Buscar

Aula 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Acidentes do Trabalho
Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados especiais referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”(Art. 19).
ACIDENTE: é o evento não desejado que tem por resultado uma lesão ou enfermidade a um trabalhador ou um dano a propriedade.
Acidentes do Trabalho (Conceito Prevencionista) é a ocorrência não programada, inesperada ou não, que interrompe ou interfere no processo normal de uma atividade, ocasionando perda de tempo útil e/ou lesões nos trabalhadores, e/ou danos materiais.
Conceito Prevencionista – É muito mais amplo, para a Engenharia de Segurança, a amplitude do mesmo vem de encontro à ação prevencionista.
Incidente (Potencial Problema) é um evento indesejável e inesperado que ocorre, mas não causa danos pessoais, materiais (danos ao patrimônio), danos financeiros ou ao meio ambiente.
Tipos de acidentes:
Acidente típico - Decorrente da característica da atividade profissional desempenhada pelo trabalhador acidentado.
Acidente de trajeto - Ocorrido no trajeto entre a residência e o local de trabalho do segurado, e vice-versa. Exemplo: Acidente de ônibus entre sua casa e seu trabalho.
Doença Profissional - Produzida ou desencadeada pelo exercício de uma determinada atividade e constante da relação elaborada pelo Ministério do trabalho e da Previdência Social. Exemplo: Todo Tenista tende a ter problemas no cotobelo.
Doença Ocupacional - De natureza crônica, surge após períodos de trabalho – Como exemplo um trabalho repetitivo e contínuo que cause LER (lesão por Esforços Repetitivos), Problema auditivo, etc.
Causas e Consequências dos Acidentes:
Ato Inseguro – É a ação ou omissão que, contrariando preceito de segurança, pode causar ou favorecer a ocorrência de acidente. Pode ser praticado pelo próprio acidentado como por terceiros.
Condição Insegura – As condições inseguras podem ser relacionadas como: Equipamento defeituoso, Falta de proteção nas máquinas, Iluminação e ventilação inadequadas, Falta de arrumação, Falta de higiene, Falta de EPI.
Condição ambiente de insegurança - Elas podem ser inerentes ao ambiente ou à execução das atividades.
Ambiente: Ruídos, calor excessivo, iluminação e ventilação inadequadas, presença de gases, vapores, etc.
Execução: Máquinas desprotegidas, pisos defeituosos, escorregadios, ambiente desarrumado, empilhamento precário, falta de EPI’s.
Fatores pessoais de Insegurança: Falta de conhecimento ou experiência, Desinteresse, Alcoolismo, Drogas, Monotonia, Desleixo.
Acidente sem perda de tempo (sem afastamento) é quando o acidentado retorna no mesmo dia da ocorrência ou no dia seguinte, no início do expediente normal de trabalho, pelo que, se diz que não houve nenhum dia de trabalho perdido, pois, sabidamente, o dia da ocorrência do acidente se considera como dia trabalhado integralmente, independente da hora em que tenha ocorrido, se no começo, no meio, ou no fim da jornada laboral.
A Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT) é obrigatória e foi prevista inicialmente na Lei nº. 5.316/67, com todas as alterações ocorridas posteriormente até a Lei nº. 9.032/95, regulamentada pelo Decreto nº. 2.172/97.
A Lei nº. 8.213/91 determina no seu artigo 22 que todo acidente do trabalho ou doença profissional deverá ser comunicado pela empresa ao INSS (Previdência Social) em até 24 horas ou até o primeiro dia útil a sua ocorrência, sob pena de multa em caso de omissão.
A Prevenção deve perseguir os riscos e não os acidentes, esta diferença é fundamenta.
Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) - É toda medida ou dispositivo, sinal, imagem, som, instrumento ou equipamento destinado à proteção de uma ou mais pessoas.
Equipamentos de Proteção Individual (EPI) - É todo dispositivo de uso individual, destinado à proteção de uma pessoa.
Benefícios Previdência Social:
Auxílio-doença - Concedido ao segurado impedido de trabalhar por doença ou acidente por mais de 15 dias consecutivos. Para os trabalhadores com carteira assinada, os primeiros 15 dias são pagos pelo empregador, e a Previdência Social paga a partir do 16º dia de afastamento do trabalho.
Auxílio-doença acidentário - Concedido ao segurado incapacitado para o trabalho em decorrência de acidente de trabalho ou de doença profissional.
Auxílio-acidente – Concedido ao trabalhador que sofre um acidente com sequelas que reduzem sua capacidade de trabalho. É concedido para segurados que recebiam auxílio-doença.
Reabilitação Profissional – Tem por objetivo oferecer, aos segurados incapacitados para o trabalho (por motivo de doença ou acidente), os meios de reeducação ou readaptação profissional.
Pensão por morte – Concedido à família do trabalhador quando ele morre.
	
