Buscar

Fórum de Discussão C

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prezados Alunos
Gostaria de discutir sobre a importância da empresa realizar inventário do material armazenado em seus estoques e confrontar com os registros contábeis.
Abs.
J. Carregosa
Boa tarde Professor (a),
A realização do inventário do material em estoque confrontando-se com os registros contábeis é de grande importância nas empresas, pois com a verificação da existência dos materiais da empresa, através de um levantamento físico de contagem, para confrontação com os estoques registrados nas fichas, efetuado periodicamente, para efeito de balanço contábil físico e financeiro do almoxarifado, seções, depósitos e de toda a empresa, atendendo a exigência fiscal da legislação é que a empresa consegue ter uma maior economia em seu capital. Em caso de divergências, os responsáveis pelo controle do estoque deverão justificar as diferenças entre o estoque contábil e inventariado, através de relatório.
O controle de estoques tem também o objetivo de planejar, controlar e replanejar o material armazenado na empresa. É de suma importância para a empresa, sendo que se controlam os desperdícios, desvios, apuram-se valores para fins de análise, bem como apura o demasiado investimento, o qual prejudica o capital de giro. Uma empresa que não esteja apoiada por um adequado controle interno, poderá receber informações erradas sobre o controle de seus estoques, levando a empresa a não ter uma boa economia de seu capital.
Outras Respostas:
Muitas empresas, incluo grandes nesse meio, as vezes se perdem em detalhes em função das burocracias que existem , por exemplo , desembaraço aduaneiro (Famoso canal vermelho).
Hoje presenciei uma situação  onde exatamente por um erro no controle do estoque um setor de uma empresa encontra se totalmente parado devido a mau planejamento e orientações logísticas. Certamente se tivessem atentado para um inventário e comprado os materiais com maior antecedência teriam evitado tal ociosidade na produção e consequentemente prejuízo.
O controle interno de uma empresa é formado por controles contábeis e administrativos, os quais possuem a função de proteger os ativos e salvaguardar o patrimônio das empresas, prevenindo erros e procedimentos ilegais ou fraudulentos dentro destas empresas. A maioria dos procedimentos ilegais ou fraudes são detectadas pelos próprios funcionários da empresa no momento em que realiza suas funções habituais. Outras vezes, faz-se necessário que haja uma auditoria, a fim de detectar as mesmas. 
Sendo assim, um sistema de contabilidade, que não esteja apoiado por adequado controle interno, poderá fornecer informações distorcidas aos seus gestores, podendo levar ao gestor a tomar decisões erradas para as empresas. 
O controle interno deve ser adequado à empresa, trazendo uma boa relação custo/benefício, e, para isto, deve este ser estruturado pela administração da empresa, de forma a propiciar uma razoável margem de segurança, garantindo que os objetivos e metas sejam alcançados ao menor custo possível, sendo então eficaz e eficiente. 
Utilizando o controle interno de forma adequada os casos de erros e procedimentos ilegais ou fraudulentos poderiam ser detectados e corrigidos dentro de um curto prazo, pelos próprios funcionários da empresa, que verificam as ações de outros setores como parte de suas funções habituais.
O inventário de estoque é um tipo de controle interno, se o inventário for feito em período pequeno de tempo e intervalos pequenos, é de grande valia, pois erros em mensuração de estoques pode levar aos gestores a tomar decisões erradas, que podem a vir gerar grandes prejuízos a empresas, e quanto mais formas de controles internos o processo se torna mais seguro.

Outros materiais