Buscar

METODOLOGIA CIENTÍFICA

Prévia do material em texto

METODOLOGIA CIENTÍFICA
1a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: CEL0017_EX_A1_201607236818_V6 
	19/08/2018 20:11:22 (Finalizada)
	Aluno(a): JOSÉ TALISON DA SILVA DOS SANTOS
	2018.2
	Disciplina: CEL0017 - METODOLOGIA CIENTÍFICA 
	201607236818
	 
	Ref.: 201607834099
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Leia as afirmações a seguir: I . Metodologia científica é o estudo dos métodos de conhecer e de buscar o conhecimento; II. Metodologia científica é o estudo dos caminhos e dos instrumentos usados para se fazer ciência. III Metodologia significa, na origem do termo, estudo dos caminhos, dos instrumentos usados para se fazer ciência. Das alternativas acima:
		
	 
	Apenas a III é verdadeira
	
	Apenas a II é verdadeira
	
	Todas as alternativas são falsas
	
	Apenas a I é verdadeira
	 
	Todas as alternativas são verdadeiras
	
	 
	Ref.: 201607488029
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Considere a seguinte situação: De manhã levanto as 6 horas. Faço uma oração pedindo proteção para o dia. Percebo que estou meio enjoado. Tomo um chá de boldo. Vou para o trabalho e aplico as fórmulas do balanço patrimonial nas rotinas contábeis da minha empresa. No breve relato acima estão listados, respectivamente, quais tipos de conhecimento?
		
	
	filosófico, senso comum e científico
	
	filosófico, científico e científico
	
	religioso, científico e científico
	 
	religioso, senso comum e científico
	
	religioso, filosófico e senso comum
	
	 
	Ref.: 201607894821
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A Metodologia Científica nos mostra que podemos trabalhar com diversos tipos de conhecimento. Tendo em mente a grande importância que tal disciplina na transformação do saber. Logo, podemos destacar que o conhecimento científico se caracteriza como:
		
	
	empírico, aleatório e analítico.
	
	prático, sistemático e racional.
	 
	sistemático, racional e metódico.
	
	racional, analítico e aleatório.
	
	analítico, sistemático e aleatório.
	
	 
	Ref.: 201610213381
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	As pessoas sempre tenderam a perceber a natureza como algo bastante estático. Assim, as montanhas parecem eternas, o céu parece imutável e as espécies de plantas e animais parecem não se transformar. Tal percepção encontra fundamento no conhecimento _____(I)______. No mundo antigo, o conhecimento _____(II)_____ já tentava abordar essas questões, mas faltava-lhes um método para suas observações e análises. Também o conhecimento _____(III)_____ se interessou por esses assuntos, e quanto a isso assumiu um caráter muito conservador, que restringia questionamentos. Foi a partir do séc. XVII que o nascente conhecimento _____(IV)_____ pôde se apresentar com seu ferramental para colocar esses temas dentro de uma perspectiva nova e revolucionária. A sequência das quatro lacunas sinalizadas de I a IV é corretamente preenchida com a seguinte combinação.
		
	
	Religioso, científico, empírico e filosófico.
	
	Filosófico, empírico, científico e religioso.
	
	Científico, religioso, filosófico e empírico.
	
	Científico, empírico, religioso e filosófico.
	 
	Empírico, filosófico, religioso e científico.
	
Explicação:
O conhecimento empírico (I) é o mais antigo na evolução humana, e continua servindo a nossa formação pessoal. Porém, ele está sujeito a falsas interpretações da realidade, dada sua informalidade e falta de método. No período antigo da história o conhecimento filosófico (II) se consolidou, e muitos filósofos já buscavam construir explicações para o mundo físico e natural. Porém, eles não contavam com um método que lhes assegurasse um desenvolvimento dessas ideias baseado nas evidências. O fortalecimento do conhecimento religioso (III) na idade média atrelou em larga escala o saber humano às questões de fé, impedindo a evolução da percepção da realidade. Porém, o conhecimento científico (IV) surgiu após o período do renascimento e, com o método científico de análise da realidade, permitiu a efetiva evolução do conhecimento humano, que levou ao grande salto tecnológico do presente.
	
	 
	Ref.: 201607857329
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A afirmativa: "os sujeitos antigos usavam um determinado chá para curar dor de cabeça", é um exemplo de:
		
	
	Conhecimento Teológico-Filosófico.
	
	Conhecimento Filosófico.
	 
	Conhecimento Empírico.
	
	Conhecimento Científico.
	
	Conhecimento Teológico.
	
	 
	Ref.: 201607830086
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A Ciência agrega conhecimentos precisos e ordenados em diferentes áreas do saber. Para um certo conhecimento pertencer ao campo da Ciência, ele necessariamente dependerá:
		
	 
	do emprego do método científico.
	
	da subjetividade do pesquisador.
	
	de surgir a partir de experiências de laboratório.
	
	de ser publicado em um livro.
	 
	de ser aceito pela maioria dos cientistas.
	
	 
	Ref.: 201607834250
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Se considerarmos o conhecimento e a verdade como algo dinâmico e histórico, encontraremos o ser humano como razão e fundamento desse saber. Isto nos lembra a célebre frase de Descartes, ¿penso, logo existo¿. Desta forma, muitos são os motivos para estudar Metodologia Científica. Observe as afirmações: I - Porque o conhecimento científico não existe sem método, sem uma linguagem específica, ou um rigor próprio. II - Porque o maior desafio das Instituições de Ensino Superior está em desenvolver a postura de um pesquisador ao longo do processo educacional. III -Porque é preciso desenvolver a autonomia do pensamento, muito presente no meio acadêmico. Podemos afirmar que:
		
	
	somente a alternativa III é verdadeira.
	 
	somente as alternativas III e II são verdadeiras.
	
	somente a alternativa I é verdadeira.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	somente as alternativas I e II são verdadeiras.
	
	 
	Ref.: 201610245159
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Para conhecermos o mundo que nos cerca, podemos lançar mão de diferentes recursos. As formas de conhecer o mundo abrangem áreas distintas do conhecimento humano como:
		
	
	empírico, filosófico e tecnológico
	
	empírico, metodológico e filosófico
	
	senso comum, empírico, religioso e tecnológico
	
	filosófico, teológico, científico e tecnológico
	 
	empírico, filosófico, teológico e científico
	
Explicação:
Para conhecermos o mundo que nos cerca, podemos lançar mão de diferentes recursos. As formas de conhecer o mundo abrangem áreas distintas do conhecimento humano como: empírico (senso comum), filosófico, teológico (religioso) e científico.

Continue navegando