Buscar

Relatório de Estágio Supervisionado Larissa Correa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
UNOESC CAMPUS DE VIDEIRA
LARISSA CORRÊA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISINADO OBRIGATÓRIO
Videira
2018
LARISSA CORRÊA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISINADO OBRIGATÓRIO
Relatório de estágio obrigatório apresentado ao curso de Arquitetura e Urbanismo como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Oeste de Santa Catarina campus Videira.
Orientador: Jeferson Eduardo Sukow.
Videira
2018
AGRADECIMENTOS
A Deus, por me dar saúde, energia e persistência para enfrentar as dificuldades.
A meus pais Rosangela e Idair, minhas inspirações, que me ampararam de todas as formas e não mediram esforços para tornar esse sonho realidade. Obrigada por todos os valores depositados em minha criação e crescimento, vocês são o meu bem mais precioso. Amo vocês.
Ao meu irmão, que mesmo com a minha ausência soube ajudar de todas as formas os nossos pais. 
A universidade e professores que criaram a oportunidade e o ambiente criativo e amigável neste processo de formação profissional. 
A meu orientador, por toda ajuda e orientação no desenvolvimento deste projeto.
Ao meu companheiro de vida Allan Possato, por toda paciência, amor, compreensão e amparo em todas as horas difíceis e pela minha felicidade ser a sua também. Obrigada!
Aos amigos e companheiros de trabalho que fizeram parte da minha formação, pela paciência e apoio.
LISTA DE FIGURAS
Imagem 1 – Planta de layout 3D.	11
Imagem 2 – Perspectivas tridimensionais hall de entrada e escada.	11
Imagem 3 – Perspectivas hall de entrada, sala de jantar e sala de estar.	12
Imagem 4 – Perspectiva geral.	13
Imagem 5 – Perspectivas tridimensionais cozinha.	14
Imagem 6 – Perspectiva geral layout.	15
Imagem 7 – Layout 3D.	16
Imagem 8 – Perspectivas tridimensionais.	16
Imagem 9 – Perspectiva geral.	17
Imagem 10 – Perspectivas tridimensionais cozinha.	18
Imagem 11 – Lavanderia.	19
Imagem 12 – Hall de entrada, sala de jantar e cozinha.	19
Imagem 13 – Perspectivas sala de estar.	20
Imagem 14 – Vista tridimensional geral.	21
Imagem 15 – Perspectivas tridimensionais internas e externas.	21
Imagem 16 – Perspectiva tridimensional geral.	23
Imagem 17 – Perspectivas tridimensionais internas e externas.	23
Imagem 18 – Projeto executivo marcenaria quarto da menina.	25
Imagem 19 – Projeto executivo marcenaria quarto do menino.	26
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O presente relatório tem como objetivo descrever as atividades realizadas no período de aplicação do estágio supervisionado obrigatório do curso de Bacharel de Arquitetura e Urbanismo, na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) Campus Videira, onde foi abordado na prática o conhecimento teórico adquirido durante o período de graduação.
Poder aplicar todo o conhecimento obtido ao longo de todas as etapas do curso é muito incentivador e engrandecedor. O profissional arquiteto desempenha muitas funções e tem capacidade de atuar em muitas áreas distintas, o estágio oferece ao acadêmico um direcionamento muito claro sobre a área escolhida pois o mesmo é introduzido em um ambiente que sai do âmbito universitário e parte ao domínio profissional. Durante esse período, o estagiário depara-se com processos diferenciados, onde o desafio só faz agregar ainda mais conhecimento. 
A Empresa escolhida para realizar o estágio foi a Espaço Casa Daizy e o mesmo foi cumprido no período do dia 16 de abril de 2018 à 07 de maio de 2018 tendo como carga horária 6 horas diárias. As atividades realizadas foram todas focadas aos projetos de interiores e envolviam levantamento de medidas e fotográfico, projeto luminotécnico e hidráulico, levantamento de informações, determinação de layout, detalhamento de marcenaria, modelagem 3D e renderização, além de apresentação e contado direto com o cliente. 
Culturalmente falando, o conceito sobre ter um lar, um espaço, o conceito da forma de morar mudou e vem mudando gradualmente. A arquitetura de interiores vem de encontro com essa nova cultura pois precisa compreender e avaliar a real necessidade das pessoas sobre esse novo lar, por esse motivo essa área foi escolhida para o desenvolvimento do estágio, pelas das inúmeras possibilidades que a mesma oferece.
OBJETIVO GERAL
Aplicar e desenvolver os conhecimentos obtidos na graduação de Arquitetura e Urbanismo, fortalecendo habilidades profissionais dentro do segmento de atuação da arquitetura de interiores. 
Objetivos específicos
Ampliar os conhecimentos adquiridos no período da graduação de Arquitetura e Urbanismo;
Identificar e solucionar problemas projetuais;
Realizar levantamento de informações;
Desenvolver detalhamento técnico de projetos de interiores;
Ampliar conhecimentos no atendimento ao cliente e briefing;
A EMPRESA
A empresa Espaço Casa Daizy foi fundada no ano de 2007 em Videira – SC, com atividades de venda e desenvolvimento de projetos mobiliários, sendo filial da empresa Móveis Daizy Ltda, marcenaria localizada na cidade de Tangará, com fundação na década de 70. Ambas as empresas são da família, sendo a loja de show room de Videira gerenciada pela Designer de Interiores, filha de um dos sócios, Joana Ceron. 
Joana Ceron, é designer formada pela UNOESC (Universidade do Oeste de Santa Catarina) Campus de Videira em 2009. Estagiou durante toda a sua graduação em escritórios de arquitetura e engenharia, e após sua formação, começou a atuar no mercado de trabalho como designer, atendendo seus clientes no mesmo endereço da loja da família. Atualmente cursa Arquitetura e Urbanismo, também pela UNOESC, com previsão de formação no ano de 2019. 
Os projetos desenvolvidos são principalmente de projetos residenciais de interiores, e também de interiores comerciais. Seus projetos buscam um conjunto de estudos baseados em diversos fatores como ergonomia, conforto, além de estética e funcionalidade, sempre de acordo com as necessidades de seus clientes. Atualmente tem vários projetos residenciais de interiores em andamento, distribuídos na cidade de Videira e região. 
