Buscar

Imunologia Resumo II Complexo principal de histocompatibilidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Complexo Principal de Histocompatibilidade
Resumo II - Imunologia
Abbas
O MHC é uma região genética ampla que codifica as moléculas classes I e II, assim como outras proteínas. Os genes do MHC são altamente polimórficos, com mais de 250 alelos para alguns desses genes na população.
A função das moléculas classes I e II codificadas pelo MHC é se ligar a peptídeos antigênicos e os apresentar para serem reconhecidos pelos linfócitos T específicos. Os peptídeos antigênicos associados a moléculas classe I são reconhecidos pelos CTLs CD8+, enquanto os peptídeos antigênicos associados a classe II são reconhecidos pelas células T CD4+ (principalmente as auxiliares). As moléculas do MHC formam originariamente reconhecidas pelo seu papel no desencadeamento de respostas das células T que causavam a rejeição de transplantes.
As moléculas do MHC classe I são compostas de uma cadeia alfa (ou pesada) em um complexo não-covalente com um poli-peptídeo não-polimórfico chamado beta2-microglobulina. As moléculas classe II contêm duas cadeias polimórficas codificadas pelo MHC, uma cadeia alfa e uma cadeia beta. Ambas as classes de moléculas do MHC são estruturalmente semelhantes e consistem em uma região não-polimórfica semelhante á Ig, uma região trans-membrana e uma região citoplasmática. A fenda de ligação de peptídeos das moléculas do MHC é constituída de alfa-hélices nas suas laterais e uma base de oito lâminas beta pregueadas anti-paralelas. A fenda de ligação de peptídeos das moléculas classe I é formada pelos segmentos alfa-1 e alfa-2 da cadeia alfa, enquanto a das moléculas classe II é formada pelos segmentos alfa1 e beta1 das duas cadeias. Os domínios semelhantes á Ig das moléculas classe I e classe II possuem os locais de ligação para os co-receptores das células T, CD8 e CD4, respectivamente.
As moléculas do MHC se ligam somente a um peptídeo de cada vez, e todos os peptídeos que ligam uma molécula em particular apresentam padrões estruturais comuns. A ligação do peptídeo é saturável e a taxa de degradação é muito baixa; assim, uma vez formados os complexos, eles permanecem coesos por tempo suficiente para serem reconhecidos pelas células T. Toda molécula do MHC possui uma ampla especificidade para os peptídeos e pode ligar múltiplos peptídeos que possuam características estruturais semelhantes, como os aminoácidos-âncora.
A fenda de ligação de peptídeos das moléculas classe I pode acomodar peptídeos que possuam de 8 a 11 aminoácidos, enquanto a fenda das moléculas classe II acomoda peptídeos mais longos (até 30 aminoácidos ou mais). Os aminoácidos polimórficos das moléculas do MHC estão localizados no domínio de ligação de peptídeos. Alguns aminoácidos polimórficos determinam a especificidade de ligação a peptídeos que formam estruturas, chamadas de bolsas, as quais interagem com aminoácidos complementares no peptídeo ligado. Outros aminoácidos do MHC polimórficos e alguns dos aminoácidos dos peptídeos não estão envolvidos na ligação das moléculas do MHC, mas sim na formação de estruturas que são reconhecidas pelas células T.
Além dos genes polimórficos classes I e II, o MHC contém genes que codificam as proteínas do complemento, citocinas, moléculas não-polimórficas semelhantes á classe I e várias proteínas envolvidas no processamento de antígenos.
As moléculas classe I se expressam em todas as células nucleadas, enquanto as moléculas classe II se expressam principalmente nas células apresentadoras de antígenos especializadas, como as células dendríticas, os macrófagos e os linfócitos B, além de alguns outros tipos celulares, incluindo as células endoteliais e as células epiteliais do timo. A expressão dos produtos dos genes MHC é aumentada por estímulos inflamatórios e imunológicos, especialmente pelas citocinas como o IFN-gama, que estimulam a transcrição desses genes.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando