Buscar

Projeto_de_Extensão_à_Comunidade_2014

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
PEDAGOGIA – PROJETO DE EXTENSÃO À COMUNIDADE
ALINE TOMELIN		 RA:3808625084
ALISONETE B.		 RA:4514839520
ANDREIA SANTOS	 RA:4523854820
ANTONIO C.N. DOS SANTOS RA:3809603559
MARIANE FERNANDA MENDES RA:4586873293		
TUTOR A DISTÂNCIA: NIVALDO COSTA BARBOSA
POLO - JARAGUÁ DO SUL- 
JARAGUÁ DO SUL / SC - 2014 
*
*
INTRODUÇÃO 
		
 A escola é considerada por muitos autores na área, como uma das mais importantes instituições de socialização da criança onde seus comportamentos passam a ser regulados em função de regras coletivas. Este trabalho tem como objetivo elucidar a importância do envolvimento entre escola e comunidade. A cooperação é um dos princípios no estabelecimento das relações sociais. A troca de recursos educacionais e de impressões educativas se mantém e se sustentam quando permanece fortalecida a ajuda mútua. A incorporação desse princípio relacional se torna significativo na medida em que vai se consolidando a integração da escola com a família.
*
*
		
		
RELAÇÃO ENTRE COMUNIDADE E ESCOLA
	
	
	A comunidade em torno da escola não se limita às pessoas que lá estudam e seus familiares, mas estendem-se a todos aqueles que moram no bairro ou nos bairros vizinhos próximos a escola. Temos consciência que, com a globalização, a força da mídia, a vinda de alunos de diversos locais, entre outros, a escola e todos os seus membros podem ser afetados por influências provindas dos mais diversos espaços.
	A escola deve se relacionar com seu entorno, principalmente, pelo reconhecimento das especificidades e dos problemas que nele se apresentam. Além disso, por reconhecerem que o meio social no qual o sujeito vive influencia meu modo ser e estar no mundo. 
	Medione (2010) defende que a realidade deve ser levada em conta e devem ser trabalhadas as noções de sentidos da escola e da relação com o saber, considerando o ambiente específico das crianças e a ação dos diferentes parceiros educativos no bairro. 
*
*
Escola Municipal de Ensino Fundamental
 Maria Murara
	
Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Murara
A escola tem capacidade para atender cerca de 700 alunos, atende os alunos em dois turnos, das 7:30 às 11:30 horas, e das 13:00 às 17:00 horas, conta com 50 funcionários, pertence à rede pública municipal.
*
*
 Teoria e prática 
Podemos concluir que o desenvolvimento de uma consciência
crítica sobre a relação necessária entre teoria e prática, seria o diferencial que conduziria dialeticamente tal relação rumo de uma nova práxis. Portanto, o exercício da docência, enquanto ação transformadora que se renova tanto na teoria quanto na prática, requer necessariamente o desenvolvimento dessa consciência crítica.
E neste sentido podemos dizer que o exercício da ação docente requer preparo. Preparo que não se esgota nos cursos de formação, mas, para o qual há uma contribuição específica enquanto formação teórica (em que a unidade teoria e prática é fundamental) para a práxis transformadora.
*
*
*
*
Projeto: Escola e Comunidade de Mãos Dadas Com a Saúde
Uma proposta enriquecedora, planejada e interdisciplinar que deverá ser trabalhada buscando a integração da Escola e Família, no sentido da conscientização de hábitos saudáveis.
Justificativa: O Projeto "Escola e Comunidade de Mãos Dadas com a Saúde" é uma proposta que possibilita e garante uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida. Ao educar para a saúde e para a higiene, de forma contextualizada e sistemática, toda a equipe contribui de forma decisiva na formação de cidadãos capazes de atuar em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal e da coletividade. 
Público Alvo: 1º ao 9º ano
Metodologia: será baseada numa proposta interdisciplinar fundamentada em pesquisas e conhecimentos empíricos, painéis, reflexões, leituras, construção de livros, plantação de horta, coleta de lixo, palestras, produções textuais e artísticas relacionadas ao tema central. Pretende-se com a culminância do projeto realizar-se uma grande mobilização envolvendo toda a comunidade em várias atividades e com a finalidade de conscientizá-los sobre a questão ambiental. Campanhas educativas utilizando os meios de comunicação como rádio, carro de som, folder, cartazes, a fim de informar e incentivar a população sobre a problemática ambiental serão realizadas durante a execução do projeto.
*
*
Projeto: Festa Junina
Festa popular, comemorada no mês de junho, com danças e comidas típicas.
Justificativa:
O mês de Junho sempre desperta um grande interesse nos alunos em trabalhar o assunto “Festa Junina”. O mês é marcado por grandes comemorações, sendo que o auge da festa acontece no dia 23, noite de São João. São comuns em todas as regiões do Brasil os festejos juninos, mas na região Nordeste esses festejos ganham maior proporção. Essas festas envolvem toda a comunidade nos preparativos, com a ornamentação de ambientes, comidas típicas, músicas folclóricas, etc. No contexto escolar o mesmo acontece e a escola tem um papel importante no resgate e valorização dessas tradições.
Público alvo: Comunidade escolar
Metodologia: Vender convites, ensaiar a quadrilha e danças típicas, enfeitar a escola... 
*
*
Projeto: Feira de Ciências
Feiras e Mostras de Ciências e Tecnologia pretende promover a participação ativa dos alunos no seu processo de formação, introduzindo na prática pedagógica cotidiana da escola a ação de projetos e pesquisas, a solução de desafios oferecidos por problemas práticos vividos pela comunidade atendida pela escola, a valorização da cultura local e da produção cultural dos educandos. Tais empreendimentos são destinados ao desenvolvimento de uma atitude reflexiva, problematizadora e investigativa, do protagonismo, da invenção e da criatividade.
Justificativa: Um projeto é uma atividade intencional na qual a responsabilidade e a autonomia dos alunos são essenciais. Os alunos serem corresponsáveis pelas escolhas ao longo da fase de planejamento e realização de um projeto é uma característica essencial dessa pedagogia.
Público Alvo: Ensino Fundamental e Médio
Metodologia: Os projetos destinados a organizar Feiras e Mostras de Ciências e Tecnologia não sejam ações isoladas e independentes das atividades de ensino realizadas na escola ao longo do ano. Devem ser oportunidades para fomentar aprendizagens múltiplas em temas oriundos das diversas disciplinas curriculares que integram as áreas de ciências naturais, ciências humanas, códigos e linguagens. As mostras e feiras devem se tornar espaços representativos dos reais interesses dos alunos e da busca de soluções para os seus problemas e para os problemas de suas comunidades.
*
*
Projeto Melhorando Meu Bairro
Perfil da Turma: 3º ano
Tema: Conhecer o bairro
Objetivos: Promover o desenvolvimento integral dos estudantes;
Ampliar as oportunidades educativas,  a partir da articulação e fortalecimento das redes locais da comunidade;
Mapear as potencialidades do bairro para articulação com as unidades escolares;
Incentivar a circulação dos estudantes pela cidade e a valorização da escola pública;
Conteúdos: Conhecer aspectos positivos e negativos existentes no bairro.
Estratégias de Intervenção: Pesquisa com os pais sobre a qualidade dos serviços públicos existentes.
Fazer um gráfico coletivo dos respostas coletadas.
Fazer um novo questionamento aos pais sobre ideias e sugestões para melhorias 
Apresentar um relatório juntamente com o gráfico, à prefeitura com o intuito de trazer melhorias para o bairro.
Avaliar o que já melhorou, o que esta melhorando, e o que falta melhorar.
*
*
QUAL A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE PARA A EDUCAÇÃO?
	O trabalho educativo não depende apenas do ambiente escolar, mas sim de todos os fatores que envolvem o aluno.
Muitas são as cobranças em relação ao desempenho dos alunos onde prevalece a ideia em que o aluno vai a escola para aprender, a ler, escrever, calcular, entre outros e que o papel da família é apenas o de garantir que o aluno chegue a esse ambiente escolar.
	Mediante ao crescente numero de fracasso escolar, estudos voltados para a educação apontam a importância que a família tem no desempenho do aluno e que não se restringe apenas em auxilia-lo nas tarefas de casa, mas sim ter uma participação ativa junto as questões escolares. Para o bom desempenho do aluno, se faz necessário que os integrantes familiares se envolvam no processo de aprendizagem, de forma a informar desestruturas familiares, como também procurar ajuda dentro das unidades para lidar com essas situações que influenciam ativamente no aprendizado do educando.
*
*
A FAMÍLIA TEM PAPEL FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO DO ALUNO, SENDO QUE CABE A ESCOLA DISPONIBILIZAR SITUAÇÕES AS QUAIS PROPORCIONEM ESSE TRABALHO DENTRO DA UNIDADE ESCOLAR.
TRAZER A FAMÍLIA DO EDUCANDO PARA UMA PARTICIPAÇÃO EFETIVA PARA COM A ESCOLA É DE SUMA IMPORTÂNCIA, MAS NÃO SOMENTE A ELA, COMO TODA A COMUNIDADE AO QUAL A ESCOLA ESTA INSERIDA.
A COMUNIDADE EM TORNO DA ESCOLA NÃO SE LIMITA ÀS PESSOAS QUE LÁ ESTUDAM E SEUS FAMILIARES, MAS ESTENDEM-SE A TODOS AQUELES QUE MORAM NO BAIRRO OU NOS BAIRROS VIZINHOS PRÓXIMOS A ESCOLA. TEMOS CONSCIÊNCIA QUE, COM A GLOBALIZAÇÃO, A FORÇA DA MÍDIA, A PROVENIÊNCIA DE ALUNOS DE DIVERSOS LOCAIS, ENTRE OUTROS, A ESCOLA E TODOS OS SEUS MEMBROS PODEM SER AFETADOS POR INFLUÊNCIAS PROVINDAS DOS MAIS DIVERSOS ESPAÇOS; NO ENTANTO, HIPOTETIZAMOS QUE O ENTORNO ESCOLAR AINDA POSSUI SEU PODER DE MARCAR FORTEMENTE A ESCOLA E OS ALUNOS DE DIVERSOS MODOS.
*
*
	Estreitar os vínculos da escola com a comunidade não se resume a abrir as portas das quadras nos finais de semana e liberar uma bola para um jogo de futebol ou de basquete. Nem reunir os amigos para pintar a fachada da creche ou consertar as mesas. É preciso mais do que isso para realmente tornar a escola parte integrante da comunidade em que está inserida.
	A comunidade contribui com a escola quando compreende seu território como uma grande sala de aula, na qual a educação acontece a toda hora e em todo lugar, como resultado de um esforço compartilhado por toda a comunidade.
	Entende que a educação não acontece apenas nas instalações e com os profissionais que trabalham na escola, mas como uma prática pedagógica que reconhece e integra as oportunidades educativas do território.
*
*
	O desenvolvimento integral das crianças e jovens não é responsabilidade apenas da escola e da família. Quanto maior o envolvimento da comunidade, maiores são as possibilidades da educação se tornar uma realidade e alcançar seus objetivos. Para tanto, é preciso que todo o entorno da escola se torne efetivamente um território educador, permitindo que os alunos aprendam a toda hora, em diferentes lugares e com as mais variadas pessoas, cada qual contribuindo com uma parcela da sua formação, afinal, a comunidade em si é o melhor educador no que se refere a cidadania.
	Sendo assim se faz necessário que escola e comunidade caminhem em conjunto.
*
*
CONSIDERAÇÕES FINAIS
É importante que haja um bom relacionamento entre professores, pais e alunos, e que a escola seja voltada para a vida em sociedade. Uma escola onde os alunos respeitem e valorizem todos os segmentos da unidade escolar.
A escola necessita abrir espaços para que a comunidade local conheça
mais de perto as dificuldades pelas quais passa a comunidade escolar. Uma ótima oportunidade dessa integração é a participação da comunidade escolar e local, na construção do Projeto Político-Pedagógico da escola, onde todos os segmentos deverão ter vez e voz.
*
*
REFERÊNCIAS
	