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
As atividades desenvolvidas neste estágio supervisionado obrigatório foram voltadas para a área de arquitetura de interiores e tiveram como principal objetivo a prática de conhecimentos adquiridos ao longo da graduação em Arquitetura e Urbanismo, bem como, obter conhecimento sobre cotidiano, as dificuldades, as ferramentas de trabalho sobre a área escolhida, além de proporcionar também acesso livre e direto ao cliente, dando ênfase sempre ao desenvolvimento da capacidade profissional.
LEVANTAMENTO DE MEDIDAS
Sendo de extrema importância na elaboração de um projeto, o levantamento de medidas oferece todas as dimensões do ambiente a ser desenvolvido, nele consiste todas as metragens das paredes, janelas, peitoris, pé direito, medição dos pontos hidráulicos, elétricos. O profissional que trabalha com esse planejamento de informações é capaz de realizar seu trabalho com mais precisão e segurança, pois tem a capacidade de avaliar já em um primeiro momento o que é possível ou não ser feito nesse projeto. Dessa forma, além de tudo o que já foi citado, quando o profissional trabalha com seriedade evita que seu cliente tenha muitos transtornos na hora da execução, gerando um elo de confiabilidade, respeito e principalmente ética profissional.
LEVANTAMENTO FOTOGRÁFICO
Vindo de encontro ao levantamento de medidas, o recolhimento de informações fotográficas serve de suporte ao primeiro item citado. Através das imagens do ambiente já existente é possível compreender e solucionar algumas dúvidas que possam surgir ocasionalmente diante da relação de medidas. Além disso, é possível já traçar um perfil sobre iluminações e materiais que podem ser utilizados no decorrer do processo. Durante esse processo de estágio foi possível aprender muito com as informações
recolhidas para o desenvolvimento do projeto.
LAYOUT DE PROJETO
O Layout de projeto é a forma de apresentação sobre a disposição dos itens e objetos que devem pertencer ao ambiente que está sendo desenvolvido. Geralmente o projeto de interiores começa a ser desenvolvido a partir do briefing feito com o cliente. No briefing é possível já reunir todas as informações sobre o que o mesmo necessita nesse projeto. Sem dúvida a maior lição que se pode aprender inicialmente sobre um projeto de interiores é “entender qual é a real necessidade do cliente”, pois dessa forma o profissional arquiteto pode trabalhar já sabendo quais pontos são cruciais e importantes para aquele cliente específico. Nessa primeira conversa com o cliente já é importante saber, por exemplo, se for o projeto de uma cozinha, que tipo de eletrodoméstico que o cliente pensa em utilizar, se é embutido ou convencional, se gosta de materiais refletivos...entre outros itens que já oferecem um direcionamento para a execução de um projeto assertivo. Nessa etapa foi possível desenvolver vários layouts diferentes de projeto podendo chegar em uma conclusão final sobre o qual é o mais adequado.
PROJETO LUMINOTÉCNICO
Este consiste em distribuir e projetar a iluminação adequada para cada tipo específico de ambiente, geralmente é projetado a partir do layout já aprovado pelo cliente sobre a disposição dos móveis e das peças complementares.
O projeto luminotécnico é o carro chefe em um projeto de arquitetura de interiores, através da iluminação é possível transmitir sensações, causar impressões e embelezar ainda mais o espaço. Há muitas variáveis a serem consideradas em um projeto de iluminação, por isso é tão importante o desenvolvimento dessa atividade nesse estágio.
MODELAGEM 3D
A modelagem 3D é uma das etapas mais importantes no projeto de arquitetura de interiores. Através dela é possível apresentar um projeto que oferece capacidade de entendimento total sobre o que está sendo proposto. Em um projeto 3D a modelagem é feita de forma tridimensional, além disso é possível colocar texturas, locar peças de decoração, fazer todo o detalhamento do projeto a partir da modelagem, aplicar texturas e escalas de piso, paredes e o projeto ainda é finalizado com a renderização das imagens.
O software mais comum utilizado para a modelagem de projetos é o Scketchup, contudo neste estágio o software utilizado foi o Promob, que é mais específico para a área de móveis. As renderizações das imagens também foram feitas através do último citado.
MARCENARIA
A marcenaria é uma arte, é através dela que conseguimos transformar os projetos em realidade. O detalhamento para marcenaria é feito de forma que os materiais e texturas estejam descritos de maneira clara e objetiva para que o projeto seja executado fielmente ao proposto. Neste detalhamento devem constar todas as cotas e descrições necessárias para a execução do projeto, mas de qualquer forma, sempre é solicitado ao marceneiro a conferência in loco antes da execução. Ferragens, acessórios, puxadores, cores de MDF, descrições sobre granito, eletrodomésticos, espelhos, vidros, iluminações, toda essa listagem de material deve estar descrita no projeto de marcenaria. 
PROJETOS
Projeto 01 – modelagem 3d
Hall de entrada
O hall de entrada é a primeira impressão visual do interior da residência unifamiliar. A porta de entrada será pivotante e receberá revestimento interno em marcenaria e iluminação embutida amarela. O piso será em porcelanato retificado e as paredes recebem tinta e arandelas para iluminação. O teto é composto por estrutura metálica com fechamento em vidro que faz parte do piso do ambiente superior e gesso com devida iluminação. A escada também será revestida com porcelanato e o guarda-corpo será com perfis cromados e vidro reflecta prata.
Imagem 1 – Planta de layout 3D.
Fonte: A autora, 2018.
Imagem 2 – Perspectivas tridimensionais hall de entrada e escada.
	a) Entrada principal 
	b) Vista frontal porta pivotante
	
