Buscar

Relatório de Estágio 2 Johnny

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Curso de Engenharia de Produção
Relatório 2 de Estágio Supervisionado
Johnny Carvalho Siqueira
Nova Friburgo
Maio de 2017
Johnny Carvalho Siqueira
Relatório 2 de Estágio Supervisionado
Relatório de Estágio Supervisionado
do Curso de Engenharia de Produção
da Universidade Estácio de Sá, sob a orientação do Professor Mario Valpaços.
Nova Friburgo
Maio de 2017
Universidade Estácio de Sá
Aluno: Johnny Carvalho Siqueira
Matrícula: 201202361056
Curso: Engenharia de Produção
Empresa: Monte Lagos do Brasil Industria e Comércio de Limpeza LTDA.
Endereço: Rua Nacib Simão, lote 59 – Retiro Poético.
Cidade: Cordeiro – RJ
CEP: 28540-000
Telefone: (22) 2551 - 1303
Supervisor: Ney Gustavo Albertine Machado
Período de Estágio: 20/03/2017 à 20/06/2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Este relatório tem como objetivo descrever as atividades de estágio exercidas no período de 28/03/2017 à 28/04/2017, na empresa Monte Lagos do Brasil Ind. e Com. De Limpeza LTDA, que está localizada em Cordeiro – RJ, sob a direção de Ney Gustavo Albertine Machado.
As informações contidas neste relatório referem-se ao setor de produção da empresa.
DESENVOLVIMENTO
Durante a realização do estágio supervisionado, até a presente data, foram desenvolvidas diversas atividades no setor de produção. As atividades feitas foram: recebimento e armazenagem de insumos, sendo esses matéria prima, bombonas plásticas, Caixas de papelão, rótulos, entre outros.
Os insumos recebidos são direcionados ao seu local específico de acordo com sua espécie, peculiaridades e espaço disponível. 
Os materiais químicos são avaliados no laboratório para checar sua qualidade conforme o especificado pelo setor de compras.
As bombonas são divididas pela sua capacidade, uma vez que a empresa trabalha com embalagens de 500,1000,2000 e 5000 ml.
Caixas de papelão , rótulos e outros tipos de insumos são sempre direcionados ao seu local específico após checados a quantidade de fidelidade com o pedido.
Após conferencia, todos os materiais recebidos são lançados no sistema que auxilia na gestão de estoque e conforme a solicitação da produção, são enviados e em seguida dá-se baixa nos mesmos no sistema, sendo informado pelo sistema quando os níveis se encontram baixos, necessitando de uma nova compra.
Depois de passar pelo processo de produção, o resultado da transformação, o produto acabado, segue para os estoques de produto acabado, sempre organizados em palhetes de acordo com suas especificações, como alvejantes, desinfetantes, abrasivos, detergentes etc, e sua especificação comercial.
Abaixo, segue imagem do local de estoque:
CORRELAÇÃO TEÓRICA-PRÁTICA
As atividades descritas acima tiveram uma ligação muito grande com as matérias de Planejamento e controle da produção, Custos Industriais, Projeto de Fábrica e Layout, Logística e Administração da Produção e Operações, Princípios da Ciência e Tecnologia dos Materiais e Resistência dos Materiais.
 
CONCLUSÃO
Neste período de estágio, pude compreender como é importante um Layout eficiente, e um bom controle de estoque, pois tem um impacto muito alto no custo e no processo de fabricação.
 Se não há controle sobre o estoque, deixamos de produzir por falta de material, perdendo os prazos prometidos e perdendo competitividade, por outro lado, a compra excessiva ou a desorganização dos mesmos gera perda de tempo com excesso de movimentos, comunicação ineficiente entre setores, além de perda de espaço e tempo. Concluímos que devemos ter precisão na hora ada compra e controle com as saídas para que não haja nada a mais nem a menos do que o necessário para atender a nossa demanda.

Continue navegando