Buscar

18 - Resumo IV Berne - Hemodinâmica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Hemodinâmica
Resumo – IV
Berne
O sistema vascular é composto por duas maiores sub-divisões: a circulação sistêmica e a circulação pulmonar. Estas sub-divisões estão em série entre si.
Cada sub-divisão compreende vários tipos de vasos (e.g., artérias, arteríolas, capilares) que estão alinhados em série uns com os outros. Em geral, os vasos de um certo tipo estão arranjados em paralelo entre si.
A velocidade média (v) do fluxo sanguíneo num certo tipo de vaso é diretamente proporcional ao fluxo sanguíneo total (Qt) bombeado pelo coração, e é inversamente proporcional á área de secção transversal (A) de todos os vasos paralelos daquele tipo (i.e., v = Qt/A).
A pressão dirigida lateralmente na corrente sanguínea diminui conforme a velocidade do fluxo aumenta; a diminuição da pressão lateral é proporcional ao quadrado da velocidade. As alterações são insignificantes, contudo, exceto quando o fluxo é muito elevado.
Quando o fluxo sanguíneo é constante e laminar em vasos maiores do que as arteríolas, o fluxo é proporcional á queda da pressão no interior do vaso (Pi – Po) e á quarta potência do raio r, e é inversamente proporcional ao comprimento do vaso (l) e á viscosidade (n) do fluido; isto é, Q = p (Pi – Po)r.r.r.r/8nl (lei de Poiseuille).
Para resistências alinhadas em série, a resistência total é igual á soma das resistências individuais.
Para resistências alinhadas em paralelo, a recíproca da resistência total é igual á soma da recíproca das resistências individuais.
O fluxo tende a se tornar turbulento quando:
A velocidade do fluxo é alta
A viscosidade do fluido é baixa
A densidade do fluido é grande
O diâmetro do tubo é grande
A parede do vaso é irregular 
O fluxo sanguíneo é não-newtoniano em vasos muito pequenos (i.e., a lei de Poiseuille não é aplicável).
A viscosidade aparente do sangue diminui á medida que a taxa de cisalhamento (fluxo) aumenta e á medida que as dimensões do tubo diminuem.

Outros materiais