Língua Brasileira de Sinais EXERCICIO 2
9 pág.

Língua Brasileira de Sinais EXERCICIO 2


DisciplinaLibras15.989 materiais105.496 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Língua Brasileira de Sinais - Libras
Painel
Minhas disciplinas
Língua Brasileira de Sinais - Libras
Exercício de Fixação 2
Exercício de Fixação 2 (E2)
Atividade anterior
Próxima atividade
	Iniciado em
	domingo, 26 Ago 2018, 15:49
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	domingo, 26 Ago 2018, 17:10
	Nota
	9,00 de um máximo de 10,00(90%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O Decreto 5626/2005 em seu capítulo I, Art. 2º aponta um marco na história dos surdos e deficientes auditivos (D.A) no Brasil. Este Decreto define termos politicamente corretos e dá aos sujeitos que não ouvem o direito de se definirem, social e culturalmente. Com base no Decreto, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as Falsas:
( ) O termo SURDO remete a um posicionamento político e de respeito ao sujeito como ser social
( ) Os termos SURDO e DEFICIENTE AUDITIVO, estão corretos e podem ser usados
( ) Tanto o SURDO como o termo DEFICIENTE AUDITIVO apresentam perda auditiva aferida por audiograma (exame)
( ) DEFICIENTES AUDITIVOS são sujeitos que se definem pelo uso da Língua e cultura surda
( ) Surdos tem perda auditiva, interagem com o mundo por meio de experiências visuais e tem a Língua de sinais como principal marcador cultural
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. V-V-V-F-V
No artigo do decreto 5626/05 a encontramos- Os D.As não se definem pelo uso da língua de sinais e cultura surda.
b. F-V-F-F-F
c. F-V-F-V-F
d. F-V-V-F-V
e. F-V-V-V-F
Feedback
A resposta correta é: V-V-V-F-V.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Atualmente, tem sido muito comum as pessoas se depararem com outras conversando de um modo muito diferente do que estão acostumadas a ver. Entre as várias formas de comunicação encontramos a linguagem dos surdos, que atualmente é reconhecida pelo Brasil como língua oficial desta população. Há duas terminologias para designar a língua de sinais utilizada pela comunidade surda brasileira, indique a opção que contém estas terminologias:
Escolha uma:
a. LSB e Sinais Icônicos.
b. Braile e Comunicação Total.
c. LSB e Sinais Arbitrários.
d. Libras e Braile.
e. Libras e LSB.
Libras e LSB.
Feedback
A resposta correta é: Libras e LSB..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com Silva (2010, p. 16) \u201cInfelizmente vários sinais necessários à comunicação com surdos são desconhecidos pela população ouvinte, e o desconhecimento não é só dos vocabulários, mas da própria nomeação desta modalidade linguística.\u201d E o que vem a ser modalidade linguística? É a forma como a língua se manifesta. Existem 3 modalidades das línguas naturais: língua falada, língua escrita e língua sinalizada. Identifique corretamente cada uma dessas modalidades:
Língua falada
Língua escrita
Língua sinalizada
( ) Tem a característica de ser espaço-visual.
( ) É conhecida por possuir uma característica oral e auditiva.
( ) Há mais exigências, em relação às regras da gramática normativa.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. 3, 2, 1
b. 1, 2, 3
c. 1, 3, 2
d. 2, 1, 3
e. 3, 1, 2
De acordo com a autora, no livro da disciplina, ela aborda sobre as 3 modalidades das línguas naturais. Há, basicamente, três modalidades das línguas naturais: língua falada, língua escrita e língua sinalizada. A língua falada é conhecida por possuir uma característica oral e auditiva, enquanto que a sinalizada tem a característica de ser espaço-visual. Isso significa que o espaço (lugar à frente do corpo) é o canal de emissão e a visão é o canal receptor da mensagem. Portanto, a língua de sinais tem modalidade espaço-visual. Porém, vemos que o desconhecimento sobre essa modalidade linguística é tanto, que as pessoas a chamam de \u201clinguagem de sinais\u201d. Há outras que a chamam de \u201cgestos\u201d e há, ainda, quem pense que são \u201cmímicas\u201d.
Feedback
A resposta correta é: 3, 1, 2.
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As línguas de sinais se diferenciam, como qualquer língua, na sua organização semântica e discursiva para atender a aspectos culturais e ideológicos das diferentes comunidades de surdos. Sobre a sigla LIBRAS assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Libras é a sigla da Língua Básica de Sinais , está língua é universal, os sinais são iguais em todos os países.
b. Libras é a sigla da Língua de Sinais , está língua é universal, os sinais são iguais em todos os países.
c. Libras é a sigla da Língua Básica de Sinais, podemos concluir que, se no nome da língua mencionamos que é básica , é porque não existem outras línguas de sinais espalhadas por outros países.
d. Libras é a sigla da Língua de Sinais , está língua não é universal, os sinais são iguais em todos os países da América do Sul.
e. Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais, podemos concluir que, se no nome da língua mencionamos sua nacionalidade, é porque existem outras línguas de sinais espalhadas por outros países.
Muitas pessoas pensavam que a Libras seria universal, que os sinais eram iguais em todos os países. Contudo, essa afirmação não procede, pois se Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais, podemos concluir que, se no nome da língua mencionamos sua nacionalidade, é porque existem outras línguas de sinais espalhadas por outros países. o. Isso significa que as línguas de sinais se diferenciam, como qualquer língua, na sua organização semântica e discursiva para atender a aspectos culturais e ideológicos das diferentes comunidades de surdos.
Feedback
A resposta correta é: Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais, podemos concluir que, se no nome da língua mencionamos sua nacionalidade, é porque existem outras línguas de sinais espalhadas por outros países..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com SILVA (2010, p. 41) \u201cÉ no nível fonológico que se encontram as considerações acerca dos fonemas \u2013 conceituados como unidade mínima do som. Nesse sentido, não caberiam considerações fonológicas para a Libras, já que ela é uma língua espaço-visual que não tem som.\u201d Para o pai da linguística, a forma do significante refere-se a uma imagem acústica convencional, abstraída de realizações fonéticas concretas e infinitamente variáveis; definição que torna o conceito suficientemente abstrato para abranger não apenas representações psíquicas de sons, mas também de gestos (LEITE, 2008). Assim, quando nos referirmos aos fonemas, estamos fazendo menção às unidades mínimas que compõem a língua. Diante disso Stokoe (1960) propôs três componentes da estrutura interna dos sinais, quais são eles?
Escolha uma:
a. Configuração de mão, gestos e aplicativos.
b. Configuração dos dedos, estatística e velocidade.
c. Configuração de mão, localização e movimento.
A autora destaca aspectos fonológicos da Libras as quais tem relevância três componentes da estrutura interna dos sinais: configuração de mão (CM), localização (L) e movimento (M). Isoladamente, esses parâmetros não têm conteúdo significativo (capaz de compor significação), porém, quando os unimos, podemos formar conteúdos irrestritos.
d. Velocidade, localização e oralidade.
e. Libras, oralidade e estatística.
Feedback
A resposta correta é: Configuração de mão, localização e movimento..
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Analise a colocação abaixo:
\u201cAs relações entre sons e significados das línguas faladas e entre gestos (sinais) e significados das línguas de sinais são, em sua maioria, arbitrárias.\u201d
Assinale a alternativa que justifica a afirmação citada:
Escolha uma:
a. A conexão entre forma e significado das palavras e sinais é inexistente.
b. As palavras e sinais não apresentam uma conexão arbitrária entre forma e significado pois dada a forma não é possível prever o significado, e dado o significado não é possível prever a forma.
c. Os símbolos utilizados pelas línguas são arbitrários, porém não há conexão entre forma e significado.
d. As palavras e sinais apresentam uma conexão arbitrária entre forma