APOL3 gestão orçamentaria e Administração financeira nota 100.docx
3 pág.

APOL3 gestão orçamentaria e Administração financeira nota 100.docx

Disciplina:Administração Orçamentária118 materiais459 seguidores
Pré-visualização1 página
Disciplina(s): NOTA 100
Gestão Orçamentária
Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital
Questão 1/5 - Gestão Orçamentária
A respeito da gestão de estoques podemos perceber que a manutenção dos estoques implica em assumir custos e riscos que, em sua maior parte, variam proporcionalmente ao volume e ao valor dos itens estocados, considere as afirmativas a seguir:

I.          Custos de capital correspondem aos recursos investidos nos materiais e produtos acabados e estocados, nas instalações e também nos equipamentos utilizados na movimentação física e armazenagem.
II.         Riscos de serviços compreendem dispêndios com a mão de obra utilizada na recepção, na armazenagem, nos deslocamentos. Também os custos de registros e seguros.
III.        Risco de estocagem são riscos relativos a furtos, deterioração, obsolescência e queda nos preços de mercado.
É correto o que se afirma em:
	
	A
	Somente a alternativa (I) está correta.

	
	B
	As alternativas (I) e (II) estão corretas.

	
	C
	As alternativas (I) e (III) estão corretas.

	
	D
	As alternativas (II) e (III) estão corretas.

	
	E
	Todas as alternativas estão corretas.

Questão 2/5 - Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital
Segundo Cavagnari (2017),
“Os Índices Financeiros podem ser nossos grandes aliados ao desempenho da empresa. Já diz o ditado, ‘onde há fumaça, há fogo’.
Mas por outro lado não podemos nos esquecer de que, o que pode parecer um incêndio, pode não passar de apenas uma névoa simples e suave.
A questão é, se qualquer índice indicar grande desvios, devemos ter o cuidado de não avaliá-los como respostas definitivas ao problema, ou até mesmo a bons resultados.
Lembre-se também de que um único índice pode não ser o suficiente para concluir um resultado, por mais prévio ou superficial que seja. A combinação de vários índices é sempre um resultado mais preciso do que apenas a conclusão de um. A união faz a força.”
Assim, assinale a alternativa que identifica o índice de atividade que mede o tempo médio de financiamento dos clientes.
	
	A
	Índice de Liquidez Corrente (ILC).

	
	B
	Giro do Estoque (GE)

	
	C
	Prazo Médio de Pagamento (PMP).

	
	D
	Prazo Médio de Recebimento (PMR).

	
	E
	Índice de Liquidez Seca (ILS).

Questão 3/5 - Gestão Orçamentária
Considere o texto abaixo:

Assaf Neto (2012) ressalta que os prazos concedidos aos clientes compõem uma estratégia de vendas da empresa e auxiliam na alavancagem destas vendas. Independente da modalidade de crédito aceita por cada estabelecimento seja para a atividade mercadológica simples ou a indústria com fluxos de recebimentos mais complexos, a questão essencial para a concessão deste adiamento do recebimento se refere ao prazo médio de recebimentos destes recursos.

A empresa Pague Fácil Ltda apresenta a seguinte situação: 
> Recebimento do cliente A: 60 dias.  
> Recebimento do cliente B: 30 dias.
Considerando a mesma proporção de vendas entre os clientes, podemos afirmar que o prazo médio de recebimento da empresa com os clientes é:
	
	A
	15 dias

	
	B
	20 dias

	
	C
	30 dias

	
	D
	45 dias

	
	E
	60 dias

Questão 4/5 - Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital
Uma empresa eficiente financeiramente é uma empresa eficiente no seu capital de giro, principalmente aquelas que se baseiam em estoques, seja de matéria prima, seja de revenda. Uma das variáveis que mais admitem essa eficiência é o Lote Econômico.
Dessa maneira, analise as afirmativas que seguem e assinale a alternativa que se define em termos de Lote Econômico.
Afirmações:

I - O Lote Econômico é considerado o valor mais baixo de aquisição da unidade de cada mercadoria.

II - A embalagem do fornecedor tem relação direta ao Lote Econômico, uma vez que a mesma não pode ser fracionada nesse conjunto.

III - Lote econômico é o consumo médio de determinadas mercadorias adquiridas em conjunto, de seus respectivos fornecedores.

IV - Uma das principais condições que inviabilizam o Lote Econômico é a quantidade de itens que compõem o lote do fornecedor. Pode ser grande demais.
 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.

	
	B
	Afirmativas I, III e IV, apenas.

	
	C
	Afirmativas I e III, apenas.

	
	D
	Afirmativas II e IV apenas.

	
	E
	Afirmativas I e II, apenas.

Questão 5/5 - Gestão Orçamentária
Em relação ao planejamento financeiro e sua política de compras e aquisições, avalie as afirmativas a seguir:

I.               O orçamento de compras é a programação de materiais e outras mercadorias para atender a demanda comercial projetada.
II.              A negociação com fornecedores pode ser uma boa opção para melhorar as condições comerciais e conseguir prazos satisfatórios para a empresa pela lógica de quanto menor o prazo, melhor é para a empresa.
III.            O orçamento de compras considera também os aspectos qualitativos de um fornecimento pois entre outras situações, as condições de entrega e assiduidade podem garantir um fluxo operacional favorável para a empresa
IV.           O orçamento de compra pode recomendar a publicidade da necessidade de um fornecimento e todas as suas condições, salvo os fornecimentos que exijam sigilo, para tornar o processo de compra o mais transparente possível.
É correto o que se afirma em:
	
	A
	Somente a alternativa (I) está correta.

	
	B
	As alternativas (I) e (II) estão corretas.

	
	C
	As alternativas (I) e (III) estão corretas.

	
	D
	As alternativas (I), (III) e (IV) estão corretas.

	
	E
	As alternativas (I), (II) e (IV) estão corretas.

	1E
	2D
	3D
	4D
	5D