Buscar

apol história da educação

Prévia do material em texto

Questão 1/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Existe autonomia escolar quando a instituição tem poder de decisão sobre a organização das suas condições de trabalho, tem autoridade para experimentar, tem poder de aperfeiçoamento sobre o seu trabalho, atende às aspirações de sua comunidade, constrói uma filosofia de trabalho na escola.
 
CERVI, Rejane de Medeiros. Padrão estrutural do sistema de ensino no Brasil. Curitiba: InterSaberes, 2013.  (p. 133)
 
De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina, qual o documento, formulado e aprovado pelo Conselho Nacional de Educação , define os conteúdos mínimos, orientando a produção dos currículos escolares?
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Parâmetros Curriculares Nacionais.
	
	B
	Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
	
	C
	Diretrizes Curriculares Nacionais.
	
	D
	Plano Nacional de Educação.
	
	E
	Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
2) Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Os principais programas do FNDE são os seguintes: Programa Nacional de Alimentação Escolar, Programa Nacional do Livro Didático, Programa Dinheiro Direto na Escola, Programa Nacional Biblioteca na Escola, Programa Nacional de Saúde do Escolar e Programa Nacional de Transporte Escolar. A maior parte desses programas envolve formação de professores. [...]
 
COSTA, Alexandre. A formação de professores na nova ordem de discurso da educação brasileira. 2004. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/1258/912. Acesso em 15 abr 2015.  (p. 43)
 
A respeito da oferta de transporte escolar pelo poder público, prevista na LDB, é possível afirmar de que:
 
Assinale a resposta correta:
	
	A
	O transporte escolar destina-se especialmente para cidades em que as escolas ficam todas localizadas em regiões de educação do campo.
	
	B
	Embora em algumas escolas da zona rural ainda utilizem o transporte escolar, esse não se faz mais necessário nas capitais e regiões metropolitanas.
	
	C
	Este benefício aplica-se à casos específicos, em que fica comprovada a necessidade por questões de limite de locomoção dos alunos.
	
	D
	A oferta de transporte escolar gratuito é destinada à estudantes que não encontram escolas ou vagas em escola próxima à sua residência.
	
	E
	É de responsabilidade do governo oferecer transporte escolar à todas as crianças em idade escolar matriculadas em escolas públicas.
3) O estudo da história da educação nos permite avaliar como foi entendida e praticada a educação em épocas e sociedades diferentes. Possibilita-nos ainda entender a educação como um processo dinâmico, histórico e por isso mutável.
PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010 (p. 8)
O estudo da História, historiografia e história da educação: relações e contradições possibilita perceber as diferenças existentes entre a História Tradicional e da Nova História. Sobre essas diferenças, enumere na ordem sequencial, as concepções e suas características.
1 – Paradigma Tradicional
2 – Nova História
(  ) Restrita a questões objetivas: porque, como, o que levou, buscando “a” resposta correta, e pressupondo que há uma única resposta correta.
(  ) A história é objetiva, ou seja, o historiador deve apresentar os fatos como eles acontecem.
(  ) Busca articular elementos individuais e coletivos, tendências e acontecimentos para a compreensão do evento.
(  ) Não é possível absoluta objetividade na construção de explicação histórica, tanto por parte dos sujeitos envolvidos no evento quanto do historiador.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	1 - 1- 2 – 2
	
	B
	2 – 2 - 1 -1
	
	C
	1 - 2 - 1 -2
	
	D
	2 - 1 – 2 - 1
	
	E
	2 – 2 – 1 - 2
4) A História Tradicional é de caráter positivista, com embasamento em documentos escritos e história de grandes homens. O modelo de história tradicional e do marxismo ortodoxo peca a privilegiar somente uma linha de aspectos chaves, causando pouca vontade nos alunos em aprender, pois esta história fica distante de sua realidade, e após um determinado tempo nem sequer lembra-se do que foi estudado.
 
FONSECA, Selma Guimaraes. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. São Paulo: Papirus, 2003 (p. 9)
 
Sobre os paradigmas da história conhecida como tradicional, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(  ) Os fatos são apresentados pelo historiador de forma objetiva, ou seja, como aconteceram.
(  ) Articular elementos individuais e coletivos, tendências e acontecimentos para compreender eventos históricos.
(  ) A história tradicional está voltada para os grandes acontecimentos e “grandes homens”.
(  ) O interesse principal está centrado em aspectos políticos e da história mundial.
 
Agora marque a sequência correta: 
	
	A
	V, V, V e F
	
	B
	F, V, F e V
	
	C
	F, F, V e F
	
	D
	V, F, V e V   
	
	E
	F, F, F e V
5) Leia o fragmento de texto a seguir:
 
A Reforma Capanema, para o ensino médio, constitui-se de decretos-leis que abrangeram todos os ramos do ensino técnico- profissional e o ensino secundário propedêutico. Foi uma reforma que atendeu às reivindicações de organização nacional do ensino, especialmente nas três áreas da economia brasileira.
 
ZOTTI, Solange Aparecida. Sociedade, educação e currículo no Brasil: dos jesuítas aos anos de 1980. Campinas: Autores Associados / Brasília: Editora Plano, 2004. (p. 107)
 
De acordo com o livro-base da disciplina, no ano de 1942 a chamada Reforma Capanema altera a legislação no que diz respeito aos níveis e modalidades de educação, instituindo...
	
	A
	o curso normal.
	
	B
	o curso ginasial.
	
	C
	o ensino comercial.
	
	D
	o ensino industrial
	
	E
	o ensino rural.
6) Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Não vou adentrar os problemas trazidos por essa contradição, como também não prosseguirei com questões históricas e políticas do ensino da arte. Porém, é importante lembrar que, hoje, a LDB 9.394/96 não mantém a nomenclatura de educação artística, e sim de arte, como diz o texto do Artigo 26: “A Arte constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica”.
 