Currículo um grande desafio para o professor. Disponível em: https://docs.google.com/file/d/0BxsZlUsgYjB6MG1fZENlVHJaSlE/edit?pli=1
Acesso em: 17 out. 2014.
Currículo, formação inicial do professor e saber docente. Disponível em: http://intranet.ufsj.edu.br/rep_sysweb/File/vertentes/Vertentes_29/maria_do_carmo.pdf 
Acesso em: 17 out. 2014.
Formação docente: da teoria à prática, em uma abordagem sócio-histórica. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/viewFile/3122/2060
Acesso em: 20 out. 2014.
 ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE ESCOLA, COMUNIDADE E EDUCAÇÃO MORAL. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1322/378
Acesso em: 20 out. 2014.
Imagem slide 7. Disponível em: http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais15/Sem11/silvacoelho.htm Acesso em: 20 out. 2014.
*
*
DAS CONCEPÇÕES DOCENTES À PRÁTICA PEDAGÓGICA. Disponível em: http://helenavetorazo.blogspot.com.br/2011/03/video-aula-9-das-concepcoes-docentes.html
Acesso em: 20 out. 2014.
Imagem slide 7. Disponível em: http://congressosm.com.br/2013/portfolio_item/12-simposio-de-luta/#prettyPhoto
Acesso em: 20 out. 2014.
PROJETO PEDAGÓGICO - FESTAS JUNINAS. Disponível em: http://mariajprn.blogspot.com.br/2011/06/projeto-pedagogico-festas-juninas.html
Acesso em: 22 out. 2014
Projeto escola e comunidade de mãos dadas com a saúde. Disponível em: http://pt.slideshare.net/rogeriodias77/projeto-escola-e-comunidade-de-mo-dadas-com-a-sade Acesso em: 22 out. 2014.
Projetos de trabalhos práticos em feiras e mostras de ciências e tecnologia https://www.ufmg.br/proex/cpinfo/educacao/docs/11a.pdf Acesso em: 22 out. 2014
Imagem no slide 5. Disponível em: http://www.fotosdanet.com/escola/ Acesso em:20 out. 2014.
MENEZES, Luiz Carlos de. Escola e família como parceiras. Revista Nova Escola.
Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/escola-familiacomo-parceiras-423328.shtml >. Acesso em: 24 out. 2014.
 RIOS, Terezinha Azerêdo. Identidade da escola. Revista Nova Escola. Disponível em:
<http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/identidade-escola-autonomiaetica-valores-gestao-participativa-democratica-trabalho-equipe-escolar-515765.shtml>.Acesso em: 24 out. 2014.
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais