Buscar

Apontamentos Unidade 4 - Normas jurídicas e efeitos sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SOCIOLOGIA JURÍDICA:
RESUMO UNIDADE 4: NORMAS JURÍDICAS E EFEITOS SOCIAIS
Prof. Sergio Almeida
Considerações iniciais:
A Sociologia Jurídica analisa o processo de criação do direito e sua aplicação na sociedade. Examina o impacto social das previsões legais que existem, percebendo que a lei tem a capacidade de influenciar, condicionar e inclusive transformar o comportamento dos cidadãos. O controle social formal advém da própria sociedade, como um imperativo para a sobrevivência do grupo e dos membros do grupo. 
Chamamos de efeito qualquer repercussão social ocasionada por uma norma constitui um efeito social da mesma. São todos e quaisquer resultados produzidos pela norma, decorrentes até mesmo de sua própria existência. Toda e qualquer conseqüência, modificação ou alteração que a norma produza no mundo social. 
Os efeitos podem ser positivos ou negativos. Entre os efeitos positivos da norma, podemos destacar: função de controle social, função educativa, função conservadora e função transformadora. Já entre os efeitos negativos, podemos citar o caso quando há omissão da autoridade em aplicar a lei ou quando ocorre falta de estrutura adequada para aplicação da lei.
Eficácia é uma conseqüência da validade: é a força do ato para produzir os efeitos desejados. Só o ato válido, revestido de todos os seus elementos essenciais, tem força para alcançar os seus objetivos. O ato nulo, inválido, que nasceu defeituoso, com falta de um de seus elementos, não tem força para tal, não produz efeitos, sendo, portanto ineficaz.
A lei eficaz é aquela que tem força para realizar os efeitos sociais para os quais foi elaborada. Uma lei, entretanto só tem essa força quando está adequada às realidades sociais, ajustada às necessidades do grupo. Trata-se do grau de cumprimento da norma dentro da prática social. A eficácia é a adequação entre a norma e as suas finalidades sociais. É eficaz a norma que atinge os seus objetivos, que realiza as suas finalidades, que atinge o alvo por que está ajustada ao fato. A eficácia da norma depende do reconhecimento, aceitação ou adesão da sociedade a essa norma. Pode significar que a norma contraria os anseios grupais. Dessa forma, verificamos as seguintes causas de ineficácia da norma: desatualização, o misoneísmo e a antecipação da lei a realidade social.
Fontes bibliográficas utilizadas:
CASTRO, Celso A. Pinheiro de. Sociologia Aplicada ao Direito. São Paulo: Atlas, 2001.
CAVALIERI FILHO, Sérgio. Você conhece sociologia jurídica? 10ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2001. 
ROSA, F.A. de Miranda. Sociologia do Direito: o fenômeno jurídico como fato social. 17ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004. 
SABADELL, Ana Lúcia. Manual de Sociología Jurídica. 2ª edição. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2003.

Outros materiais