Buscar

Prova nota 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Semântica e Pragmática 
Nota 100
Atente para a seguinte informação:
“A introdução do referente por expressões referenciais se dá de dois tipos. Um é a introdução referencial que se ancora em alguma expressão anterior, isto é, o referente é introduzido associando-se a outro já presente no texto. Esse segundo tipo, por vezes, é chamado de anáfora indireta, cuja interpretação é dependente de dados já introduzidos”.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Língua portuguesa: introdução aos estudos semânticos sobre o sentido e a referência, explique em poucas palavras o que é uma expressão referencial:
Resposta: Uma expressão referencial é qualquer expressão usada no enunciado para referir alguma coisa ou alguém.
Atente para a seguinte definição:
“Morfema é a menor partícula com significado existente de uma palavra, e que, se reunida a um radical, lhe confere um sentido diferente do anterior. Os morfemas podem ser classificados em dois grupos: morfemas gramaticais e morfemas lexicais”.
Considerando os conteúdos do livro-base Língua portuguesa: introdução aos estudos semânticos sobre os morfemas responda:
Na palavra “tristeza”, o sufixo “-eza” corresponde a qual tipo de morfema: gramatical ou texical. Justifique sua resposta.
Resposta: É um morfema gramatical, visto que exerce a função gramatical da referida palavra. O morfema gramatical é responsável pela função gramatical do vocábulo, servem de base a uma palavra, representam um conceito da natureza humana e relacionam-se ao mundo extralinguístico, possuem, pois, a significação básica do vocábulo.

Continue navegando