Buscar

DISCURSIVAS FINAIS DE METODOLOGIA CIENTÍFICA

Prévia do material em texto

DISCURSIVA FINAL 1:
QUESTÃO:
Você está em sala de aula e seu professor orienta a construção de um paper com fundamentação teórica. Para isso é necessário o uso de citações, que são extraídas de fontes bibliográficas, eletrônicas e documentais. Pensando nas citações como o aporte teórico do seu trabalho acadêmico, apresente dois objetivos das citações.
RESPOSTA ESPERADA:
- Explicar ou demonstrar ideias de algum autor do texto ou trabalho.
- Contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico e argumentação.
- Construção das ideias ou do tema que o autor quer especificar.
- Demonstrar a origem e de qual autor pertencem as ideias apresentadas.
- Possibilitar o acesso ao texto original daquela ideia pesquisada, evitando plágios.
DISCURSIVA FINAL 2:
QUESTÃO:
O artigo científico é a forma mais comum de divulgar e registrar os resultados de anos de pesquisa, em determinada área do conhecimento. Para se ter ideia, todos os pesquisadores, sejam eles estudantes de graduação ou professores doutores, sempre que publicam um artigo inédito, precisam inserir os dados dessa publicação em uma plataforma on-line, conhecida como Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Quando você se cadastra nessa plataforma, passa a ter um currículo científico, com todos os trabalhos que desenvolve. Além disso, esse tipo de currículo é exigido caso queira fazer mestrado ou doutorado, permitindo que instituições de apoio à pesquisa saibam o que os brasileiros estão produzindo. Dentro desse contexto, os artigos científicos podem ser analíticos, argumentativos e classificatórios. Disserte sobre o artigo analítico.
RESPOSTA ESPERADA:
Um artigo analítico é aquele que através de uma metodologia específica observa e analisa os resultados de um determinado evento, testando hipóteses ou possibilidades. Normalmente, o método utilizado nesse tipo de artigo é o estatístico, pois através de análise matemática permite a comparação e a análise profunda dos dados amostrados.
DISCURSIVA FINAL 3:
QUESTÃO:
Quando você está fazendo um chá para algum mal-estar ou resfriado, está recorrendo a um conhecimento popular ou do senso comum. Logo, o conhecimento pode ser dividido em conhecimento vulgar/popular (senso comum) e conhecimento científico. Nesse contexto, descreva duas características do conhecimento popular (senso comum).
RESPOSTA ESPERADA: - Superficial – fica contente com o que já sabe ou com o que vê, sem grande esforço. Ex.: "Todo mundo está falando". 
- Sensitivo – relaciona-se às vivências e aos acontecimentos da vida diária da pessoa.
- Subjetivo – é a própria pessoa que orienta sua experiência e o seu conhecimento.
- Assistemático – a organização da experiência não tem objetivo de sistematizar ou comprovar alguma coisa.
DISCURSIVA FINAL 4: 
QUESTÃO:
Em nosso cotidiano, estamos sempre presos ao tempo. Existe o horário da consulta, do ônibus, da aula e do trabalho. Em tudo existe a organização do tempo. Por isso, para obtermos qualidade no estudo, também é necessário o controle e gestão adequada do tempo disponível. Refletindo sobre este conteúdo, descreva duas estratégias importantes de gerenciamento de tempo de estudo na Educação a Distância.
RESPOSTA ESPERADA:- Estabelecer metas claras de estudo, avaliando o tempo disponível que temos.
- O tempo deve ser aproveitado com qualidade de estudo e não quantidade. Aprender a gerenciar prioridades.
- É necessário planejar o tempo de estudo, escolhendo qual tempo diário ou semanal irá estudar, criando rotinas diárias.
- Planejar sua semana de estudos, priorizando os temas e atividades a serem realizados.
- Orientar-se para alcançar objetivos claros e bem definidos na vida e no estudo.
DISCURSIVA FINAL 5:
QUESTÃO:
As referências bibliográficas, que devem estar na última parte do seu paper, têm informações técnicas sobre a obra ou artigo pesquisado e são convencionadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Utilizando as informações a seguir sobre o livro, monte a referência apropriada para esta obra, seguindo as normas da ABNT:
