Buscar

avs literatura comparada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			
	 
	 Fechar
	Avaliação: CEL0250_AVS_201301484581 (AG) » LITERATURA COMPARADA
	Tipo de Avaliação: AVS
	Aluno: 201301484581 - INGRID DE JESUS SILVA
	Professor:
	NADIA REGINA BARBOSA DA SILVA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 3,0        Nota de Partic.: 0        Data: 11/12/2014 11:17:18
	
	 1a Questão (Ref.: 201301784147)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Em Dom Casmurro, Machado de Assis nos chama atenção para a predisposição de Bentinho ao ciúme com uma referência à peça Otelo, de Shakespeare. Explique, do ponto de vista da Literatura Comparada, o que justificaria, literariamente, o diálogo entre essas duas obras.
		
	
Resposta: Machado de Asssis em Dom Casmurro, buscou características da peça de Shakespeare, denominada Otelo, entre essas características encontra-se o ciúme personificado em Bentinho,sendo uma das caractéristicas do romantismo,o amor exacerbado.
	
Gabarito: Ao atualizar um tema já tocado no passado por outro autor genial, Machado de Assis fez um trabalho novo e, também, genial; assim sendo, o autor brasileiro acaba prestando uma homenagem a Shakespeare, enriquece do a tradição ocidental, na medida em que sua obra oferece um novo olhar sobre um antigo tema.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301640562)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	      Conforme abordado na aula 1,  que entre outros temas abordou o caráter múltiplo e transdisciplinar da Literatura Comparada, podemos afirmar que a Literatura Comparada, hoje em dia, é:
Assinale a alternativa correta.  
		
	 
	    Campo de estudos
	
	História da literatura
	
	Método
	 
	   Método Comparativo
	
	Disciplina
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301660196)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Até o começo do século XX, a Literatura Comparada se norteou por uma visão evolucionista, segundo a qual:
		
	
	Nenhuma das respostas acima.
	 
	Os países novos tinham um destino a cumprir, aproveitando as lições aprendidas com os europeus e desenvolvendo-as, buscando evoluir sempre mais.
	
	O ideal cosmopolita se estendeu a todos os lugares do planeta, contribuindo cada vez mais para erradicar preconceitos e particularismos nacionalistas.
	
	A conquista de novos territórios pelos europeus deixava clara a superioridade deste continente, de tal modo que passaram a ser modelos de civilização.
	 
	Uma visão etnocêntrica, segundo a qual seria destino dos demais povos do mundo imitar os europeus, para fazer jus ao status de povos civilizados.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301640644)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	         A respeito da relação entre o texto literário e o contexto social, um novo parâmetro de análise se verifica na proposição de certos autores, entre os quais um dos pioneiros do comparatismo no Brasil, o professor Antonio Candido. Para eles...
		
	
	         Separar o texto do contexto social é impossível pelo simples fato de que a artista está inserido num meio social e não tem como fugir ao determinismo social.
	 
	         Separar o texto do contexto social nem sempre é possível, uma vez que o contexto pode ser aproveitado como um elemento interno do texto, para não falar da problemática das ideologias, os discursos por meio dos quais cada autor diz o que pensa.
	
	           A separação entre texto e contexto não somente é possível como desejável, a firm de que o pesquisador mantenha uma saudável neutralidade diante dos debates sociais.
	
	           Separar o texto do contexto social é possível, apesar de que o meio social pode se transformar num dos elementos internos do texto, para não falar da problemática das ideologias, os discursos que refletem os modos de agir e pensar dominantes em cada época.
	 
	          Separar o texto do contexto social é impossível, tanto que de uma forma ou de outra o meio social sempre se transforma num dos elementos internos do texto, para não falar da problemática das ideologias, os discursos que refletem os modos de agir e pensar dominantes em cada época.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301660188)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O dialogismo, marca central da contribuição teórica de Mikhail Bakhtin, se faz presente a partir do momento em que?
		
	
	b) Somente em textos literários de qualidade e valor duvidosos se percebe as marcas do diálogo com outros textos.
	
	Nenhum das opções acima.
	
	d) Somente os textos literários desprovidos de originalidade deixam transparecer as marcas do diálogo com outros textos.
	 
	c) Em todo e qualquer texto literário se fazem presentes as marcas do diálogo com outros textos.
	
	a) Somente os textos literários mais bem elaborados guardam as marcas do diálogo com outros textos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301660740)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Canção do exílio ¿ Gonçalves Dias
"Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
 
Jogos Florais ¿ Antonio Carlos de Brito (Cacaso)
 
Minha terra tem palmeiras
onde canta o tico-tico.
Enquanto isso o sabiá
vive comendo o meu fubá.
 
Dentre os poemas de nossa tradição literária, talvez seja a ¿Canção do Exílio¿, a que sofreu mais releituras. Acerca do poema de Cacaso, é possível afirmar que:
		
	
	Trata-se de uma paródia do texto de Gonçalves Dias, uma vez que rompe por completo com os pressupostos do autor romântico.
	 
	Trata-se de uma paráfrase de Gonçalves Dias, uma vez que oferece um releitura crítica de elementos básicos da obra romântica, em especial a imagem simbólica do sabiá.
	
	Trata-se de uma paráfrase, por não se afastar dos fundamentos propostos na obra de Gonçalves Dias.
	 
	Trata-se de uma parródia de Gonçalves Dias, uma vez que oferece um releitura crítica de elementos básicos da obra romântica, em especial a imagem simbólica do sabiá.
	
	Nenhuma das respostas anteriores.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301657888)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em que se fundamenta o conceito de ¿transcriação¿, proposto pelos irmãos Haroldo e Augusto de Campos ?
		
	 
	Uma visão nova acerca da criação literária que se vale de influências externas, transpondo as fronteiras da expressão nas modalidades locais de Língua Portuguesa.
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	
	Uma visão nova acerca da criação literária que se vale de influências externas, transpondo as fronteiras da expressão em Língua Portuguesa.
	
	Uma visão nova acerca da tradução, como algo mais do que a mera transposição de uma mensagem original em outro idioma, exceto no terreno da poesia.
	 
	Uma visão nova acerca da tradução, como algo mais do que a mera transposição de uma mensagem original em outro idioma, particularmente no terreno da poesia.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301765762)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No contexto que envolve a produção literária e a era da cultura digital, a Literatura Comparada vê ampliada as suas possibilidades de análise, pois, no ambiente virtual, o texto impresso sofre uma transformação a qual influencia na forma como a leitura é feita, visto que o referido texto faz do leitor um coautor que interage com esse texto por meio de escolhas. Esse tipo de texto é denominado:
		
	
	Imprensa de tipos móveis
	
	Digitalização
	
	Intertexto
	
	Supertexto
	 
	Hipertexto
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301657896)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A leitura do Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade, publicado em 1928, foi retomada no contexto do debate da descolonização cultural porque:
		
	
	Mostra que as literaturas dos países antes colonizados pode se alimentar das informações culturais vindas das antigas metrópoles e outras nações modelo, mas dificilmente pode fazê-lo de um modo crítico e criativo.
	 
	Mostra que as literaturas dos países antes colonizadas com frequência se alimenta das informaçõesculturais vindas das antigas metrópoles e outras nações modelo, mas pode fazê-lo de um modo crítico e criativo.
	
	Mostra que a literatura dos países antes colonizados raramente se alimenta das informações culturais vindas das antigas metrópoles e outras nações modelo, mas quando o faz tem a possibilidade de realizar tal tarefa de um modo crítico e criativo.
	
	Mostra que a literatura dos países antes colonizados sempre se alimenta das informações culturais vindas das antigas metrópoles e outras nações modelo, mas só pode fazê-lo de um modo crítico e criativo.
	
	Nenhuma das respostas acima.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301660176)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Explique em que medida podemos dizer que a emergência de uma era do audiovisual, no século XX representou uma transformação importante para os estudos comparatistas?
		
	
Resposta: para incluir a todos no processo de comparação literaria, utilizou-se de textos de caráter audiovisual, utilizando-se de hipertextos,por exemplo.
	
Gabarito: O importante é destacar que a era do audiovisual modificou os fundamentos de uma cultura que antes se fundava no primado exclusivo da escrit. A partir de agora, a produção cultural, inclusive a produção poética, se veicula em várias mídias ao mesmo tempo. Além disso, as modalidades de texto que existem na interface do escrito com outras linguagens, ganham destaque cada vez maior, como é o caso da canção, a história em quadrinhos, os filmes.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 03/12/2014 até 15/12/2014.
Parte inferior do formulário

Continue navegando