	
	Fonte: A autora, 2018.
	Fonte: A autora, 2018.
Sala de jantar e estar
Este espaço é composto por dois ambientes integrados com o hall de entrada. Estes dois em especial são divididos por uma lareira e painel para TV espelhado e com vidro. 
O móvel que divide tem base de pedra e iluminação inferior embutida, dando a sensação de flutuação, este mesmo é dividido em dois, de um lado uma lareira a gás embutida na pedra com fechamento lateral em vidro translúcido; do outro lado está o móvel em marcenaria para TV, o qual reveste e esconde um pilar, tendo para o lado da sala de estar a TV embutida na marcenaria com um vidro neutral para que seja possível a visualização da imagem com sistema de som embutido do gesso para reprodução de áudio e a face voltada para a sala de jantar possui revestimento de espelho lapidado colado sobre a marcenaria.
A sala de estar é composta por estofados e mesas laterais e de centro. A aprede é revestida com porcelanato e recebe destaque com iluminação do gesso. Já a sala de jantar, possui uma mesa central em marcenaria e pés metálicos com capacidade para oito lugares, a mesma recebe iluminação direta com pendentes fixados no gesso.
Imagem 3 – Perspectivas hall de entrada, sala de jantar e sala de estar.
	a) Vista geral do acesso principal.
	b) Perspectiva mesa de jantar.
	
	
	Fonte: A autora, 2018.
	Fonte: A autora, 2018.
	
	
	c) Perspectiva geral sala e painel de TV
	d) Perspectiva geral sala de estar
	
	
	Fonte: A autora, 2018.
	Fonte: A autora, 2018.
	e) Perspectiva sala de jantar e painel espelhado
	f) Perspectiva geral sala estar e jantar.
	
	
	Fonte: A autora, 2018.
	Fonte: A autora, 2018.
Cozinha
Foi desenvolvido levantamento de medidas e pontos hidráulicos e elétricos, bem como levantamento fotográfico e posteriormente realizado estudos de layout até encontrar o mais apropriado ao gosto do cliente. Para apresentação e melhor visualização do proposto projeto foi executado uma modelagem em três dimensões, reunindo marcenaria, escolha de materiais, eletrodomésticos, revestimentos de piso, paredes, iluminação e gesso. 
Neste ambiente os clientes optaram por materiais requintados, como MDF em alto brilho e textura amadeirada, nas bancadas optou-se por utilizar uma superfície de quartzo (pedra produzida industrialmente), destacadas com iluminação embutida, assim como os eletrodomésticos encaixados na marcenaria. O piso e as paredes receberam revestimentos de alto padrão com porcelanato e aplicações em 3D. O acesso ao ambiente é feito através de um sistema de portas de correr em alumínio e vidro reflexivo com entrada pela sala de jantar, sendo possível sua visualização somente quando a iluminação estiver ligada.
Imagem 4 – Perspectiva geral.
Fonte: A autora, 2018.
Imagem 5 – Perspectivas tridimensionais cozinha.
	a) Vista geral do acesso principal.
	b) Vista da pia com iluminação embutida.
	
	
	Fonte: A autora, 2018.
	Fonte: A autora, 2018.
	
	
	c) Vista móvel em ilha com mesa auxiliar
	d) Vista frontal eletrodomésticos e cristaleira
	
	
	Fonte: A autora, 2018.
	Fonte: A autora, 2018.
	
	
	e) Vista ilha central e iluminação superior
	f) Vista da sala de jantar c/ portas abertas.
	
	
	Fonte: A autora, 2018.
	Fonte: A autora, 2018.
	
	
	g) Perspectiva pia e detalhe nichos
	h) Vista sala de jantar c/ portas fechadas
	
	
	Fonte: A autora, 2018.
	Fonte: A autora, 2018.
	
