ABORDAGEM SOCIOPSICOLÓGICAS DA VIOLÊNCIA E DO CRIME AULA 04
1 pág.

ABORDAGEM SOCIOPSICOLÓGICAS DA VIOLÊNCIA E DO CRIME AULA 04

Disciplina:Abordagem Sociopsicologica23 materiais53 seguidores
Pré-visualização1 página
ABORDAGEM SOCIOPSICOLÓGICAS DA VIOLÊNCIA E DO CRIME
AULA 04 - 2º SEMESTRE

1) ____________________ é um processo que visa a estabelecer as regras para convívio em sociedade. A transgressão violenta desse processo pode ser considerada como _____________ em virtude da natureza dessa ação, o que acabaria por incorrer numa _____________ por parte do Estado. Marque a opção que preenche corretamente os espaços em branco:
RESPOSTA: Normatização social, crime e sanção.

2) A ação do Estado no combate à violência praticada pelos cidadãos está diretamente relacionada aos aspectos seguintes, com exceção de:
RESPOSTA: A manutenção de uma cultura onde há raças mais desenvolvidas e aptas ao enfrentamento de dificuldades.

3) Assinale a afirmativa Incorreta
	RESPOSTA: a violência e o crime não existem no campo da transgressão à norma.

4) Segundo dados oficiais do governo brasileiro em 2010, 16.267.197 brasileiros viviam em situação de extrema pobreza. Esse dado impactante tem reflexo direto na sociedade brasileira de maneira muito significativa: escolha dos políticos; vulnerabilidade social; aumento do número de doenças etc. Em relação ao dado acima apresentado, marque a opção correta.
RESPOSTA: Não há relação direta entre aumento ou diminuição nos dados sobre violência e aumento ou diminuição nos dados sobre miséria.

5) A Sociologia é o campo das ciências humanas que estuda o comportamento humano em sociedade. Com relação à sociologia da violência, podemos afirmar que:
RESPOSTA: Este ramo da sociologia conjuga a teoria com os dados de uma sociedade para melhor compreender o fenômeno.

6) Assinale a opção que completa a frase abaixo A _________ construída socialmente é disseminada de tal forma que se torna naturalizada; segui-la seria algo natural a fazer porque é a ordem natural das coisas
RESPOSTA: norma.

7) O valor dado a um aspecto específico de uma sociedade é consagrado numa legislação. Sendo assim, a violência e o crime existiriam no campo:
RESPOSTA: Da transgressão da norma.

8) A temática da violência é bastante complexa pois de um lado temos a violência praticada por indivíduos e do outro temos a própria violência praticada pelo Estado. Sobre esses tipos de violência, podemos afirmar que elas podem ser classificadas como sendo respectivamente:
RESPOSTA: Criminosa e Legitimada.