BENVENUTI, Alice. A arte infantil: compreensão dos processos de pesquisa e elaboração e conceitos gráfico-plásticos pela criança e pelo adolescente. In.: LEHENBAUER, Silvana (org). O ensino fundamental no século XXI: questões e desafios. Farroupilha: Editora da ULBRA, 2005. (p. 125)
 
Sendo a Arte um componente curricular obrigatório, de acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina é possível dizer que a música ...
	
	A
	deve ser inserida como disciplina nos currículos escolares.
	
	B
	caracteriza-se como disciplina facultativa, assim como o teatro.
	
	C
	aparece nos currículos em forma de projetos extraclasse.
	
	D
	é ensinada junto com os demais conteúdos da disciplina de artes.
	
	E
	embora seja disciplina no currículo, é facultativa aos alunos.
7) O documento não é inócuo. É antes de mais nada, o resultado de uma montagem, consciente ou inconscientes da história, da época, da sociedade que produziu, mas também das épocas durante os quais continuou a viver, talvez esquecido, durante as quais continuou a ser manipulado, ainda que pelo silencio.
LE GOFF, J. Documento/monumento. In: História e Memória. 5 ed. Campinas: Ed. Da Unicamp, n. 32 p. 2003 (p. 537-538)
 
Sobre a importância para o historiador dos termos documentos e fontes, enumere na ordem sequencial, as concepções e suas características.
1 – Fonte
2 – Documento
 
(  ) É inócuo, durável e pode ser analisado.
(  ) Registro ou testemunho do passado humano.
(  ) O historiador extraí informações específicas, de acordo com a pergunta que quer responder.
(  ) Meiopor qual é possível  selecionar e interrogar, tornando-se informações para o historiador.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	1 – 1 – 2 - 2
	
	B
	2 – 2 -  1 - 1
	
	C
	1 - 2 - 1 -  2
	
	D
	2 - 1 – 2 - 1
	
	E
	2 – 2 – 1 - 2
8)Disponivel em: https://www.google.com.br/search?q=fontes+históricas&espv=2&biw=1366&bih=667&site=webhp&tbm=isch&imgil=Gr3llOmJea9 acesso 12/07/15
As diferentes fontes podem ser utilizadas com o objetivo de proporcionar a produção de conhecimento sobre a história da educação. Sobre o uso das fontes, analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta.
	
	A
	As fontes devem ser utilizadas tão somente por historiadores e abordar o tema da pesquisa.
	
	B
	As fontes da escola são documentos importantes que sempre foram preservados pelas instituições e contribuíram com a história da educação.
	
	C
	As fontes são preservadas e mantidas por instituições públicas e acessíveis para todos que necessitam de pesquisas. 
	
	D
	As fontes históricas devem ser lidas com vistas nas múltiplas relações subjacentes à produção e o historiador deve ter conhecimento dos diversos tipos de fontes.
	
	E
	As fontes não são consideradas um bom recurso para o ensino de história e para a prática pedagógica.
9) ?A historiografia europeia, numa época em que só havia História científica na Europa, escreveu, desde meados do século XIX e em boa parte do século XX, a História do homem como história da civilização cristã ocidental e, embora menos abertamente, do processo de formação dos principais estados-nações europeus.?
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882004000200002 acesso em 12/07/15
 
A compreensão de que não existe “a” verdade em história não implica na validade de toda opinião, nem que alguns fatos ou acontecimentos sejam incontestáveis. Nesse contexto, quais devem ser os caminhos para que a explicação histórica possa ser considerada científica?
Analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta.
	
	A
	Para que a explicação histórica possa ser considerada científica é necessária a descrição detalhada de uma situação-problema, de uma fundamentação metodológica, de uma pesquisa organizada e de referência bibliográfica.
	
	B
	Alguns caminhos são necessários para considerar científica a explicação histórica: delimitação do problema de pesquisa, metodologia científica, clareza e coerência textual, referências.
	
	C
	Os caminhos a serem seguidos se referem na existência de um problema de pesquisa claro, de um método de seleção, da organização e da interpretação das fontes e de um referencial teórico.
	
	D
	Para considerar a explicação histórica científica são necessários seguir alguns caminhos relevantes como: apresentação do problemas e objetivos, metodologia, organização e coerência das ideias principais da pesquisa.
	
	E
	Os caminhos são necessários para considerar científica são: tema, justificativa, metodologia e cronograma da pesquisa.
10) Leia o texto a seguir:
 
Consta, no artigo 205 da Constituição Federal, promulgada no ano de 1988, que a educação é um direito de “todos”, sendo também um dever compartilhado entre o Estado e a família. Ainda, este mesmo artigo, prevê que a educação objetiva o desenvolvimento pleno da pessoa, preparando-a para o exercício da cidadania e qualificando-a para o trabalho.
 
Fonte: a autora (texto elaborado por Melissa Probst, exclusivamente para este banco de questões).
 
De acordo com as aulas e o livro-base da disciplina, na época da promulgação da Constituição Federal a educação era ainda...
 
	
	A
	bandeira de diversos movimento sociais, como por exemplo o dos sindicalistas urbanos.
	
	B
	exigência da população pobre e carente de escolas situadas na região agrícola do país.
	
	C
	existente apenas no âmbito privado e não público, então a Constituição alterou essa situação.
	
	D
	privilégio da elite da sociedade, a mesma que foi privilegiada pela promulgação da Constituição.
	
	E
	voltada somente ao ensino profissional, visando a formação de mão de obra para a indústria.

Continue navegando