Buscar

AV 2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	ALESSANDRA SILVEIRA BORGHETTI SOARES
	Turma: 9003/AA
	Nota da Prova: 7,5        Nota de Partic.: 2        Data: 06/11/2014 13:10:10
	
	 1a Questão (Ref.: 201308329895)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	"Mais importantes do que o processo de colonização eram os poderes que possuíam os capitães donatários no que tange à administração pública da colônia." 
Comente tal afirmação citando alguns dos poderes que possuíam esses indivíduos.
		
	
Resposta: Os donatários recebiam o território e eram responsáveis por administrar as capitanias, fundar povos, culturas para exportação e engenhos; eram a maior autoridade, podendo escravizar e fazer papel de juizes.
	
Gabarito: O aluno deve analisar a relativa autonomia que acabavam tendo os administradores coloniais em função da distância em relação à metropole e em função da convergência entre poderes políticos locais e interesses metropolitanos
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308285590)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Compare a situação de escravos urbanos e rurais, considerando outras modalidades de trabalho compulsório, como os escravos de ganho.
		
	
Resposta: Os escravos foram a mão de obra principal da colonia, para o desenvolvimento da monocultura latifundiaria exportadora açucareira, no ciclo do café e do ouro; era um trabalho forçado e com castigos físicos; havia também a presença do escravo nas cidades para os serviços de construção e mercenaria entre outros , onde eram administrados e podendo ter ganho diário, semanal ou mensal.
	
Gabarito: No interior da escravatura havia diferenças hierárquicas entre os próprios escravos. O tratamento diferenciado dado a escravos domésticos e rurais era motivo de contenda entre a escravaria. Os escravos de ganho eram os que possuíam um melhor relacionamento com seus senhores, sendo, normalmente, escravos especializados, como ferreiros e seleiros, ou escravas que vendiam gêneros alimentícios, como doces e bolos. Nas duas regiões escravistas (campo e cidade) os escravos rurais sofriam maus tratos com mais freqüência, alem de terem uma alimentação e habitação deficientes. Os escravos urbanos raramente habitavam em senzalas, tendo acesso a uma alimentação melhor que o escravo rural, o que pode ser observado nas diferentes expectativas de vida desses cativos.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): REsposta incompleta. Aqui era importante ressaltar que os escravos rurais e domésticos poderiam ter tratamentos diferenciados. Os domésticos, em geral, eram mais bem tratados que os outros.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308330329)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Dentre os principais fatores que contribuiram para as expansões marítimas e comerciais portuguesas pode-se destacar EXCETO a:
		
	
	busca pelo comércio de especiarias
	
	expansão da fé católica.
	 
	necessidade importar de mão de obra indígena para trabalhar na lavoura européia.
	
	grave crise econômica que assolou a Europa no final da Idade Média.
	
	procura de metais preciosos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308484522)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Muitos historiadores e economistas se detiveram no estudo da economia colonial brasileira. Em 1990, os historiadores Manolo Florentino e João Fragoso, baseados nos resultados de pesquisas em novas fontes primárias, principalmente inventários, trouxeram novas discussões sobre o tema. Assinale, abaixo, a opção que corresponde ao pensamento desses dois historiadores:
		
	
	A produção agrícola e mineral estaria voltada para a metrópole, que possuía exclusividade no comércio. A produção de alimentos na colônia servia à subsistência.
	 
	O tráfico negreiro era de grande importância para a economia brasileira pois a importação de escravos não cessava em períodos de queda na exportação de açúcar o que demonstra que essa mão de obra era desviada para outros produtos.
	
	O modo de produção escravista colonial teria como fatores centrais o caráter colonial (periférico e subordinado) e a escravidão, visto que seu funcionamento era base das estruturas sociais.
	
	Para esses historiadores, "os germes da organização social não são novos, mas, apesar disso, o Brasil padece dos mesmos males encontrados no século passado, sem que muita transformação tenha acontecido para remover tais problemas."
	
	A economia colonial brasileira atravessou vários ciclos como o ciclo do pau-brasil, da cana-de-açúcar e da mineração.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308276102)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao estimular o povoamento em terras brasileiras e para controlar as Capitanias Hereditárias, a Coroa portuguesa criou, em 1549, o cargo de governador geral. Sobre esse cargo é correto afirmar que:
		
	 
	Era a principal autoridade lusitana no Brasil, subordinada ao Rei.
	
	Fora um cargo criado para controlar o tráfico negreiro da colônia.
	
	O cargo de governador geral era o exemplo da descentralização política portuguesa para com a colônia.
	
	Não estava submetido ao controle direto do Rei.
	
	Tomé de Souza, primeiro governador geral do Brasil, era subordinado aos capitães donatários, representantes da coroa.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308329855)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um fator relevante sobre a colonização do Brasil foi a presença dos Holandeses que primeiro tentaram ocupar Salvador e, em um segundo momento invadiram e ocuparam Pernambuco com o objetivo de:
		
	
	Contribuir para a ocupação do território do Brasil.
	 
	Tentar a conquista de uma colônia e garantir a permanência do comércio de açúcar.
	
	Exercer o controle do tráfico de escravos com a Espanha.
	
	Formar uma única colônia americana unida aos territórios espanhóis, antigos aliados holandeses.
	
	Ajudar o Império português a estabelecer o sistema de policutura já conhecido pelos holandeses.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308331741)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No Brasil colônia, a pecuária teve um papel decisivo na:
		
	
	Expulsão do assalariado do campo.
	
	O cupação das áreas litorâneas.
	 
	Expansão para o interior.
	
	Formação e exploração dos minifúndios.
	
	Fixação do escravo na agricultura.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308284520)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O primeiro eixo econômico da colônia foi centralizado no Nordeste. Neste sentido, podemos afirmar que a primeira riqueza produzida sistematicamente na região foi
		
	
	as chamadas drogas do sertão
	
	o cultivo do café
	 
	a cultura açucareira
	
	a borracha, que iniciou um novo ciclo econômico
	
	a descoberta de pedras preciosas
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308273989)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Execrado no período final do absolutismo, suprimido até mesmo dos compêndios escolares, Pombal converteu-se em motivo de admiração para os políticos e pensadores liberais a partir da Revolução de 1820" (Falcon: 1993, 219)
O Marquês de Pombal, ostentando seu valoroso título de nobreza, é conhecido na historiografia como um dos déspotas esclarecidos do seu tempo. No Brasil foi responsável pela expulsão dos Jesuítas e pela instauração das aulas régias. Mas, por que Pombal perseguiu os Jesuítas até extinção da Ordem Católica?
		
	
	O projeto de Pombal era tornar o Brasil independente e assumir o Reino, porém, via os jesuítas como um obstáculo intransponível, de forma, que usou os seus poderes no ministério para expulsá-los do Brasil e de Portugal. Mas não conseguiu levar a frente seu projeto de poder.
	
	A questão primordial para Pombal, frente aos Jesuítas, eram os índios. O marquês entendia que era essencial a atividade econômica da colônia a escravização dos indígenas e como o maior obstáculo a isto eram os Jesuítas tratou arquitetar um plano para expulsá-los do Brasil e de Portugal.
	 
	Como um indivíduo influenciadopor algumas práticas ilustradas, Pombal entendia que não havia mais espaço para o predomínio eclesiástico no Estado. Os Jesuítas em Portugal representavam este predomínio da Igreja nas ações do Estado. A expulsão dos Jesuítas do Brasil e de Portugal, alegando que preparavam um golpe para dominar o Brasil, tinha por fim abrir o Estado português a outras práticas e pensamentos mais modernos.
	
	Pombal, como um bom liberal, era visceralmente contra a Igreja Católica e atacava os Jesuítas, pois, sabia da importância da Ordem para o projeto de poder da Igreja, tanto que durante o seu período no ministério de D. José I, nenhum culto religioso era permitido.
	
	Pombal era aliado incondicional de outras ordens católicas, que ficaram diminuídas em importância frente ao imenso prestigio que os Jesuítas tinham frente ao Papa. A partir daí Pombal foi impelido por seus aliados a acabar com os Jesuítas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308330642)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dentre as alternativas abaixo, marque aquela que exemplifica quais os motivos que levaram ao desenvolvimento da conjuração mineira:
		
	
	movimento organizado pelos escravos que extraiam o ouro em função do aumento de tributos.
	 
	declínio da exploração mineradora e crescimento da opressão de Portugal sobre a colônia.
	
	apogeu da exploração aurífera e enriquecimento da sociedade mineira
	
	enfraquecimento da cobrança de impostos, em função da crise econômica pela qual passava Portugal.
	
	revolta das camadas mais populares que tinham como objetivo a formação da República do Brasil

Outros materiais