Nome do livro: As regras do método sociológico.
Autor: Émile Durkheim.
Editora: Nacional.
Local: São Paulo.
Ano: 1985.
RESPOSTA ESPERADA: DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico [em negrito]. São Paulo: Nacional, 1985.
DISCURSIVA FINAL 6:
QUESTÃO:
Pense no momento de fazer um trabalho, como o paper. Se ao pesquisar você explorar a evolução no tempo do que está sendo pesquisado, então o seu método é histórico. Com base no conteúdo de Método Científico, apresente duas características do Método Histórico.
RESPOSTA ESPERADA:
- Este método leva em conta o passado e a origem das coisas.
- Resgata as raízes daquilo que se pretende pesquisar, como, por exemplo, a vida, as instituições e os costumes.
- O método histórico busca esclarecer a influência na realidade dos fatores políticos, econômicos e sociais.
DISCURSIVA FINAL 7:
QUESTÃO:
Existem diferentes maneiras de conhecermos o mundo segundo cada cultura ou tempo histórico. Entre os tipos e as formas de conhecimento, destaca-se o conhecimento teológico, científico, senso comum ou popular e filosófico. Nesse contexto, disserte sobre dois tipos ou formas de conhecimento.
RESPOSTA ESPERADA:
- Mítico ou religioso: é cercado de aspectos mágicos e místicos. Trata das dimensões sobre a existência humana. O critério para estabelecer a verdade se dá através da aceitação e da fé.
- Popular ou espontâneo: é um resultado das vivências do dia a dia, do saber viver e das experiências que são passadas de geração em geração. Também chamado de senso comum, é considerado um saber fragmentado e sem comprovação científica.
- Científico: baseia-se em conhecimentos fundamentados por métodos que expliquem a realidade e sejam capazes de verificação ou comprovação. Pretende explicar a realidade física e os fenômenos da natureza, sociais e econômicos. 
- Filosófico: conhecimento que se preocupa em conhecer a fundo a realidade e que busca as origens das coisas, fenômenos ou sujeitos. Seu princípio parte do questionamento, da reflexão e do constante aprendizado.
- Artístico: conhecimento fundamentado pela sensibilidade do sujeito que interpreta o mundo ou cria obras que fazem refletir sobre o mundo.
DISCURSIVA FINAL 8:
QUESTÃO:
A definição de "ciência" e sua implicação na geração de conhecimento e tecnologia é motivo de muitas discussões entre grupos de pesquisa e cientistas. Talvez seja difícil definirmos o que é a ciência ou o ato de pesquisar, ou ainda não exista uma única definição. No entanto, é fato que contribui para o desenvolvimento da humanidade através da análise crítica, e não do senso comum. Desta forma, contextualize "ciência" e explique por quais motivos as pessoas que não estão habituadas ao conhecimento científico tendem a opinar através do senso comum.
RESPOSTA ESPERADA:
Ciência pode ser entendida como um processo que visa gerar conhecimento através da utilização de metodologias específicas, já testadas, permitindo assim interpretar a realidade e fenômenos que nos cercam. A ciência em todo o mundo pode ser realizada nas empresas e também em instituições de ensino, apoiada por grupos de pesquisa, que são pessoas com interesses de investigação comuns e que atuam em linhas específicas de pesquisa, gerando informações preciosas para tomada de decisão frente a problemas, assim como a inovação e descoberta de novas tecnologias. De forma geral, entendemos que é a busca desinteressada do conhecimento ou da verdade, buscando soluções para o mundo. E essa busca envolve conhecimento aprofundado, com objetivos específicos. Portanto, pessoas que não conhecem o método científico (métodos e técnicas para resolver problemas em uma determinada área) tendem a ter uma opinião equivocada sobre determinado assunto, partindo para uma análise de senso comum, não apropriada para a tomada de decisão.

Continue navegando