Buscar

Atividade de Pesquisa 02 Materiais de Construçaõ I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I
Data:___ 08/ _05_ / 2018_.
Aluno(a): MAXWEL GONÇALVES DOS SANTOS
NOTA:
Atividade de Pesquisa 02 
	
INSTRUÇÕES:
Esta atividade contém 1(uma) questão, com dois sub itens , totalizando 10 (dez) pontos.
Você deve digitar a resposta abaixo de cada pergunta.
Ao terminar a prova, 
Preencha seu nome e a data de entrega .
Grave o arquivo com o nome : Atividade de Pesquisa 02 .
Poste o arquivo no local indicado 
Em caso de duvidas pergunte ao TUTOR
Além dos Aglomerantes apresentados no curso apresente uma pesquisa sobre outros dois tipos de aglomerantes , respondendo os itens sobre cada um
ASFALTO 
Historia do Material
R: Segundo uma carta escrita em 1595, por Sir Walter Raleigh, relatava a presença de asfalto na Ilha de Trindade, na costa da Venezuela. Na época ele utilizou o material para calafetar os seus navios. Hoje, o lago de piche localizado à sudoeste da ilha de Trindade é o maior depósito de asfalto do mundo e a primeira fonte de asfalto na América, seguido do Lago Bermudez.
Características 
R: Constituídas por cadeias de hidrogênio e carbono, peso molecular de 500 a 1000, apresentam características sólidas ou semissólidas, cor marrom e estrutura polar. Em pequena proporção, podem ser encontrados átomos de oxigênio, enxofre e nitrogênio, são constituídos por derivados do petróleo e podem ser obtidos de forma natural ou artificial, por processos físicos ou químicos. Ocorre naturalmente em lagos de asfalto e em asfalto rochoso (uma mistura de areia, calcário e asfalto). Possui propriedades como consistência sólida ou semissólida, e cor escura.
Aplicação na Construção Civil 
R: Sua principal aplicação é na construção civil, sendo utilizado como pavimento e impermeabilizante.
Pavimentação – é a regularização superficial do solo com o intuito de dar passagem fácil a todo e qualquer veículo ou transeunte: • Pavimento asfáltico – são pavimentos feitos com materiais betuminosos puros ou em misturas com agregados pétreos; • Imprimações ou pintura de ligação – é uma fina camadas feita de asfaltos diluídos ou emulsões aplicados diretamente sobre o solo, com a função de impermeabilização e aderência, e sobre pavimento antigo com a única função de aderência; Impermeabilização – é a proteção das construções contra a infiltração da água. Membranas asfálticas – moldada a frio “in loco”; • Mantas asfálticas – moldada a quente na forma de tecido. 
 
ARGILA 
Historia do Material
R: As primeiras cerâmicas que se tem notícia são da Pré-História: vasos de barro, sem asa, que tinham cor de argila natural ou eram enegrecidas por óxidos de ferro. Nesse estágio de evolução ficou a maioria dos índios brasileiros. A tradição ceramista — ao contrário da renda de bilros e outras práticas artesanais — não chegou com os portugueses ou veio na bagagem cultural dos escravos. Os índios aborígines já tinham firmado a cultura do trabalho em barro quando Cabral aqui aportou. Por isso, os colonizadores portugueses, instalando as primeiras olarias nada de novo trouxeram; mas estruturam e concentraram a mão-de-obra.
Características 
R: são rochas normalmente de origem sedimentares e provenientes da alteração de rochas silicadas. Os minerais que as constituem são fundamentalmente a caulinite, a ilite ou a montemorilonite. Do ponto de vista químico, as argilas são aluminosilicatos hidratados apresentando espécies muito variadas de fórmula genérica
O3, al quatro . SiO2. H2O.
Encontra-se na natureza em estado de relativa pureza ou associadas aos mais diversos materiais, podendo adquirir, neste caso, propriedades e designações específicas. As Margas, por exemplo, são argilas com um elevado teor de calcário.
Aplicação na Construção Civil 
R: NA CONSTRUÇÃO CIVIL, EXISTE O USO DE ARGILA EXPANDIDAS JUNTO DA MISTURA DO CONCRETO LEVE, POR CAUSA DA SUA BAIXA DENSIDADE.A IMPEMEABILIDADE TAMBÉM CONTA, POR ISSO TEMBÉM EXISTE O USO DA ARGILA PARA ELABORAR TELHA CERÂMICAS QUE TEM MAIOR RESISTÊNCIA MECÂNICA, SATISFATÓRIA A SUA SOLICITAÇÃO.
 
Avaliação Presencial : Materiais de Construção I

Outros materiais