Buscar

projeto PLI

Prévia do material em texto

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Alunas: Jucelia Aparecida Wowchuk 
	 Eluana Maximo
	
 Programas do Livro Didático
União da Vitória, 2017
PROJETO PLI
Introdução
	Os livros didáticos correspondem ao instrumento de trabalho integrante da tradição escolar de professores e alunos, eles fazem parte do cotidiano das escolas. Trata-se de um objeto cultural de difícil definição, mas pela familiaridade de uso é possível identificá-lo, diferenciando-os de outros livros, tratando-o como peça fundamental da construção acadêmica, profissional e social das pessoas. 
	Presente no dia a dia de alunos e educadores, ele é capaz de informar, conhecer, aprender, educar, desenvolver e aplicar todas as etapas de uma educação de qualidade. 
	Ao realizarmos a pesquisa em uma escola, tivemos a oportunidade entrevistar gestores, professores, e alunos a respeito do livro didático, eles relataram muitos aspectos positivos que contribui para educação sendo a distribuição dos livros que promove o contato dos alunos com o livro, desde as anos iniciais tornando-os pessoas letradas.
	Os professores afirmaram que os livros oferecem subsidios e facilita na prática pedagogica e esclarece e da melhor compreensãodos conteúdos trabalhados em sala de aula.
Entrevista
	A entrevista foi realizada numa escola do Municipio de Porto União, onde teve muitos pontos positivos, foi relatado que professores e alunos não podem reclamar dos livros didáticos, pois sempre recebem no prazo certo , os professores tem a oportunidade de sintetizar conteúdos e adequações, sendo que todos tem livre acesso ao livro didático.
	Referente aos pontos negativos é que o material não vem conforme foram escolhidos, não levam em consideração a opinião e a opção dos professorem pois pedem um modelo e vem outro muda até a editora e os escritores ou autores. Outro aspecto é que os professores contratados pela ACT, Processo Seletivo para Professores Admitidos em Caráter Temporário, não recebem os livros, também falta para alunos matriculados ou de transferencia no decorrer do ano.
	A bibliotecaria indagou que não vem dicionários de inlgês sendo que essa disciplina esta na grade curricular.
	Na escolha de livros não a uma unificação pelos professores nas suas disciplinas. A distribuição acontece corretamente, as vezes falta livros, principalmente para o ensino médio por exemplo no volume 1, 2 e 3, falta um e sobra outro muitos vem invertidos, a entrega sempre acontece no final do ano letivo. O Siscort não tem mais no municipio de Porto União, pois muitas vezes o remanejamento não dava sendo que a contagem de alunos pelo senso escolar era baseado pelo ano anterior, o relatório em relação aos livros fazem parte da secretaria da educação.
	No quesito participação acontece através do orgão da secretaria da educação e das escolas, onde os gestores, coordenadores pedagógicos e professores estão envolvidos para assim ter um melhor planejamento.
 	A bibliotecária ficou responsável pelos termos assinados e, ao final do ano, de passar nas salas recolhendo os livros didáticos, anotando o nome dos alunos que não entregaram no prazo determinado. Neste caso, contam com o auxílio da auxiliar administrativo, que liga para os pais solicitando que devolvessem os livros. O secretário ficou incumbido de, no momento em que os pais solicitassem a declaração de transferência, lembrá-los de devolver os livros se não no mesmo dia, no dia em que viessem buscar a transferência do filho.
A importância do livro didático na prática de ensino nas escolas.
	O objetivo do projeto foi buscar através do curso PLI, e de entrevistas realizadas com pessoas envolvidas na educação a importância do livro didático para educação. Contudo vimos que os livros didáticos foram elaborados com o objetivo de orientar as práticas pedagógicas e para a organização da didática, também surgiu para planejar o ensino escolar, sendo uma importante ferramenta para o uso do professor, construído de idéias e práticas pedagógica, porém toda ação pedagógica pressupõe questão teórica, o livro tem como objetivo estabelecer além de questões teóricas, questões concretas.
	Segundo o relato dos professores o uso do livro didático na prática de ensino-aprendizagem, nas escolas públicas é usado com mais freqüência em vista da falta de recursos disponíveis. Ainda que com maior ou menor freqüência o uso do livro didático é uma ferramenta influente na prática de ensino nas escolas. Relevando-se ainda, quanto a isso, os aspectos positivos e negativos do uso livro didático, que vem, de certa forma, a concordar com algumas das colocações teóricas expostas anteriormente. As respostas giram em torno da questão de que no livro há tanto pontos positivos, pois serve como elemento norteador do ensino, ao mesmo tempo em que apresenta elementos negativos, como quando se torna o único instrumento utilizado pelo professor, pois este não dá conta das especificidades, heterogeneidade e peculiaridades de cada turma. O livro didático não serve como professor e os alunos não aprendem por si só, substitui sua falta de conhecimento atribuindo ao autor do livro o saber e, com o livro didático, o professor economiza tempo no preparo das aulas, pois, na maioria dos casos, os professores são sobrecarregados de horas-aula.
	Os livros são peças fundamentais no apoio à prática docente. Eles também são importantes e diferentes de outros materiais dada a forma como são elaborados e escolhidos. Há um complexo processo por trás da criação do material didático ou literário, que inclui o trabalho de pesquisadores especializados em Pedagogia.
A consevação do livro didático
	 A conservação e a devolução do livro didático são de grande importância para o sucesso do programa e exige a participação e o comprometimento de todos envolvidos.
	Para ajudar na manutenção do material seria interessante distribuir folders com algumas dicas para manter os livros sempre bem cuidados.
Exemplos
 Encapar.
Cuidar com o manuseio sempre com as mãos limpas, não fazer os exercícios nos livros didáticos, pois estes serão devolvidos. É importante, também, a não usar os materiais próximos a comidas ou bebidas para não ocorrerem pingos e manchas.
Não dobrar, pois quando se dobra os livros muitas vezes as folhas se soltam e, com isso, a publicação será inutilizada, por conta da perda do conteúdo. 
Orelhas, para evitar as orelhas, o ideal é que não se apoie braços e cotovelos na beirada dos livros e que esse cuidado siga durante o trajeto para a escola e na volta para casa.
Onde guardar os livros, a organização é um ponto fundamental no cuidado e preservação do material, é importante que os alunos tratem as obras como amigos especiais, que merecem respeito e carinho. Para que eles entendam esse cuidado, precisa informar os alunos que guardem o material em uma estante ou algum lugar do quarto para que fiquem arrumados e de fácil acesso. A ideia de indicar um local correto para colocar o material é para que não seja guardado junto com brinquedos, que pode causar rasgos e danos ao livro.
Agenda, para finalizar, é importante que os alunos fiquem atentos com o horário das aulas, assim não levarão para a escola livros que não irão usar naquele dia. Isso também evita que o aluno carregue peso desnecessário.
CONCLUSÃO
	Diante dos pressupostos mencionados e pelas entrevistas aqui relatadas, observou-se que o livro didático pode mostrar-se como um instrumento eficiente, mas que revoga ao professor o seu papel de mediador insubstituível dentro do processo de ensino-aprendizagem. É importante que o professor explore outras formas de transmitir conhecimento que vá além do livro didático.
	Para se chegar a esta prática libertadora o professor deve estar em constante busca de instrumentos e recursos que venham a enriquecer a sua prática pedagógica, de forma a contribuir para a formação de cidadãos críticos, conscientes e reflexivos. CORACINI (1999) nos diz que "o livro didático já se encontra internalizado no professor... o professor continua no controledo conteúdo e da forma..." reafirmando que tornar o livro eficiente ou ineficiente vai depender da maneira como o professor utiliza-lo no processo de ensino-aprendizagem.
	o livro didático é um dos melhores e maiores instrumentos de conhecimento que existe. A leitura é uma ganho que se faz necessário cada vez mais para a construção de um mundo melhor. Através dela, somos capazes de conhecer culturas e assim poder entender a importância do respeito entre os seres. 
REFERÊNCIAS
http://cursos.fnde.gov.br
CORACINI, Maria José. (Org.) Interpretação, autoria e legitimação do livro didático. São Paulo: Pontes, 1999.
FARIA, Ana Lúcia G. De. Ideologia no livro didático. São Paulo: Polêmicas do Nosso Tempo, 1984.

Continue navegando