Buscar

ATIV CONTEXT EAD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
INTRODUÇÃO À EAD
“REFLETIR SOBRE A RELAÇÃO DE APRENDIZAGEM COM AS TECNOLOGIAS E DESCREVER COMO CRIAR ESSES CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM INFORMAL NO COTIDIANO”
Na era em que vivemos surge a Revolução Cultural criada pela evolução das tecnologias de informação e Comunicação (TIC), a geração atual já nasce plugada nos equipamentos que conectam ao mundo digital (smartphone, tablet e outros), a linguagem também sofre alterações e a globalização é assunto de todos e para todos. Em virtude de novas formas de comunicação vem junto a necessidade de evoluir em outros segmentos, necessários para acompanhar o desenvolvimento da sociedade como um todo.
As instituições de todas as áreas, inclusive da educação, se deparam com a necessidade de adaptação a novos conceitos e posicionamentos, é a hora dos indivíduos se posicionarem e acompanharem as novas exigências para o novo mercado que se apresenta. Esta não é uma situação totalmente nova, o mundo vem modificando aos poucos desde épocas remotas, as tecnologias tem influenciado e colaborado para aprendizagem mesmo antes da internet (correios, rádio e televisor).
A humanidade tem aprendido a manusear as novas ferramentas disponibilizadas para aperfeiçoar e manter atualizados os conhecimentos necessários, professores conscientes da necessidade de novas habilidades e reciclagem contínua, alunos sabedores de sua responsabilidade de aprender. Com isso a modalidade de cursos a distância (EAD) vem crescendo e ganhando cada vez mais adeptos, conquistando espaço e formando uma nova maneira de encarar a tradicional relação aluno/professor, trazendo a conscientização de que podemos “unir o útil ao agradável” através da adaptação da aprendizagem informal com o uso das ferramentas tecnológicas atuais.
Se eu utilizo as redes sociais de forma aleatória como entretenimento, posso transformar essa ação para contribuir com o meu aprendizado, participando de grupos e comunidades que venham a agregar conhecimentos e assim posso coletar e disponibilizar informações que somem aprendizagem sobre a área que escolhi, pedagogia.
A meu ver as ferramentas mais utilizadas no mundo são o Facebook e o Whatssap, sou usuária ativa de ambas e agora comecei a utilizar a dica da aprendizagem informal através da busca por pessoas, grupos, comunidades, blogs e outros que possam agregar e contribuir com meu aprendizado, ou seja, estou “aprendendo a aprender com as ferramentas que disponho”, aprovo e indico esta fórmula de aprendizagem autônoma, conforme Filatro (2009): “As pessoas aprendem interagindo”.

Continue navegando