V  JORNADA CIENTIFICA BANNER (1) (1)

V JORNADA CIENTIFICA BANNER (1) (1)


DisciplinaAdubos, Adubação e Corretivos7 materiais109 seguidores
Pré-visualização1 página
*
Produção sustentável de algodão
Acadêmicos do curso de engenharia agronômica Arlei Lima dos Santos/ Eliezer Botelho Tomé/ Joarleis Pereira Pinto/ Juscimar Carros Barroso/ Mayara Rodrigues dos Santos Macedo/ Suely Rozendo da Silva ² 
Professor Orientador FMB Vinicius Silva Vilela
Na produção de algodão são usados diversos manejos no preparo do solo, como o uso de arados, grades e escalificadores para obtenção de uma maior produtividade e menor custo de produção final. O algodoeiro é uma boa opção para rotação de cultura. No entanto o monocultivo de uma determinada cultura a torna inviável produtivamente e lucrativamente para o produtor levando em consideração a retirada dos mesmos nutrientes pela cultura, desta forma torna-se indispensável uma rotação de cultura tornando o solo equilibrado mantendo sempre em alta produtividade. Recomenda-se (SPD) sistema de plantio direto que engloba todas as práticas de manejo conservacionista, quando executados corretamente tem o poder de reverter o processo de degradação presente no solo, para que seja implantado o sistema de (SPD), deve se adaptar ás várias metodologias, destacando-se: Conscientização, recursos humanos e técnicos e de infra-estrutura, levantamento dos recursos e planejamento. Como há transformações em todo o meio em tempo integral sabemos que não há como afirmar que existe uma só maneira de trabalho necessitando de estudo detalhados em outras variedades, em relação a clima e solo.
Sistema convencional:
escalificador arado grade 
 
. 
 
 
 
 
ESTABILIDADE DE CREMES COM HIDROQUINONA A 3% MANIPULADOS NA CIDADE DE GOIÂNIA - GO. 
Conscientização. Transformações. Produtividade
30/11 à 02/12
Tema: \u201cConhecimento, formação continuada e cidadania\u201d
Com a implantação do sistema de plantio direto junto com práticas conservacionista e rotação de cultura o algodão alcança uma produtividade maior que no sistema convencional já que o (SPD) consegue diminuir o custo na aplicação de herbicidas e defensivos tornado a cultura mais rentável. 
Sistema plantio direto:
Nestas fotos conclui-se que resposta do sistema de plantio direto e significativamente a melhor opção para o produtor levando em consideração que com o sistema (SPD) a oferta de matéria orgânica no solo protege dos raios do sol agindo como uma manutenção por um período maior de umidade , além de diminuir o uso de defensivos e agrotóxicos, claro se for implantado o sistema de rotação de cultura para que haja um intervalo no ciclo de cada praga, e a dessecação no caso da soja elimina muitas plantas daninhas diminuindo o uso de defensivo.
ALVARENGA, C. R.; CABEZAS, W. A. L.; CRUZ, J. C.; SANTAN, D. P. Plantas de cobertura de solo para Sistema Plantio Direto. Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v. 22, n. 208, p. 25-36, jan. 2001.
ASMUS, G. L.; INOMOTO, M. M.; CARGNIN, R. A. Efeito de coberturas vegetais na população de Rotylenchulus reniformis do solo e na produção de algodão.
Dourados: Embrapa Agropecuária Oeste, 2005. 20 p. (Embrapa Agropecuária Oeste. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 25).
BOLETIM SEMANAL DE ALGODÃO. Cuiabá: IMEA, n. 65, 20 dez. 2010. 7 p.
Disponível em: <http://www.imea.com.br/>. Acesso em: 28 dez. 2010.
BOQUET, D. J.; PAXTON, K.; CLAWSON, E.; EBELHAR, W. Crop yields and
profitability of rotation with cotton. In: BELTWIDE COTTON CONFERENCES, 2004.