Buscar

av2 fundamentos socioantropoligicos da saude

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0283_AV2_201301668184 » FUNDAMENT0S SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201301668184 - PETTERSON QUEIROZ AVELINO
	Professor:
	RALPH RIBEIRO MESQUITA
	Turma: 9015/AO
	Nota da Prova: 0,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0        Data: 26/11/2014 16:20:41
	
	 1a Questão (Ref.: 201301856208)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Cidadania passou a ser uma expressão da vida social na modernidade. Ela é um conceito:
		
	
	Que pressupõe dependência dos indivíduos em relação ao Estado.
	
	Baseado na posição social dos indivíduos.
	
	Que pressupõe apenas um conjunto de direitos.
	 
	Em permanente construção, que pressupõe um conjunto de direitos e deveres.
	
	Que se refere apenas aos direitos políticos dos indivíduos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302300675)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Como os animais e as plantas se comunicam? Do UOL, em São Paulo, 13/08/2013 "A comunicação entre seres vivos é essencial para a sobrevivência de todas as espécies. (...) assim como nós, animais usam seus próprios canais sensoriais na comunicação. Dependendo da espécie, objetivo é chamar atenção do sexo oposto na época de reprodução, defender território, identificar bichos da mesma espécie ou conversar com membros do mesmo grupo. Bichos de hábitos diurnos são ótimos em transmitir e receber sinais visuais. O macho da espécie tordo-sargento, um pássaro nativo das Américas do Norte e Central, possui manchas avermelhadas no canto das asas. Essas manchas vistas de longe servem para demarcar território. Em 1972, o biólogo Douglas G. Smith pintou as penas dos pássaros de preto, e o território deles foi invadido por outros pássaros da mesma espécie que não tinham sido pintados." Podemos dizer que o que distingue a comunicação humana da comunicação animal é o fato que a forma de comunicação humana é:
		
	
	Genética.
	
	Química.
	 
	Cultural.
	 
	Social.
	
	Biológica.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301978088)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Observe atentamente a charge abaixo:
Assinale a opção que apresenta adequadamente o conceito antropológico que permite compreender o pensamento das personagens da cena.
		
	
	Sexismo.
	
	Endoculturação.
	 
	Etnocentrismo.
	
	Relativismo cultural.
	 
	Culturalismo.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301978184)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Considere as proposições a seguir:
Com o desenvolvimento do pensamento e da ciência em geral, e com o avanço das ciências sociais e humanas, em especial, as ciências do ambiente, dentre outras, passamos a compreender os estados de saúde não mais como sinônimo de ausência de enfermidade ou doença, mas como um fenômeno multiplamente determinado.
PORQUE
Uma nova forma de conceber os estados de saúde consideram os aspectos físicos ou fisiológicos como menos importantes quando comparados aos aspectos sociais e psicológicos.
Assinale a alternativa correta.
		
	
	As duas proposições são verdadeiras e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 
	As duas proposições são verdadeiras e a segunda é justificativa correta da primeira.
	 
	A primeira proposição é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	As duas proposições são falsas.
	
	A primeira proposição é falsa e a segunda verdadeira.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301978122)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), "saúde é um estado de completo físico, mental e social e não apenas ausência de doença ou enfermidade".
A definição acima nos permite concluir que:
		
	 
	Saúde deve ser entendida como oposto a ausência de doença.
	 
	A saúde é um fenômeno multideterminado.
	
	Para compreender os estados de saúde (e doença) deve-se privilegiar a dimensão fisiológica.
	
	O contexto social tem pouca influência na determinação dos estados de saúde.
	
	Os aspectos emocionais ou psicológicos dificultam a compreensão adequada dos fenômenos em saúde.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302203179)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Segundo Lucchese, as políticas públicas em saúde integram o campo de ação social do Estado. Sua tarefa específica em relação às outras políticas públicas da área social consiste em:
		
	
	Organizar as funções empresariais para a promoção, proteção e recuperação dos mecanismo de produção, distribuição e consumo de bens e serviços para os indivíduos e a coletividade.
	 
	Organizar as funções públicas governamentais para a promoção, proteção e recuperação dos interesses nacionais, em especial sua segurança nacional, prosperidade econômica e valores dos indivíduos e da coletividade.
	 
	Organizar as funções públicas governamentais para a promoção, proteção e recuperação da saúde dos indivíduos e da coletividade.
	
	Organizar as funções empresariais para a promoção, proteção e recuperação da saúde física e mental dos indivíduos e da coletividade.
	
