Buscar

EXERCÍCIO ANATOMIA E FISIOLOGIA VEGETAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quais as três partes que constituem a sementes?
As três partes que constituem a semente são:
O Embrião que tem 3 estágios de desenvolvimento e são eles estágio globular, estágio coração e estágio torpedo.
O Endosperma que as vezes está ausente.
A Casca ou Tegumento
Quais são os três meristemas primários das plantas e que tecidos eles originam?
Os meristemas primários são formados a partir da embriogênese, ou seja, descendem diretamente das primeiras células embrionárias, presentes nas sementes. O meristema primário divide-se em três partes: 
A Protoderme, que é a camada de células que reveste externamente o embrião e que da origem a epiderme que é o primeiro tecido da planta.
O Meristema fundamental, que é o tecido logo abaixo da protoderme e que forma o cilindro central da planta.
O Procâmbio que origina os tecidos de condução, onde surge o xilema e o floema. O xilema nas plantas vasculares tem a função de transportar seiva bruta nos vasos presentes nestas plantas vasculares. O floema fica responsável pelo transporte de seiva elaborada (glicose), que fornece alimento para as células. 
Através de que seqüência de estágio de desenvolvimento os embriões de eucodiledoneas se desenvolvem?
Após a fecundação, ocorre a formação do zigoto. Este é constituído de uma célula diplóide que se divide logo em seguida dando origem a duas células-filhas. A célula basal vai se diferenciar em uma estrutura chamada suspensor. A célula apical se diferencia e dá origem ao pró-embrião. O pró-embrião segue seu desenvolvimento dentro do ovário e sua nutrição é feita através do suspensor que está ligado aos tecidos da planta-mãe. Além disso, o suspensor possui a função de transferir hormônios da planta-mãe para o embrião em desenvolvimento. Porém, isso ocorre apenas nas angiospermas; nas gimnospermas e pteridófitas, o suspensor é metabolicamente inativo. O embrião, inicialmente, possui a forma globular. Neste estágio seus tecidos ainda estão indiferenciados. O próximo estágio, nas eudicotiledôneas, é o cordiforme. Pela presença dos dois cotilédones, o embrião assume a forma de um coração. Nas monocotiledôneas, o embrião toma um aspecto cilíndrico, pois só apresenta um cotilédone. No segundo estágio já é possível distinguir alguns tecidos como a protoderme e o meristema fundamental. Após este período, o embrião sofre um grande alongamento no sentido longitudinal e por isso sua forma é denominada de torpedo. Já é possível diferenciar cada um dos meristemas primários: protoderme, procâmbio e meristema fundamental.
Como a geminação do embrião das monocotiledôneas se difere do de eucotiledoneas?
Nas sementes de monocotiledôneas o embrião apresenta um único cotilédone. Essa estrutura nada mais é do que uma folha modificada que possui a função de acumular nutrientes para o embrião, garantindo, assim, a germinação da semente. As substâncias que nutrem o embrião ficam armazenadas numa região denominada endosperma O cotilédone transfere nutrientes para as células embrionárias emdesenvolvimento nas Monocotiledôneas tanto a radícula quanto a plúmula são envolvidas por estruturas protetoras, semelhantes a bainhas,
Já nas sementes eudicotiledôneas como o feijão, existem dois cotilédones - o que justifica o nome do grupo, dicotiledôneas. O endosperma geralmente não se desenvolve nas sementes de dicotiledôneas; os dois cotilédones, então armazenam as substâncias necessárias para o desenvolvimento do embrião.
Quais são as principais partes do embrião maduro de eudicotiledoneas ou monocotiledoneas?
 
 O embrião maduro é constituído de um eixo que contém um (monocotiledoneas) ou dois cotilédones (eucotiledoneas). 
Em alguns embriões, existe a presença do epicótilo (eixo acima dos cotilédones) que vai se desenvolver e dar origem as plúmulas (primeiras folhas com função fotossintética). 
Os cotilédones são folhas modificadas.
O eixo abaixo dos cotilédones é chamado eixo hipocótilo-radicular, e na formação da radícula, é possível distinguir o hipocótilo e a radícula. 
As monocotiledôneas têm uma bainha chamada coleóptilo que reveste a plúmula e uma bainha chamada coleorriza revestindo a radícula. O cotilédone (escutelo) não tem função de armazenar os nutrientes do endosperma (como ocorre nas eudicotiledôneas) e funciona como uma ponte levando as reservas nutricionais do endosperma para o embrião. O endosperma ocupa grande porção dentro da semente em comparação com as eudicotiledôneas.
Nas eudicotiledôneas as bainhas estão ausentes e o embrião absorve as reservas do endosperma que se acumulam nos cotilédones

Continue navegando