	
Imagem 6 – Perspectiva geral layout.
Fonte: A autora, 2018.
Escritório
No escritório está disposta uma grande bancada apara atender às necessidades de trabalho do cliente. A bancada é toda de marcenaria com acabamento em alto brilho do catálogo da Duratex, no padrão Preto da linha Cristallo, está com acabamento em 45° e tampo em vidro serigrafado preto temperado de 12mm. Intermediária composta por aplicação de espelho fumê que oferece amplitude ao espaço.
Os armários superiores são em marcenaria e também
com acabamento em 45°, a textura amadeirada é garantida com o MDF Baviera, da linha Syncro da Guararapes. A portas são basculantes com fecho toque em vidro serigrafado preto com perfil metálico de 10mm. Os nichos superiores são compostos por iluminação indireta superior com fita de LED embutida.
O detalhe mais marcante do ambiente é a marcenaria lateral que é composta por dois painéis verticais que seguem e contornam o teto delimitando o espaço do escritório com destaque especial com perfis de iluminação embutidos no gesso.
Imagem 7 – Layout 3D.
Fonte: A autora, 2018.
Imagem 8 – Perspectivas tridimensionais.
	a) Perspectiva geral.
	b) Vista acesso principal.
	
	
	Fonte: A autora, 2018.
	Fonte: A autora, 2018.
Imagem 9 – Perspectiva geral.
Fonte: A autora, 2018.
PROJETO 02 – modelagem 3d
Após brifing e primeiros croquis do layout, a proposta foi modelada em três dimensões utilizando o software Promob. A proposta é uma grande integração de ambientes, conciliando materiais e texturas com diferentes acabamentos. Os ambientes integrados são a alma do apartamento compondo a área social e de serviço do mesmo, neste estão integrados a cozinha, sala de jantar, sala de estar e lavanderia.
Cozinha
Neste ambiente a proposta teve que se adequar a planta baixa do apartamento, que passou por muitas modificações da planta original. A cozinha se distribui formando um corredor que dá acesso à área de serviço, a lavanderia. Esta, é composta por móveis de marcenaria, pedras ornamentais, vidro reflecta bronze, estrutura metálica e eletrodomésticos. Diferente do projeto anterior, a proposta deste projeto foi o aconchego da família, por este motivo foram empregadas cores em tons mais quentes.
A marcenaria recebe padrões de MDF da Duratex da Linha Cristallo, o Gianduia com acabamento em alto brilho, e da Linha Trama, o Álamo, com textura amadeirada. A bancada da pia traz a proposta da pedra em quartzo branco, e alguns armários recebem fechamento com portas de alumínio e vidro reflecta bronze. A iluminação foi disposta em pontos estratégicos e que auxiliam na preparação dos alimentos. 
Imagem 10 – Perspectivas tridimensionais cozinha.
	a) Pia e eletrodomésticos.
	
	Fonte: A autora, 2018.
	
	b) Bancada para cozimento.
	
	Fonte: A autora, 2018.
Lavanderia
A lavanderia tem acesso pela cozinha e os padrões de MDF seguem os mesmos da cozinha, porém a pedra é o granito itaunas. O diferencial é o móvel estruturado em perfil metálico preto com acabamento fosco, neste estão dispostos nichos e cachepôs para cultivo de temperos, o móvel está locado próximo a uma janela, a qual fornece luz e ventilação para as plantas. 
Imagem 11 – Lavanderia.
	a) Móvel com perfil metálico.
	b) Lavanderia com iluminação.
	
	
	Fonte: A autora, 2018.
	Fonte: A autora, 2018.
Sala de jantar
A sala de jantar é composta por uma mesa com tampo de vidro branco de 6 lugares, ligada à bancada da cozinha. As paredes receberão acabamento com pintura, quadros e espelho para dar amplitude ao ambiente que dá acesso a sala de estar.
Imagem 12 – Hall de entrada, sala de jantar e cozinha.
	a) Hall de entrada.
	b) Sala de jantar e cozinha.
	
	
	Fonte: A autora, 2018.
	Fonte: A autora, 2018.
Sala de estar
A sala de estar tem acesso pela sala de jantar, entre esses dois ambientes possui a escada de acesso ao pavimento superior. Na escada está disposto um móvel em marcenaria que segue os mesmos padrões de MDF e acabamentos da cozinha e lavanderia. O móvel da TV também, neste estão propostos detalhes feitos com marcenaria que tornam o modelo único. A sala de estar também possui um sofá, mesa de apoio lateral, quadro, tapete e dá acesso para a varanda.
Imagem 13 – Perspectivas sala de estar.
	a)Perspectiva geral.
	b) Móvel escada.
	
	
	Fonte: A autora, 2018.
	Fonte: A autora, 2018.
	
	
	c) Móvel TV.
	d) Layout geral.
	
	
	Fonte: A autora, 2018.
	Fonte: A autora, 2018.
Projeto 03 – Quarto da menina
Neste ambiente foi realizado o desenvolvimento dos detalhamentos de execução de marcenaria, onde foram descritos os materiais utilizados e disposição da decoração. Os padrões de MDF escolhidos são do catálogo da Guararapes, da linha Colors nas cores Rosa Milk Shake e Maxi Branco, ambos com acabamento fosco. A marcenaria segue o padrão de acabamento engrossado de 30mm em 45°. A decoração segue o estilo provençal com a proposta dos móveis serem comprados prontos. O detalhamento contém cotas e especificações técnicas de execução e montagem.
Imagem 14 – Vista tridimensional geral.
 
Fonte: A autora, 2018.
Imagem 15 – Perspectivas tridimensionais internas e externas.
	a) Vista frontal painel de TV e nichos.
	b).Vista frontal cama e cabeceira.
	
	
	Fonte: A autora, 2018.
	Fonte: A autora, 2018.
	
	
	c) Vista frontal armário, bancada e nichos
	d) Perspectiva geral cama e painel de TV
	
	
	Fonte: A autora, 2018.
	Fonte: A autora, 2018.
	e) Perspectiva geral cabeceira cama e criado
	f) Perspectiva geral bancada e nichos.
	
	
	Fonte: A autora, 2018.
	Fonte: A autora, 2018.
	
	
	g) Vista Frontal parte interna do armário
	
	
	
	Fonte: A autora, 2018.
	
Projeto 04 – Quarto menino
Neste ambiente também foi realizado o desenvolvimento dos detalhamentos de execução de marcenaria, onde foram descritos os materiais utilizados e disposição da decoração. Os padrões de MDF escolhidos são do catálogo da Guararapes, da linha Colors nas cores Areia e Grafite, ambos com acabamento fosco. A marcenaria segue o padrão de acabamento engrossado de 30mm em 45°. A decoração segue o estilo contemporâneo com a proposta dos móveis serem comprados prontos. O detalhamento contém cotas e especificações técnicas de execução e montagem.
Imagem 16 – Perspectiva tridimensional geral.
Fonte: A autora, 2018.
Imagem 17 – Perspectivas tridimensionais internas e externas.
	a) Vista frontal cabeceira e nichos.
	b) Vista frontal painel de TV e nichos.
	
	
	Fonte: A autora, 2018.
	Fonte: A autora, 2018.
	
	
	c) Vista frontal armário e nichos laterais
	d) Vista Frontal banca de estudos
	
	
	Fonte: A autora, 2018.
	Fonte: A autora, 2018.
	e) Vista frontal parte interna do armário
	f) Perspectiva geral nichos e painel TV.
	