	1.
	No caso de agravo relacionado ao trabalho, pelo estabelecimento de nexo causal relacionado, a responsabilidade legal cabe :
	Quest.: 1
	
	
	 
	Ao médico perito do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social)
	
	
	Ao médico que realiza o acompanhamento do trabalhador
	
	
	Ao médico do SESMT (Serviço especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) da empresa
	
	
	A uma junta médica formada pelo médico de acompanhamento, pelo médico da empresa e pelo médico perito.
	
	
	Ao médico do CRST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador)
	
	
	2.
	Os acidentes do trabalho poderão ser classificados como: acidentes típicos, acidentes e trajeto e doenças ocupacionais. Relacione as colunas e assinale a alternativa correspondente que representa a sequência CORRETA.
1- Acidentes Típicos:
2- Acidentes de Trajeto:
3- Doenças ocupacionais:
( ) São os acidentes que ocorrem no trajeto entre a residência e o trabalho ou vice-versa.
( ) São todos os acidentes que ocorrem no desenvolvimento do trabalho na própria empresa ou a serviço desta.
( ) São doenças causadas pelo tipo de trabalho ou pelas condições do ambiente de trabalho.
	Quest.: 2
	
	
	
	1-3-2
	
	
	1-2-3
	
	
	3-1-2
	
	 
	2-1-3
	
	
	2-3-1
	
	
	3.
	Assinale a alternativa correta:
	Quest.: 3
	
	
	
	No meio rural, os acidentes de trajeto são incomuns.
	
	 
	A comparação entre a incidência de acidentes de trabalho no meio urbano e no meio rural é muitas vezes deturpada pela subnotificação dos acidentes ocorridos nas atividades no campo.
	
	
	Segundo os dados do Ministério do Trabalho, os acidentes de trajeto são mais comuns que os acidentes típicos de trabalho.
	
	
	Entre os setores da economia, o setor agrícola é o responsável pela maior incidência de acidentes de trabalho, superando o industrial e o setor de serviços.
	
	
	A violência física e psicológicas nos grandes centros urbanos não podem ser considerados agravantes na incidência de doenças ocupacionais como estresse pós-traumático, doenças cardiovasculares e mentais.
	
	
	4.
	"Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados previdenciários, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause morte ou perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho." Equiparam-se ao acidente do trabalho, EXCETO:
	Quest.: 4
	
	
	 
	Doença inerente a grupo etário e degenerativa.
	
	
	Doença proveniente de contaminação acidental do empregado no exercício de sua atividade.
	
	
	Acidente sofrido pelo segurado no local e no horário de trabalho, em conseqüência de ato de agressão praticado por terceiro.
	
	
	Acidente sofrido pelo segurado no local e no horário de trabalho, em conseqüência de ato de pessoa privada do uso da razão.
	
	
	Acidente sofrido pelo segurado no local e no horário de trabalho, em conseqüênciade ato sabotagem praticado por companheiro de trabalho.
	
	
	5.
	O método de análise dos acidentes de trabalho, onde toda situação de trabalho é enfocada como um sistema em que cada Indivíduo (I) executa uma Tarefa (T) com a ajuda de um Material (M) no contexto de um Meio de Trabalho, é conhecido como:
	Quest.: 5
	
	
	
	TIC - Técnica do Incidente Crítico.
	
	
	AAE - Análise por Árvore de Eventos.
	
	
	AAF - Análise por Árvore de Falhas
	
	 
	APR - Análise Preliminar de Riscos.
	
	 
	ADC -Árvore de Causas.
	
	
	6.
	Dentre as afirmativas a seguir referentes a acidentes e doenças do trabalho, marque a opção errada:
	Quest.: 6
	
	
	 
	Acidente do trabalho é aquele que ocorre apenas pelo exercício do trabalho formal, isto é, com carteira assinada.
	
	
	Saturnismo e Silicose são exemplos de doenças profissionais.
	
	
	Para fins previdenciários, a doenças do trabalho, doenças profissionais e o acidente de trajeto são considerados acidentes de trabalho.
	
	
	Considera-se acidente de trabalho aquele que, ligado à ocupação profissional, tenha contribuído direta ou indiretamente para a morte, doença ou incapacidade do indivíduo, mesmo que não tenha sido a única causa para tal.
	
	
	Acidentes ocorridos no percurso entre a residência e o local de trabalho são considerados acidentes de trabalho.
_1469117146.unknown
_1469117150.unknown
_1469117152.unknown
_1469117153.unknown
_1469117151.unknown
_1469117148.unknown
_1469117149.unknown
_1469117147.unknown
_1469117138.unknown
_1469117142.unknown
_1469117144.unknown
_1469117145.unknown
_1469117143.unknown
_1469117140.unknown
_1469117141.unknown
_1469117139.unknown
_1469117134.unknown
_1469117136.unknown
_1469117137.unknown
_1469117135.unknown
_1469117130.unknown
_1469117132.unknown
_1469117133.unknown
_1469117131.unknown
_1469117128.unknown
_1469117129.unknown
_1469117126.unknown
_1469117127.unknown
_1469117125.unknown
_1469117124.unknown

Outros materiais