	Organizar as funções públicas governamentais para a promoção, proteção e recuperação dos direitos e condições dignas de vida equânime e justa dos indivíduos e da coletividade.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301856347)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Defina globalização e apresente duas de suas consequências.
		
	
Resposta:
	
Gabarito: Proposta sugestiva de resposta: Não há consenso entre os estudiosos da globalização quanto à definição do seu conceito. Este é extremamente complexo, pois envolve não apenas o aspecto econômico, mas também questões políticas, sociais e culturais. Alguns afirmam, que tal processo teve inicio com a expansão colonial no século XVI e ganhou maior contorno com a Revolução Industrial no século XVIII. Novos mercados foram criados e há uma internacionalização da economia, impulsionada pelas novas tecnologias aplicadas à indústria e pela expansão do comércio. As distâncias geográficas são diminuídas através do uso das ferrovias, do telegrafo, enfim, do desenvolvimento tecnológico aliado a mundialização da economia capitalista. A busca de novos mercados consumidores e também fornecedores de matérias-primas trouxe a percepção de que o mercado atravessava as fronteiras dos Estados Nacionais.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301854546)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"Não faz muito tempo, houve no Rio de Janeiro, um congresso internacional de turismo e seus planejadores sentiram que os visitantes não poderiam converter em espetáculo os setores excluídos da vida tecno-civilizada da cidade. Convocaram-se as empresas de tabuletas (out-doors como manda o figurino) para tapar o que não se podia mostrar: os pardieiros, o lixo, as favelas. Ficou evidente que, além de apregoar salsichas e alpargatas, os tapumes coloridos tinham a importante função social de modernizar a paisagem, de reajustar uma imagem da terra às exigências estéticas das retinas. Veja-se bem: não se cogitou nem uma vez sequer de restruturação do espaço social, mas das atitudes prováveis diante desse espaço. É exatamente isto o que chamamos de tele-visão do mundo." ( Muniz Sodré)
Com base no texto acima e nas aulas, assinale a única alternativa que explica o texto acima:
		
	
	O texto faz uma crítica severa à formação do povo brasileiro que em tudo dá um jeitinho, revelando uma completa falta de cultura.
	
	O texto revela a preocupação dos governantes com a questão do meio ambiente, cuja degradação deve-se à falta de consciência da população mais pobre.
	
	O texto faz uma crítica severa à industria do lazer , que cada vez mais deve primar pela tolerância e pela compreensão dos valores, da lógica e da dinâmica própria de cada país.
	 
	O texto faz uma crítica severa ao consumismo, mostrando que o encontro entre diferentes culturas propicia a humanização das relações sociais, a partir do aprendizado sobre as diferentes visões de mundo.
	 
	O texto faz uma críticasevera à forma como o espaço urbano é organizado, gerando a desigualdade social.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301856233)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	A clitoridectomia (extirpação parcial ou total do clitóris) é prática comum em muitos países da África e do Oriente Médio, e também ocorre em grupos de imigrantes africanos de língua árabe na Europa e na América. Em geral, é um momento ritual de passagem que marca a transformação da menina em mulher. Pode também estar associada ao casamento, ao controle da virgindade, à fidelidade ou à higiene. Motivo de muita discussão e polêmica, a prática da circuncisão feminina é vista de maneira diversa por militantes e cientistas. De um lado, o repúdio expressado nos esforços anticircuncisão; de outro, entendimentos que pretendem localizar, no tempo e no espaço, supostos atos "bizarros". Explique, com base nas discussões e conceitos da antropologia social e cultura, a problemática que envolve a circuncisão feminina.
		
	
Resposta:
	
Gabarito: Resposta O aluno deve trabalhar, em sua resposta, os conceitos de cultura, etnocentrismo, relativismo cultural, levando em conta o approach antropológico da relativização dos costumes.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301978865)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Com relação ao aspecto cultural da dor, assinale a alternativa ERRADA:
		
	
	Como sintoma, a dor pode ser expressão de mudanças fisiológicas normais, como a gravidez.
	 
	A dor deve ser considerada um mero evento físico ou neurofisiológico que aponta para modos disfuncionais de operação do organismo.
	 
	A dor e a doença não são fenômenos puramente objetivos, já que dependem do contexto para que sejam compreendidos.
	
	Nem todos os grupos sociais e culturais reagem à dor da mesma forma.
	
	A dor deve ser comunicada na forma de expressão verbal ou não verbal para que se torne pública.

Continue navegando