Buscar

avaliação 1 perspectivas profissionais

Prévia do material em texto

O orientador tem a função de acompanhar, orientar e mostrar o caminho que o aluno deve seguir, sugerir textos, acompanhar os métodos, técnicas e problemas da pesquisa realizada pelo acadêmico. No entanto, o professor orientador não irá desenvolver o trabalho para o acadêmico, a sua função é orientá-lo. No que tange à figura do orientador e do acadêmico iniciante na carreira acadêmica, naquilo que diz respeito ao papel fundamental do professor, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Professores e acadêmicos sempre trabalham em parceria, através de objetivos muito claros e definidos sem qualquer tipo de discórdia.
	 b)
	Os orientadores somente utilizam a força de trabalho dos alunos pesquisadores para obterem mais resultados em pesquisas que já desenvolvem.
	 c)
	O acadêmico deve buscar um professor que o oriente, principalmente sobre a escolha do tema e na execução do projeto.
	 d)
	As linhas de pesquisa não são importantes para que o acadêmico se defina com relação à atuação do seu professor orientador.
	2.
	No decorrer da história, temos vários pensadores que influenciaram o campo educacional. Como exemplo menciona-se Renê Descartes, filósofo, físico e matemático, considerado importante pensador da história. Foucault também compõem o quadro de filósofos da contemporaneidade. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Pensadores famosos do século XXI, Foucault e René Descartes compartilham de uma mesma linha de pensamento, apoiada nas premissas da neurociência e dos estudos sociais.
	 b)
	Para Foucault, o conjunto de crenças que se conhece hoje são, antes de tudo, efeitos de muitas disputas ao longo da história, daquilo que pudesse ser validado como conhecimento.
	 c)
	Segundo a perspectiva de René Descartes, o conhecimento é construído de maneira pacífica e homogênea, dispensando o uso de procedimentos como análise e verificação.
	 d)
	A história do pensamento filosófico encontra-se dissociada das teorias do conhecimento, tendo como escopo de análise o estudo da história das religiões.
	3.
	As IEs estão regulamentadas pela LDB/96 e são classificadas em universidades, centros universitários, faculdades integradas e isoladas. A legislação regulamenta sobre os aspectos acadêmicos, administrativos e de formação. Sobre as características das possibilidades de forma de organização, das instituições privadas de ensino, analise as sentenças a seguir:
I- As instituições comunitárias possuem como mantenedor os representantes da sociedade.
II- As instituições colaborativas visam qualificar e formar professores para o ensino básico.
III- As instituições filantrópicas são as que ofertam serviços à população, complementando as do Estado.
IV- As instituições confessionais destinam-se à orientação confessional e à ideológica para o ensino.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	4.
	O processo de submissão de artigo científico não é uma tarefa simples, primeiramente é necessário escrever um artigo relevante, que tenha uma metodologia bem definida, selecionar uma revista que o artigo se enquadre e formatar de acordo com o escopo da revista para que esse passe pelo processo de avaliação e possível aprovação. Sobre os aspectos que fazem parte do processo de aprovação de um artigo científico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) São encaminhados para os editores da revista que, posteriormente, encaminham para uma comissão especializada.
(    ) Ao submeter o artigo para uma revista é indicado enviar junto uma carta, explicando os motivos que estimularam a escrita do artigo. 
(    ) Atualmente, pode-se encaminhar um manuscrito através de e-mail ou sistema eletrônico da revista pretendida.
(    ) Normalmente, os revisores do artigo não conhecem os autores, justamente para evitar qualquer juízo de valor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	5.
	Quando a universidade coloca em prática os conhecimentos que são internamentes gerados, ela contribui para o desenvolvimento da sociedade e pode ajudar a conduzir mudanças sociais significativas. O aprendizado gerado dentro das universidades aproxima a comunidade tornando-se um ato social, desenvolvendo a consciência humana e cidadã. Assim, toda a comunidade do entorno se beneficia. Com relação a essa aproximação com a comunidade, analise as sentenças a seguir:
I- São atividades de cunho extensionista.
II- O ensino reflete na aplicação de conhecimento à comunidade.
III- São atividades de iniciação científica.
IV- São atividades de pesquisa.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	6.
	Os pesquisadores contribuem para o desenvolvimento da ciência. No Brasil, dentre as ações destinadas ao fomento da pesquisa, menciona-se o lançamento de alguns editais pelo governo. Caso o pesquisador se enquadre nas características previstas no edital, ele poderá inscrever seu projeto de pesquisa. Com relação às atividades de pesquisa desenvolvidas no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As ações dos professores universitários pouco interferem nos avanços da pesquisa, tendo em vista que eles não possuem condições de participar de editais de incentivo à pesquisa.
	 b)
	As pesquisas podem variar quanto ao seu local de desenvolvimento, de tal forma que elas podem ser realizadas em indústrias, centros de pesquisa ou em universidades.
	 c)
	As atividades de pesquisa precisam ser realizadas em laboratórios especializados e com infraestrutura apropriada, pois esta é uma condição indispensável para que ocorra a pesquisa.
	 d)
	Os pesquisadores publicam os resultados de suas investigações em canais de comunicação genéricos, como blogs, programas de televisão e colunas de jornais.
	7.
	O conhecimento científico pode ser compreendido como um saber sistematizado e ordenado em torno de uma teoria. Além disso, o conhecimento científico é considerado falível, ou seja, não é verdade absoluta ou definitiva, pois é passível de contestação e verificabilidade. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os principais elementos que caracterizam o conhecimento científico são a credibilidade, a confiança, a convicção e a aceitabilidade.
	 b)
	Os conhecimentos científicos são cumulativos e indiscutíveis, tendo em vista que sua estrutura é construída por metodologias quantitativas.
	 c)
	Os saberes tradicionais e a realidade cotidiana podem servir de estímulo para a realização de pesquisas e estudos científicos.
	 d)
	As práticas cotidianas não exercem influência sobre o conhecimento científico, tendo em vista que este privilegia a indústria da inovação.
	8.
	Para Lakatos e Marconi (1991), o método científico cumpre algumas etapas na investigação. A hipótese é a explicação provisória que temos para um problema, a coleta de dados são as informações coletadas em torno do problema, a experimentação está associada à realização de experiências e, por fim, a conclusão que irá comprovar ou não a hipótese. Com relação à metodologia ou material e métodos, estes servem como uma espinha dorsal para os pesquisadores entenderem de que forma podem e devem executar a proposta. Sobre a metodologia, o material e os métodos, analise as sentenças a seguir:
I- A escolha da metodologia precisa ser fixa ao longo da carreira do pesquisador que almeje credibilidade. 
II- Os materiais e os métodos permitem definir os encaminhamento conclusivos do artigo.
III- A metodologia está relacionada diretamente com os objetivosda proposta de pesquisa.
IV- Os métodos permitem ao pesquisador decidir acerca do alcance da pesquisa.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas S.A., 1991.
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	9.
	Através do resgate histórico do ensino superior no Brasil é possível afirmar que a Família Real contribuiu com a implantação do ensino superior no Brasil. Ao estudarem sobre o assunto, Santos e Cerqueira (2009) explicam que Proclamada a República, a Carta Magna permitiu a descentralização do ensino superior e, assim, o aparecimento de novas instituições, tanto as de caráter público (estaduais e municipais) como as da iniciativa privada. Esse novo momento no cenário educacional permitiu, pela primeira vez, a criação de estabelecimentos confessionais no país. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SANTOS, A. P. dos; CERQUEIRA, E. A. de. Ensino Superior: trajetória histórica e políticas recentes. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, 9., 2009, Florianópolis, SC. Anais. Florianópolis, SC: Universidade Federal de Santa Catarina, 2009.
	 a)
	O ensino superior no Brasil surgiu com o interesse de formar mestres aptos para trabalhar na área rural.
	 b)
	A implementação do ensino superior no Brasil é considerada tardia, surgindo apenas no século XIX.
	 c)
	A chegada das atividades acadêmicas e universitárias ao Brasil está atrelada ao período militar.
	 d)
	A Região Centro-Oeste é reconhecida como o berço do ensino superior no Brasil.
	10.
	No Brasil, existem algumas diferenças entre os tipos de IES, em função da sua organização e atividade que realizam. No Brasil, as instituições de ensino superior são classificadas na Lei 9.394/96. Na referida legislação, pode-se observar que as instituições são organizadas por critérios acadêmicos, administrativos e de formação, podendo ser públicas ou privadas. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Conforme a legislação em vigor, as faculdades não podem ser consideradas instituições de Ensino Superior, pois não realizam pesquisa.
	 b)
	Compete aos centros universitários realizarem pesquisas de ponta, resolvendo problemas de natureza humanística e epistemológica.
	 c)
	Nas faculdades, as atividades de pesquisa estão centradas exclusivamente no setor de Iniciação Científica, responsável por promover a inovação no ensino.
	 d)
	As universidades precisam desenvolver pesquisa e extensão, sendo que esta tarefa usualmente está associada aos programas de mestrado e doutorado.

Continue navegando