Buscar

RESUMO A1 PARASITO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Infecção:o parasita está dentro do ser vivo. / parasitismo: relação entre 2 espécies diferentes. / infestação: o parasita está fora do ser vivo. / reservatório: hospedeiro vertebrado natural na região em questão. / contaminação: presença do parasita em águas, objeto e alimento / heteroxeno:parasita necessita de 1 ou mais hospedeiros / monoxeno: necessita de apenas 1 hospedeiro / eurixeno: especificidade parasitária ampla. Artrópodes Importância Médica: Barbeiros, lutzomya, plasmodium, tunga, ácaros. Podem ser vetor de agentes infeciosos causando diversas doenças.Protozoários Intestino: Giargia Lamblia, Balantidium Coli, Amebíase, Cryptosporidium. Profilaxia: tratamento da água, saneamento básico, controle do protozoário, higiene dos alimentos, investimento em educação e saude, curso para manipuladores. Epidemiologia T. Vaginalis: DST não viral mais comum em todo mundo. Resultado negativo Giardiase por fezes moldadas, afirma se o indivíduo não está parasitado? Resultados negativo não afastam doenças, anticorpos IgG podem se manter elevadas por longos período, o que prejudica o diagnóstico. Visualização de cistos tetranucleados nas fezes é conclusiva para Entamoeba Histolytica? Não, pois não permite a identificação. Infecções por entamoeba histolytica, giardia, crypstosporidium podem ser transmitidas por manipuladores de alimentos? Quais estruturas envolvidas? Sim, por mãos contaminadas, oral, cistos e trofozoítas.
Trypanosoma Cruzi, heteroxeno, forma de transmissão: barbeiro, transfusão, transplante ou oral(açai e cana), Ciclo:Barbeiro pica na pele, suga as formas do sangue, se multiplicam no TGI do barbeiro, se desenvolve(epimastigota), no final do TGI do barbeiro tem a diferenciação pra forma infectante ao homem(tripomastigota metaciclica), após o barbeiro ter picado, ele faz fezes, eliminando o tripomastigot metaciclica, ai elas vão pra corrente sanguínea por meio da lesão, ai parasita algum tipo celular, se desenvolve dentro da célula e se diferencia pra amastigota, se desenvolve e são liberados como forma de tripomastigota sanguíneo. / Doença de chagas, febre, cefaleia, inchaço das pálpebras / diag: exame de sangue, detecção de anticorpos no soro. Vetor: barbeiro. Tratamento: investimento público, educação, limpeza geral, inseticidas, combate ao vetor. Toxoplasmose: comer carne contaminada com bradizoíta é um mecanismo de transmissão. Transmissão passivo oral: ingestão de qualquer estrutura parasitária que saem nas fezes dos gatos. Forma evolutiva: taquizoíto, oocisto, esporocisto, esporozoíta, bradizoítos. Cryptosporidium: possui grande força de transmisão por ser transmitido pela água e alimentos infectados, sendo rápida a contaminação. O protozoário tem grande capacidade de reprodução e disseminação. A impot da nutrição: hidratação, reposição de eletrólitos, atenção aos filtros de água, se alimentar. Transmissão: pela água contaminada com oocisto, fecal-oral, também em solos, alimentos. Forma infectante:oocisto, esporozoita. Plasmodium – malária: espécies que parasitam homem: P. falciparium, vivax, ovale, malarie. Manifestação clinica:mal estar, calafrios, febre, suor. Habitat: hematócitos, hemácias de humanos e mosquito. Comum na amazônia: tipo de habitação, dificuldade do controle, falta de inseticida. 
Consumo carne suína transmite balantidíase? Sim, gerado pela transmissão das fezes dos porcos infectados para os humanos por meio de água e alimentos. / Gestante soronegativa toxoplasmose como evitar a congênita? Não se envolver diretamente com a caixa de areia do gato, não consumir alimentos crus ou mal cozidos, lavar bem os utensílios da cozinha para evitar contaminação. O que é acesso malárico? É o conjunto de sintomas e sinais da malária, como calafrio, febre, enjoo, vômito, cefaleia. Há destruição das hemácias, resposta imunológica. Pq a malária por Plasmodium Falciparum é mais grave? É mais agressivo, se multiplica mais rápido na corrente sanguínea. Mecanismos de infecção pelo trypanossoma cruzi? Barbeiro pica na pele, suga as formas do sangue, se multiplicam no TGI do barbeiro, se desenvolve(epimastigota), no final do TGI do barbeiro tem a diferenciação pra forma infectante ao homem(tripomastigota metaciclica), após o barbeiro ter picado, ele faz fezes, eliminando o tripomastigot metaciclica, ai elas vão pra corrente sanguínea por meio da lesão, ai parasita algum tipo celular, se desenvolve dentro da célula e se diferencia pra amastigota, se desenvolve e são liberados como forma de tripomastigota sanguíneo. Leishmaniose Tegumentar e Visceral: ampla distribuição, cosmopolita, apresentando padrões silvestres, ocupacional e lazer, rural e periurbano.
Leishmania:Ciclo: fêmea do inseto pica mamífero infectado e ingere as formas amastigotas, no TGI do vetor essas formas se aglomeram e transformam-se em promastigota que se dividem e aderem ao trato digestório, se multiplicam e viram promastigota metaciclica sendo regurgitados. Formas clinicas: cutânea, mucosa, cutânea difusa e disseminada. Reservatório: cão. Balantidium Coli: fonte de infecção pro homem é a ingestão de carne suína infectada. / Formas parasitárias: trofozoíta e cistos / Monoxeno / Trichomonas Vaginalis: monoxeno e esteroxeno. Morfo: forma alongada, ovoide, periforme. Caso criança tenha, pode ser por abuso ou mãe-feto. É uma DST de caracter não viral mais comum no mundo. Cosmopolita, patogenia: corrimento, vermelhidão, coceira, queimação Amebíase:forma de transmissão: causada por entamoeba histolytica pela ingestão de água ou comida contaminada. Epidemiologia: regiões tropicais e pobres, elevada incindencia. Profilaxia; programas de controle, educação sanitária, saneamento basico. Como as amoebas se alimentam? Fagocitose. Giardia Intestinalis: monoxeno. Ciclo: ingestão do cisto, origina 2 trofozoítas, colonização e fixação, na luz intestinal se encistam, liberação. Forma evolutiva: trofozoíta e cisto.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando