Língua Brasileira de Sinais EXERCICIO 3
9 pág.

Língua Brasileira de Sinais EXERCICIO 3


DisciplinaLibras15.693 materiais103.866 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Língua Brasileira de Sinais - Libras
Painel
Minhas disciplinas
Língua Brasileira de Sinais - Libras
Exercício de Fixação 3
Exercício de Fixação 3 (E3)
Atividade anterior
Próxima atividade
	Iniciado em
	domingo, 26 Ago 2018, 17:18
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	domingo, 26 Ago 2018, 17:55
	
	
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com SILVA (2010, p. 41) \u201cÉ no nível fonológico que se encontram as considerações acerca dos fonemas \u2013 conceituados como unidade mínima do som. Nesse sentido, não caberiam considerações fonológicas para a Libras, já que ela é uma língua espaço-visual que não tem som.\u201d Para o pai da linguística, a forma do significante refere-se a uma imagem acústica convencional, abstraída de realizações fonéticas concretas e infinitamente variáveis; definição que torna o conceito suficientemente abstrato para abranger não apenas representações psíquicas de sons, mas também de gestos (LEITE, 2008). Assim, quando nos referirmos aos fonemas, estamos fazendo menção às unidades mínimas que compõem a língua. Diante disso Stokoe (1960) propôs três componentes da estrutura interna dos sinais, quais são eles?
Escolha uma:
a. Configuração dos dedos, estatística e velocidade.
b. Libras, oralidade e estatística.
c. Velocidade, localização e oralidade.
d. Configuração de mão, gestos e aplicativos.
e. Configuração de mão, localização e movimento.
A autora destaca aspectos fonológicos da Libras as quais tem relevância três componentes da estrutura interna dos sinais: configuração de mão (CM), localização (L) e movimento (M). Isoladamente, esses parâmetros não têm conteúdo significativo (capaz de compor significação), porém, quando os unimos, podemos formar conteúdos irrestritos.
Feedback
A resposta correta é: Configuração de mão, localização e movimento..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Para uma língua ser considerada língua, ela deve passar por todos os testes postulados pelos pesquisadores, deve responder positivamente às questões levantadas, e a Libras preenche estes requisitos. Identifique com V para verdadeiro e F para falso as questões:
( ) Onde houver seres humanos, haverá língua(s).
( ) Não há línguas primitivas \u2013 todas as línguas são igualmente complexas e igualmente capazes de expressar qualquer ideia.
( ) Todas as línguas mudam ao longo do tempo.
( ) As relações entre sons e significados das línguas faladas e entre gestos (sinais) e significados das línguas de sinais são, em sua maioria, arbitrárias.
( ) Todas as línguas possuem formas para indicar tempo passado, negação, pergunta, comando, etc. Todas as línguas apresentam categorias gramaticais (ex: substantivo, verbo).
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. V, V, V, V, V
A autora apresenta todos os testes necessários para a comprovação de que a libras é uma língua. Onde houver seres humanos, haverá língua(s). A primeira análise feita para atestar o status linguístico da Libras pautou-se numa simples consideração: a de que onde há seres humanos há língua. É impossível negar que um grupo de surdos constitui-se como um grupo de seres humanos, portanto, isto reitera a existência de uma língua. Não há línguas primitivas \u2013 todas as línguas são igualmente complexas e igualmente capazes de expressar qualquer ideia. O vocabulário de qualquer língua pode ser expandido a fim de incluir novas palavras para expressar novos conceitos. Ao aproximar-se da língua usada pelo grupo de surdos, percebe-se que, apesar de se apresentar numa modalidade diferente das línguas orais, ela não pode ser considerada como uma língua primitiva, pois todas as línguas são igualmente complexas e igualmente capazes de expressar qualquer ideia. Todas as línguas mudam ao longo do tempo. Podemos verificar que não há permanência vocabular e nem estrutural em nenhuma língua, e isto implica dizer que as línguas mudam ao longo do tempo. As relações entre sons e significados das línguas faladas e entre gestos (sinais) e significados das línguas de sinais são, em sua maioria, arbitrárias. As palavras e sinais apresentam uma conexão arbitrária entre forma e significado, visto que, dada a forma é possível prever o significado, e dado o significado é possível prever a forma. Todas as línguas possuem formas para indicar tempo passado, negação, pergunta, comando, etc. Todas as línguas apresentam categorias gramaticais (ex: substantivo, verbo). As línguas não se fixam apenas nos parâmetros fonológicos, pois tanto línguas orais como sinalizadas apresentam categorias gramaticais (substantivo, verbo e outros), bem como universais semânticos tais como a distinção fêmea/macho. No concernente à sintaxe, sabemos que tanto as línguas orais quanto as de sinais podem fazer referência ao passado, presente e futuro, a realidades remotas ou, ainda, a coisas que não existem e que os falantes de todas as línguas são capazes de produzir e compreender em um conjunto infinito de sentenças. Portanto todas as alternativas estão corretas.
b. V, V, V, F, V
c. F, V, V, V, V
d. V, F, V, V, V
e. V, V, F, V, V
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, V, V.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Falar não significa vocalizar, emitir sons, mas expressar a sua língua. Muitas vezes os surdos chegam em estabelecimentos comerciais, órgão públicos e privados e tentam se comunicar com sinais de Libras , mas muitas vezes não são compreendidos , as pessoas não sabem o que isso significa e, na maioria das vezes, tentam falar mais lentamente ou buscam um papel para escrever, na esperança de conseguir estabelecer uma comunicação. O desejável seria que essas pessoas pudessem responder da mesma forma, ou seja, com os sinais da Libras.
Observe a figura abaixo: 
Assinale a alternativa que indica o significado do Sinal de Libras da ilustração:
Escolha uma:
a. Boa noite
b. Tchau
c. Oi
oi.
d. Bom dia
e. Boa tarde
Feedback
A resposta correta é: Oi.
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Todas as línguas humanas utilizam um conjunto finito de sons discretos (ou gestos) que são combinados para formar elementos significativos ou palavras. Todas as gramáticas contêm regras de um tipo semelhante, para formação de palavras e sentenças.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação a todas as línguas:
( )Todas as línguas possuem formas para indicar tempo passado, negação, pergunta ,comando.
( ) A língua de sinais não pode fazer referência ao passado, presente e futuro.
( ) Todas as línguas apresentam categorias gramaticais ( ex: substantivo, verbo).
( ) As línguas orais quanto as de sinais podem fazer referência ao passado, presente e futuro.
Assinale a alternativa que traz a sequência correta :
Escolha uma:
a. V,V,V,V
b. F,V,V,V
c. F,F,V,V
d. V,V,F,V
Todas as línguas possuem formas para indicar tempo passado, negação, pergunta, comando, etc. Todas as línguas apresentam categorias gramaticais (ex: substantivo, verbo). As línguas orais quanto as de sinais podem fazer referência ao passado, presente e futuro .Falsa: A língua de sinais não pode fazer referência ao passado, presente e futuro.
e. V,F,V,V
Feedback
A resposta correta é: V,F,V,V.
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com SILVA (2010, p. 19) \u201c No Brasil há duas terminologias correntes para designar a língua de sinais utilizada pela comunidade surda brasileira: Libras (Língua Brasileira de Sinais) e LSB (Língua de Sinais Brasileira). A primeira foi oficializada pela Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos, e é o termo presente em documentos legais. E a LSB é mais utilizada para qual finalidade?
Escolha uma:
a. A LSB é utilizada para abreviar a palavra Libras.
b. A LSB é a sigla utilizada por pesquisadores que publicam textos internacionais.
No Brasil há duas terminologias correntes para designar a língua de sinais utilizada pela comunidade surda brasileira: Libras (Língua