	
	Fonte: A autora, 2018.
	Fonte: A autora, 2018.
	
	
	g) Perspectiva geral cabeceira e bancada
	f) Perspectiva geral armários
	
	
	Fonte: A autora, 2018.
	Fonte: A autora, 2018.
Detalhamento marcenaria
O detalhamento de marcenaria é extremamente importante no projeto de interiores, é através dele que será desenvolvido toda a execução do mobiliário. Nesse detalhamento é especificado com precisão cada medida e cada detalhe do projeto. Quanto mais detalhado o projeto estiver mais bem executado o móvel será. É importante que seja visto e repassado com o cliente todos os ajustes finais do projeto para que o mesmo fique extremamente satisfeito com o resultado. É dever do profissional orientar o cliente, e posteriormente especificar no projeto os tipos de ferragens que deverão ser utilizadas, o modelo do puxador, o tipo do espelho os padrões dos MDFs, as alturas e espessuras das prateleiras bem como a espessura das estruturas, o modelo dos eletrodomésticos, bem como suas especificações de instalação, especificações de iluminação, tipos de cubas, granitos, delimitação de área molhada...altura das gavetas, alturas dos tubos cabideiros, sapateiras, enfim todas as medidas necessárias para a execução do projeto. Nessa etapa se faz imprescindível o levantamento de medidas que foi feito no início do processo, porque baseado nesse o detalhamento da marcenaria será feito. Sempre é importante conversar com a empresa executora do seu projeto para que o mesmo execute uma conferência in loco do ambiente, para garantir a confiabilidade do trabalho. A relação entre o arquiteto e o marceneiro é muito interessante
dentro da arquitetura de interiores pois há muita troca de informação e conhecimento e isso garante o sucesso na conclusão de um projeto. 
Imagem 18 – Projeto executivo marcenaria quarto da menina.
	a) Planta de layout.
	b) Corte A’A’ – Acima do tampo.
	
	
	Fonte: A autora, 2018.
	Fonte: A autora, 2018.
	
	
	c) Elevação 1.
	d) Elevação 2.
	
	
	Fonte: A autora, 2018.
	Fonte: A autora, 2018.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	e) Elevação 3.
	f) Elevação 4.
	
	
	Fonte: A autora, 2018.
	Fonte: A autora, 2018.
Imagem 19 – Projeto executivo marcenaria quarto do menino.
	a) Planta de layout.
	b) Corte A’A’ – Acima do tampo.
	
	
	Fonte: A autora, 2018.
	Fonte: A autora, 2018.
	
	
	c) Elevação 1.
	d) Elevação 2.
	
	
	Fonte: A autora, 2018.
	Fonte: A autora, 2018.
	e) Elevação 3.
	f) Elevação 4.
	
	
	Fonte: A autora, 2018.
	Fonte: A autora, 2018.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Durante todo o período em que o estágio foi realizado surgiram muitos questionamentos e dúvidas no meio do processo de aprendizagem, mas também foi um período de muito conhecimento e prática. Foi possível desenvolver e aplicar vários conceitos que se aprende na graduação de Arquitetura e Urbanismo.
A ética e o profissionalismo exercido nesse processo trouxeram uma bagagem muito positiva, foi possível nesse momento ter percepção de como se portar e como resolver problemas decorrentes área que foi escolhida que é a arquitetura de interiores. Os objetivos traçados no início desse relatório foram alcançados com êxito e a empresa em que o estágio foi realizado ofereceu todo o suporte e disponibilidade, á eles o agradecimento.
A arquitetura é uma arte, é um grito pulsante que aflora a séculos e séculos, que vai muito além do que as pessoas julgam conhecer pois trata-se não somente da história e sim de pessoas e é isso que a torna mais desafiadora e interessante. 
Conclui-se dessa forma que o conhecimento adquirido no decorrer desse estágio foi de suma importância pois foi possível aplicar e absorver muitas técnicas e conceitos, além de se poder ter contato direto com o mercado de trabalho além de conversar e atender clientes reais com necessidades reais, e acredita-se que o maior ensinamento que se pode obter foi compreender a real necessidade do cliente para poder propor soluções específicas e assertivas. 
REFERÊNCIAS
DURATEX. Painéis de madeira industrializada 2018. Disponível em: <http://duratex.com.br/pt/produtos/duratex>. Acesso em: 16 jun. 2018.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando