
	
	A Catarse
	
	
	O valor de troca
	
	
	
		
	
		2.
		A organização monopólica introduz na dinâmica da economia capitalista uma série de fenômenos com implicações na dinâmica econômica. Julgue as sentenças a seguir marcando VERDADEIRO (V) ou FALSO (F): ( )Os preços das mercadorias na era dos monopólios tendem a se estabilizar, visto ser o objetivo do capital garantir acesso democrático ( )Os lucros tendem a ser mais altos nos setores monopolizados ( ) O investimento se concentra nos setores de maior concorrência ( )Cresce a tendência de economizar trabalho vivo com introdução do trabalho manual
	
	
	
	
	V-V-F-F
	
	
	V-F-V-V
	
	
	F-V-V-V
	
	 
	F- V-V-F
	
	
	F-F-V-F
	
	
	
		
	
		3.
		Acordo coletivo firmado pela sociedade, a fim de superar a igualdade original do estado de natureza que fazia com que o homem fosse lobo de homem é chamado de:
	
	
	
	 
	Pacto Social
	
	
	Liberalismo
	
	 
	Contrato Social
	
	
	Direitos coletivos
	
	
	Condição Natural
	
	
	
		
	
		4.
		O que se entende por capacidade teleológica do homem?
	
	
	
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	
	Sua capacidade de telepatia.
	
	 
	Sua capacidade de prefiguração, ou seja, de planejar em sua consciência o que irá executar;
	
	
	Sua capacidade de destruição;
	
	
	Sua capacidade de reprodução
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		Leia atentamente as sentenças abaixo:
 
Para Locke o homem era o primeiro proprietário de si mesmo, por essa razão poderia apropriar-se da natureza por meio do trabalho.
Para Hobbes, o contrato social não estaria sob a gestão do monarca mantendo assim a liberdade dos indivíduos.
Para Rosseau, a liberdade só teria sentido se fosse edificada na igualdade.
O problema da teoria de Locke é que os homens só seriam livres e iguais à medida que tivessem propriedades.
O princípio do bem comum formulado por Rosseau apontava para superação plena da desigualdade social.
A sequencia correta encontra-se na alternativa:
 
	
	
	
	
	F; V; F; V; F
	
	 
	V; F; V; V; V
	
	
	V; V; V; V; F
	
	
	F; F; V; V; F
	
	 
	V; F; V; V; F
	
	
	
		
	
		6.
		Dentre as Correntes do pensamento político abaixo apresentadas, qual se enquadra dentro do Pensamento de Karl Marx.
 
 
	
	
	
	
	Socialismo Conservador Burguês, aquele que a Burguesia deseja compensar injustiças sociais, para assegurar a existência da sociedade burguesa. Neste grupos estão grandes economistas, filantropos humanitários, organizadores de caridade, nesse segmento também se encontra o pensador Proudhon.
 
 
	
	
	Comunista Crítico ¿ Utópico, que se opõem violentamente a toda ação política por parte da classe trabalhadora. Tal ação, segundo eles, só pode resultar de uma cega falta de fé no Novo Testamento.
 
	
	 
	Comunista, através de uma revolução comunista que se caracteriza por uma ruptura mais radical com as relações de propriedade tradicionais, baseado em 10 princípios: abolição da propriedade da terra e aplicação  dos alugueis de terra para fins públicos, imposto de renda progressivo e gradual, abolição de todo direito de herança, confisco das propriedades privadas de todos os emigrantes e rebeldes, centralização de crédito nas mãos do Estado, através de um único banco Nacional com capital e monopólio exclusivo, centralização dos meios de comunicação e transporte nas mãos do Estado, extensão das fábricas e dos instrumentos de produção possuídos pelo Estado, responsabilidades iguais para todo trabalho, exércitos industriais, especialmente para a agricultura, combinar agricultura e indústrias com a as indústrias de manufatura, abolição gradual da ideia de cidade e campo, educação gratuita para todas as crianças em escolas públicas, abolição de trabalho infantil.
 
	
	
	Liberal, a favor da propriedade privada e pouca intervenção do Estado na economia
 
	
	
	Conservadorismo Liberal, visando maior garantia aos direitos individuais
 
	
	
	
		
	
		7.
		(FGV) Leia com atenção as proposições abaixo: I. "A história de qualquer sociedade até aos nossos dias foi apenas a história da luta de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestre e companheiro, numa palavra opressores e oprimidos em oposição constante, desenvolveram uma guerra que acabava sempre ou por uma transformação revolucionária da sociedade inteira, ou pela destruição das duas classes em luta." II. "Se me pedissem para responder à pergunta - 'O que é a escravidão?' e eu respondesse numa só palavra: 'Assassinato!', todos entenderiam imediatamente o significado da minha resposta. Não seria necessário utilizar nenhum outro argumento para demonstrar que o poder de roubar um homem de suas idéias, de sua vontade e sua personalidade é um poder de vida ou morte e que escravizar um homem é o mesmo que matá-lo. Por que, então, não posso responder da mesma forma a essa outra pergunta: 'O que é a propriedade?' com uma palavra só: 'Roubo'." Assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	
	
	A segunda proposição refere-se ao manifesto cristão proposto por bispos da Igreja, indignados com a miséria que assolava as classes trabalhadoras européias no século XIX.
	
	
	A segunda proposição refere-se à região da Palestina na perspectiva sionista, desenvolvida na Europa ao final do século XIX.
	
	 
	A "luta de classes" é um dos principais aspectos da doutrina marxista e a definição da "propriedade como um roubo" tornou-se um dos principais lemas do anarquismo desde o século XIX.
	
	
	A segunda proposição é de Joseph Proudhon, teórico liberal francês, indignado com a escravidão ainda praticada em determinados continentes no século XIX.
	
	
	A primeira proposição reproduz um trecho de uma das mais importantes obras do filósofo alemão Karl Marx, que serviu de base para a ideologia liberal desenvolvida no século XIX.
	
	
	
		
	
		8.
		A dialética entre a teoria e prática revolucionária chama-se:
 
	
	
	
	
	Socialismo Bolivariano
	
	
	Socialismo Utópico
 
 
	
	
	Ditadura do Proletariado
	
	
	Teleologia
	
	 
	Práxis

Continue navegando